Os leitores que buscam uma HQ mais intimista e cheia de mistérios, vão adorar a HQ Tom´s Bar de Berardi e Milazzo. A trama, que conta a história de um respeitado e misterioso dono de Bar, possui passagens emocionantes e um desfecho que deixa o leitor com um nó na garganta.

A publicação da editora Opera Graphica reúne os 4 contos que narram as histórias do personagem Thomas Steele. A edição possui 50 páginas em preto e branco e foi lançada no Brasil em 2002.

.

Tom´s Bar de Berardi e MilazzoThomas Steele sai do bar no conto “Natal Branco”. O melhor da HQ Tom´s Bar de Berardi e Milazzo

.

As tramas da HQ Tom´s Bar de Berardi e Milazzo

.

Thomas Steele, o personagem principal da HQ de Berardi e Milazzo (a dupla responsável por Ken Parker e Noturno), é um homem misterioso e mais velho que comanda um pequeno bar que leva seu nome. Os contos deixam claro (e só revelam o motivo na última trama) que Thomas é respeitado entre os bandidos e gangsters da cidade.

Diversos indícios nas histórias nos levam a crer que ele era um figurão que teve que se aposentar por conta de problemas. Essa expectativa que vai sendo criada só melhora quando entendemos quem o personagem era e o motivo de ele ter terminado em um pequeno e insignificante bar…

.

Tom´s Bar de Berardi e Milazzo (2002) - O Ultimato 1

.

Vale salientar que a construção da personalidade de Thomas é muito interessante e complexa – o grande chamariz da HQ. Nada do estereótipo de “personagem infalível que fez tudo certo na vida e foi injustiçado”. Thomas Steele tem sim um ar de sábio, mas fica claro que é o tipo de conhecimento que foi adquirido nas ruas e por conta de muitos erros.

.

Tom´s Bar de Berardi e MilazzoOs cenários ficam belos e ainda mais reflexivos na sensacional arte de Ivo Milazzo

.

As tramas da HQ Tom´s Bar variam de temática. Temos extorsão, fuga, debates sobre o futuro e a última trama que é sobre o passado de Thomas Steele. Não espere ação, perseguição e assasinato. As histórias desse universo criado por Berardi e Milazzo (confira aqui nossa entrevista com Ivo Milazzo) são intimistas e o foco acaba sendo muito mais o comportamento do protagonista do que a ação das situações em si. A primeira trama estabelece o mistério/perigo ao redor do personagem enquanto a última história conta seu passado e justifica seu jeito misterioso de ser.

O clima noir das tramas, que se passam nos anos 40, ajudam a fazer o leitor adentrar na reflexividade que Thomas tem. Esse clima aliado à arte de Milazzo é simplesmente irresistível e é uma tarefa difícil parar a leitura antes de compreender os mistérios que formaram o magnético dono de bar. A leitura é fluída e rápida!

.

Tom´s Bar de Berardi e MilazzoArte de Ivo Milazzo representando Thomas Steele, o protagonista da HQ  Tom´s Bar

.

Os que buscam uma leitura reflexiva e adoram um clima noir recheado de mistérios, tem na HQ  Tom´s Bar de Berardi e Milazzo uma leitura certeira! A HQ é envolvente e te prende desde o momento que estabelece que o “senhorzinho” dono de um pequeno bar é muito mais do que aparenta. A avidez em saber a origem do personagem pode nos fazer não absorver da forma como deveríamos as narrativas que antecedem a revelação (principalmente o 3º conto).

Para os mais ansiosos, como é o caso desse que vos fala, fica a dica: releiam a HQ com tranquilidade. Isso vai ajudar a entender todas as nuances que a famosa dupla colocou nas falas de Tom e vai dar ainda mais sentido a tudo que acontece nas histórias. Uma leitura marcante que atinge em cheio os que se aventuram nesse universo!

Quer conhecer mais HQs fora do comum? Fique ligado no Ultimato do Bacon!

.

.

Tom´s Bar de Berardi e Milazzo (2002) - O Ultimato 2

Avaliação: Excelente!

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Tom´s Bar de Berardi e Milazzo Tom´s Bar de Berardi e Milazzo Tom´s Bar de Berardi e Milazzo Tom´s Bar de Berardi e Milazzo Tom´s Bar de Berardi e Milazzo Tom´s Bar de Berardi e Milazzo Tom´s Bar de Berardi e Milazzo Tom´s Bar de Berardi e Milazzo 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: