Ultimato do Bacon

Conheça O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher

Em 5 de Dez de 2022 4 minutos de leitura
Conheça O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher (1)

Em 1965 um dos personagens de guerra mais inusitados das HQs americanas nascia! O barão Von Hammer é um piloto de avião que é simplesmente implacável nos perigosos céus da 1ª Guerra Mundial! O que torna essa história magnética é o fato de vermos um combatente que é tão bom no que faz que acaba sendo um solitário até mesmo entre os seus colegas de esquadrão. O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher é uma corajosa HQ que retrata os feitos de um piloto alemão contra os aliados em plena guerra. O personagem é honrado e possui um código próprio de vida e comportamento nos céus!

A edição brasileira de 2005 da editora Opera Graphica é a última (e mais caprichada!) publicação que saiu no país trazendo o trabalho de Robert Kanigher e Joe Kubert no personagem. A revista compila 11 tramas do personagem em pouco mais de 200 páginas de quadrinhos em preto e branco. A obra traz também uma ótima matéria contando mais sobre a criação do herói de guerra e de como Kubert e Kanigher estudaram bastante sobre os combates nos céus da 1ª Guerra Mundial.

Dica para o leitor: Se você é fã de histórias de guerra e de Joe Kubert, não deixe de conferir nossos reviews sobre Sargento Rock A Profecia e Dong Xoai, Vietnã 1965!

Conheça O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher (3)

As páginas de combate impressionam na HQ O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher

As tramas da HQ O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher

As aventuras do barão Von Hammer começaram a ser publicadas na icônica HQ Our Army at War #151 da DC Comics. A primeira aventura do Ás Inimigo estabelecia o personagem como sendo um solitário e exímio aviador que lutava em prol da Alemanha durante a 1ª Guerra Mundial.

Atormentado pelo próprio sucesso, o herói só se sente bem na companhia de um grande lobo negro que ele encontra recorrentemente na floresta. Von Hammer considera que o animal é o único que sabe como ele se sente por também ser um grande predador.

Apesar da primeira e icônica aparição ter estabelecido a base do personagem, a realidade é que seu passado só foi totalmente revelado na HQ Star Spangled War Stories #138 de 1968.

A história mostra as raízes da família Von Hammer e conta que o personagem foi treinado desde criança pelo pai para ser um exímio combatente em diversas modalidades diferentes. Os eventuais confrontos corpo a corpo que se apresentam nas histórias do Ás Inimigo sempre mostram esse lado do personagem.

Conheça O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher (2)

O protagonista da HQ O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher sempre apresenta reflexões filosóficas profundas e que atingem o leitor!

Ao contrário das outras histórias de guerra da época, O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher parece apresentar uma maturidade e uma profundidade que a tornam diferente das demais.

Enquanto as aventuras dos outros heróis de combate costumam dar espaço, em sua grande maioria, para a ação desenfreada (que acabava sendo pouco realista e muito romanceada) dos embates, as histórias de Kubert e Kanigher dividiam as ações dos céus com os tormentos sofridos pelo solitário protagonista que sabia admirar seus inimigos caídos (muitas vezes prestando continência).

O herói parecia entender que a guerra o estava afastando da sua própria humanidade.

O barão Von Hammer teve diversos inimigos memoráveis durante suas aventuras mas o mais marcante, ao menos para mim, foi o Capuz Negro!

O personagem era tão bom no comando de um avião quanto o protagonista e vivia pelas mesmas regras de honra e valores que o herói – sua história de vida também foi contada e a riqueza de detalhes faz com que acabemos torcendo por ele em alguns breves momentos.

A sensação é de que os dois seriam grandes amigos se não estivessem em lados opostos da guerra. Eles chegam a salvar a vida um do outro antes que o fim de um deles se apresente. As tramas onde os dois aparecem acabam envolvendo temas como família, valor e dever.

Conheça O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher (4)

Capuz Negro enfrenta o barão Von Hammer na HQ O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher

Por mais que as tramas e sua profundidade mereçam destaque, é importante dizer que a ação mostrada pelo traço de Kubert também impressiona muito!

O autor conta que estudou muito os modelos de avião da 1ª Guerra e suas principais manobras de combate para fazer com que os enfrentamentos fossem o mais real possível. Em uma ou outra situação vemos os autores apresentarem soluções mais simples para os combates, mas essa é a exceção e não a regra. O que não era muito comum no período de publicação dessas histórias!

O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher é uma HQ diferenciada. A construção do barão Von Hammer é simplesmente impressionante e os antagonistas acabam ganhando tanto espaço quanto o barão em muitas situações.

Nada de “preto e branco” aqui – o fato de o personagem ser um alemão faz com que as tramas sejam carregadas de nuances e em muitos momentos não é questão de certo e errado. A ação que se passa nos céus fica estupenda no lápis de Kubert e é muito bacana constatar que as narrativas e situações propostas envelheceram muito bem – a fuga do maniqueísmo que é proposta em toda a HQ faz muita diferença e tira a obra do lugar comum. 

É o tipo de leitura que vai agradar em cheio os fãs do gênero!

Quer ler outra HQ de guerra que fez história? Conheça Blazing Combat, Combate Inglório de Archie Goodwin!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Superman, Batman e Mulher-Maravilha em Capa da revista Heróis em Crise da DC Comics

Importante herói da DC irá em busca de redenção

12 de Jun de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade