Ultimato do Bacon

Conheça A Tropa Alfa de John Byrne

Em 28 de Ago de 2020 5 minutos de leitura
Tropa Alfa de John Byrne

Conheça a Tropa Alfa de John Byrne, uma equipe que saiu de coadjuvante a grandes estrelas da Marvel!

 

A Tropa Alfa de John Byrne traz até nós os heróis favoritos do… Canadá! John Byrne é autor reconhecido por seus grandes trabalhos nos X-Men, Hulk, Superman e outros.

Em 1979 ele finalmente dá o pontapé para criar sua própria super equipe – que nasce com a missão de ser apenas mais um “plano de fundo” da vida de Wolverine do que uma equipe efetivamente famosa. De 78 até 83 a equipe fez diversas aparições no Universo Marvel e foi, pouco a pouco, conquistando os leitores. E em 1983 a equipe canadense ganha, finalmente, seu próprio título!

Apesar de famosa e querida pelos fãs, a Tropa Alfa de John Byrne sempre foi negligenciada no Brasil – seja pela editora Abril ou pela Panini Comics e achar HQs da equipe é um desafio.

Byrne ficou no comando do título da equipe que criou durante 28 números – que foram publicados quase na íntegra no Brasil – se quiser saber onde encontrá-los confira nosso Guia de Leitura da Tropa Alfa de John Byrne.

Tropa Alfa de John Byrne

Sasquatch é um dos grandes nomes da Tropa Alfa de John Byrne

.

O que torna a Tropa Alfa de John Byrne tão especial?

.
A Tropa Alfa de John Byrne surge de maneira pouco especial e parecia que seria apenas mais uma daquelas “equipes genéricas” que aparecem para enfrentar os heróis – no caso da primeira história, os heróis eram os X-Men.

Víndix, que depois seria conhecido como Guardião, é enviado aos EUA para trazer Wolverine sob custódia. As coisas obviamente não saem como o planejado e em pouco tempo os X-Men levam a luta para o Canadá e tudo fica “resolvido” por um tempo.

O que chama a atenção logo nas primeiras aparições da Tropa Alfa de John Byrne é o carisma e personalidade que fazem com que eles sejam mais do que versões genéricos dos mutantes ou mesmo do Capitão América – no caso do Guardião que é chamado algumas vezes nas HQs de Capitão Canadá de forma pejorativa.

O Guardião, líder da Tropa Alfa, é um personagem essencialmente bom e quando a HQ do grupo é lançada (e a origem deles é exposta) fica claro que a equipe veio para ficar. Guardião, Sasquatch, Aurora, Estrela Polar, Pássaro da Neve, Shaman e Pigmeu são os membros mais reconhecidos da equipe e são eles os grandes protagonistas da fase de Byrne – que, assim como faz nos X-Men, não tem medo de matar personagens e introduzir novos membros (o que dá uma excelente dinâmica para a equipe).

Tropa Alfa de John Byrne

Guardião e seus companheiros de equipe em ação nas páginas da Tropa Alfa de John Byrne

.
Misticismo, tecnologia e genes mutantes tem vez na equipe que é incrivelmente eclética em termos de poderes e origens. Temos o Shaman (que é ligado aos poderes místicos de seu povo) ao lado do Guardião (que é um produto da tecnologia) ao lado dos irmãos problemáticos e mutantes Aurora (que tem dupla personalidade) e Estrela Polar – se isso não é uma bela “misturada” eu não sei o que é!

E isso sem mencionar Pássaro da Neve (uma semi Deusa) e Pigmeu (um simpático e valentão personagem que sofre de nanismo). Cada personalidade faz com que as interações na Tropa Alfa sejam únicas – e é difícil saber para onde as histórias vão nos levar, afinal o inimigo pode ser mágico, mutante, tecnológico ou apenas uma quadrilha que rouba remédios. Poucas séries surpreendem tanto quando a Tropa Alfa de John Byrne.

No meio de toda essa “confusão” (no bom sentido) podemos destacar três tramas que representam muito bem o estilo de Byrne com a sua criação onde a maior parte das histórias não é sobre a equipe em si mas sobre a Tropa Alfa tentando ajudar um de seus integrantes. Os três arcos que se destacam são:

.

  • A história de Marrina: A personagem foi durante pouco tempo uma integrante da Tropa Alfa e o descobrimento de seu passado (ela é uma alienígena) desencadeia uma batalha no ártico onde temos a aprticipação de Namor – que se apaixona pela personagem que tem poderes ligados a água – e Sue Storm.

Marrina luta durante todo o tempo com sua origem violenta e extraterrestre para fazer a coisa certa! Um ótimo arco que ainda introduz um ótimo vilão e tem uma das cenas mais marcantes da Tropa Alfa de John Byrne onde Marrina praticamente eviscera o Pigmeu (seu parceiro de equipe) em um sessão de treinamento;

Tropa Alfa de John Byrne

Marrina é dominada pela sua origem extraterrestre e ataca o Pigmeu na Tropa Alfa de John Byrne

.

  • A história de Pássaro da Neve: Toda a história da personagem Pássaro da Neve é extremamente interessante e se une a história do Shaman. O arco da personagem permeia todas as edições da Tropa Alfa e vemos os heróis em batalhas com seres mágicos – como a Tundra (logo na edição #1).

O desenvolvimento dos monstros mágicos que querem acabar com o mundo é mais interessante do que eu achei que seria e a justificativa para a existência da personagem é bem interessante – e ainda temos a oportunidade de ver que mais um membro da equipe estava envolvido nessa trama (e de maneira beeeeem negativa).

Tropa Alfa de John Byrne

Guardião enfrenta Tundra – um dos monstros que Pássaro da Neve está destinada a combater na Tropa Alfa de John Byrne

.

  • O destino do Guardião: Poucas vezes eu vi nas HQs um personagem morrer de forma tão inesperada quanto o Guardião. Byrne nos brinda com uma história que mostra que fazer a coisa certa pode gerar inimigos poderosos que retornam quando menos esperamos.

A trama mostra um antigo chefe do Guardião retornando para se vingar porque anos atrás o personagem não vendeu para o exército a tecnologia que desenvolveu (e que é base para o poderoso traje do super-herói) e isso acaba arruinando a carreira do homem – Jerry Jaxon. O arco é um dos poucos que mostra a Tropa Alfa toda unida atuando como equipe e é marcante!

Uma outra marca da Tropa Alfa de John Byrne é justamente o fato de que não vemos a equipe atuando completa e unida frequentemente. Byrne prefere usar a HQ para dar mais profundidade e construção para cada um dos heróis de forma que cada um deles é o protagonista de um arco ou edição – na minha opinião uma ótima e acertada ideia que ajuda os leitores a se conectarem mais com esses personagens.

Aurora e Estrela Polar, os gêmeos mutantes separados ainda criança, se beneficiam muito dessa estratégia do autor e temos um arco inteiro dedicado ao relacionamento problemático deles e a dupla personalidade de Aurora. De uma forma ou de outra, grandiosos ou não, as história da Tropa Alfa de John Byrne normalmente tem algo a dizer ou acrescentar aos personagens.

Tropa Alfa de John Byrne

Os irmãos Aurora e Estrela Polar atuam juntos nos arcos da Tropa Alfa de John Byrne

.
Personagens novos, cenários surpreendentes e bons vilões são constantes nas tramas da Tropa Alfa. As histórias engrandecem os personagens mas ao mesmo tempo mostram suas falhas – sejam elas individuais ou como equipe. A vida pessoal dos integrantes da equipe canadense da Marvel também tem vez e vemos Heather (a esposa do Guardião) e Elizabeth Twoyoungmen (filha do Shaman) serem super importante nas tramas – as relações pessoais importam muito na HQ!

A Tropa Alfa de John Byrne é tão especial porque não tem medo de mudar. Em nenhum momento temos a sensação de estagnação na leitura e vemos personagens que são genuinamente diferentes e interessantes.

A dinâmica da Tropa é uma atração à parte com acontecimentos como a briga entre os irmãos Estrela Polar e Aurora e as provocações entre o Pigmeu e Sasquatch.  Se você é fã de uma boa história de equipe, não pode deixar de conhecer a Tropa Alfa de John Byrne que é um dos trabalhos do inglês naturalizado canadense que envelheceu melhor!

Quer conhecer outros trabalhos de Byrne?

Confira nossas matérias sobre o Superman, Quarteto Fantástico e sobre a série Batman e Superman: Gerações do autor!

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Superman, Batman e Mulher-Maravilha em Capa da revista Heróis em Crise da DC Comics

Importante herói da DC irá em busca de redenção

12 de Jun de 2019

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade