Ultimato do Bacon

Como Uma Luva de Veludo Moldada em Ferro de Daniel Clowes (1993) – O Ultimato

Em 5 de Out de 2022 4 minutos de leitura
UB Como Uma Luva de Veludo Moldada em Ferro 1 PRINCIPAL

Snuff films, mutações, culto de serial killer e investigação. Conheça a HQ mais maluca de Daniel Clowes: Como Uma Luva de Veludo Moldada em Ferro

Como Uma Luva de Veludo Moldada em Ferro (1993) é provavelmente o quadrinho mais maluco de Daniel Clowes. Entre 1989 e 1993, saiu pela primeira vez, nos volumes de #1 a #10 da revista independente Eightball. Mesma publicação em que, na edição #11, começou a ser publicado Ghost World (1993-1997).

Cada parte foi organizada como um capítulo da edição completa lançada em 1993 pela Fantagraphics Books, em formato de novela gráfica. O quadrinho saiu no Brasil em 2002 pela editora Conrad, com 148 páginas, P&B. Mais recentemente, em 2018, a Nemo fez a reedição, material fácil de encontrar hoje em dia.

Qual a trama Como Uma Luva de Veludo Moldada em Ferro?

Clay Loudermilk entra em um cinema pornográfico parecendo meio deslocado daquele ambiente. O segundo filme apresentado é “Como Uma Luva de Veludo Moldada em Ferro”, que o surpreende pela falta de nudez e por um detalhe aterrador.

Era um longa sadomasoquista cheio de personagens esquisitos e onde sua ex-mulher, Barbara Allen, aparecia como dominatrix. A então esposa sumiu sem grandes explicações, deixando uma lacuna.

UB Como Uma Luva de Veludo Moldada em Ferro 2Clay vê a ex em um filme sadomasoquista e consulta um adivinho no banheiro para saber seu paradeiro

Ao questionar sobre a produção para a funcionária do cinema, Clay recebe a dica de um transeunte: “…tenta no banheiro masculino, parceiro!” A fila termina na cabine sanitária em que Loudermilk encontra um adivinho. O homem é objetivo.

Dá o nome do grupo que fez o longa, “Produções Interessantes”, e diz que o escritório deles fica em Gooseneck Hollow, no condado de Blackjack.

O quadrinho ficou nonsense? Aviso, piora. A saga de Clay para encontrar Barbara tem início. E no caminho estarão diversos personagens bizarros com importantes participações no enredo, incluindo dois policiais sádicos que o espancam e um grupo religioso com características ripongas à la Família Manson responsável por tentar envolver Clay em um atentado contra a presidência .

Pouco depois, é a vez de o protagonista conhecer uma garçonete mutante que parece um peixe-humano e se apaixona por ele, além da mãe ninfomaníaca dela. É na casa de ambas que Loudermilk aluga um quarto para dormir.

A investigação do paradeiro de Barbara se cruza com uma teoria da conspiração em torno de Mr. Jones, um personagem visto inúmeras vezes em bonecos, logotipos e até em fotos nazistas da 2ª Grande Guerra. Quem o ajuda sobre o tema é um aficionado, Billings, dono de uma cadela sem orifícios exatamente isso! que terá papel crucial na HQ.

UB Como Uma Luva de Veludo Moldada em Ferro 3

A dupla de policiais sádicos que abordam Clay inicia a onda de violência na HQ

Todo esse envolvimento de Clay com intrigas misteriosas Mr. Jones, seita religiosa e produtora secreta de filmes acaba gerando inimigos, muita violência e algumas reviravoltas.

Vale a pena ler?

Antes de tudo, é necessário posicionar essa HQ no catálogo de Daniel Clowes. Personagem obsessivo e clima de investigação estão presentes, o que se repetiria em outras obras (David Boring e Paciência).

Comparativamente ao clássico Ghost World, estamos no oposto. Saímos da aproximação crua com a realidade e fomos para o nonsense, teorias da conspiração e lendas urbanas. O que se repete em todas é a atenção especial ao psiquismo humano, mesmo que sem tanto aprofundamento aqui.

Como Uma Luva de Veludo Moldada em Ferro tem um quê de A Família Addams e de surrealismo. No trato com as deformações físicas, faz lembrar o filme espanhol Peles (2017), de Eduardo Casanova, e o quadrinho Black Hole (1995), de Charles Burns. Portanto, espere imagens chocantes.

UB Como Uma Luva de Veludo Moldada em Ferro 4

Tina, a gentil e maltratada garçonete mutante, se entrega de corpo e alma para o protagonista

É um quadrinho para prestar atenção nas minúcias, inclusive para entender a história, tendo em vista que não fica se autoexplicando em excesso. Uma dica é que os quadros que retratam lembranças e sonhos têm linhas levemente não uniformes, diferentes dos demais, em traço firme e reto.

Ótima sugestão para quem gosta de perseguir referências e easter eggs. “Barbara Allen” é uma música folclórica anglo-saxã cuja história tem paralelos na personagem homônima.

Os filmes Feriado no Harém (1965) e Faster, Pussycat! Kill! Kill! (1965) são homenageados. Mesmo um assalto ao famigerado âncora americano Dan Rather em 1986, posteriormente também citado pela banda R.E.M. na música “What’s the Frequency, Kenneth?“, está referenciado. E por aí vai.

Os snuff films, segundo a lenda urbana, longas onde as cenas de morte e assassinatos acontecem de verdade, são utilizados de forma estrutural na obra. A cultura pop norte-americana parece destroçada e cômica nas mãos de Clowes. E facilmente percebemos a ironia com os padrões daquela região, bem como seus opostos.

Como Uma Luva de Veludo Moldada em Ferro é um quadrinho para quem preza por estranhezas, toques de terror, investigação e humor ácido refinado. A arte de Clowes já tinha estilo autoral. O roteiro é relativamente simples, mas as diversas camadas e detalhes dão complexidade. O impacto da leitura fica após a conclusão.

Gostou do texto? Conheça outras HQs de Daniel Clowes por David Horeglad (HQ Ano 1):

Paciência (2016) – O Ultimato

David Boring (2000) – O Ultimato

Ghost World (1997) – O Ultimato

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Como Uma Luva de Veludo Moldada em Ferro de Daniel Clowes clicando na capa abaixo! .

UB Como Uma Luva de Veludo Moldada em Ferro 5 CAPA


Créditos:
Texto:  David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry (1)

Shazam de Tim Sheridan e Clayton Henry – O Ultimato

2 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade