Ultimato do Bacon

Chacal Pacto Rompido de Antonino Balieiro – O Ultimato

Em 28 de Out de 2022 3 minutos de leitura
Chacal Pacto Rompido de Antonino Balieiro - O Ultimato (3)

Criado em 1981 por Ota Assunção e com visual definido por Antonino Balieiro, o caçador de recompensas inescrupuloso chamado Tony Carson – o Chacal – nasceu para substituir o personagem italiano Judas na revista “Chacal” a partir da edição 17.

A publicação, que vendia bem, tinha esse nome para evitar qualquer problema religioso que pudesse ocorrer por conta do nome original do personagem da Bonelli. 

Diferente de grandes nomes como Tex, Tony Carson não tinha muitas características heróicas. Ele é um inescrupuloso caçador de recompensas que é capaz de tudo para atingir seus objetivos! A edição Chacal Pacto Rompido de Antonino Balieiro traz uma aventura longa desenhada pelo autor e uma aventura mais curta desenhada por Jordi (“Valiosos Cadáveres”).

Lançada em 2021, essa publicação da Ucha Editorial em formato italiano republica duas aventuras lançadas originalmente em 1982 nas edições 20 e 21 de “Chacal”. As histórias são fechadas e são excelentes para conhecer Tony Carson!

Dica para o leitor: Se você ficou curioso em relação ao Chacal original, confira nossa matéria sobre Judas de Ennio Missaglia. E se você é fã da maior editora italiana, confira também nossa lista de Quadrinhos Bonelli que você precisa conhecer!

Chacal Pacto Rompido de Antonino Balieiro - O Ultimato (2)

Tony Carson se prepara para capturar um infrator da lei na HQ Chacal Pacto Rompido de Antonino Balieiro

As tramas da HQ Chacal Pacto Rompido de Antonino Balieiro

Contando com pouco mais de 150 páginas, a HQ da editora Uchoa traz duas histórias que nos mostram um pouco mais da forma de “trabalhar” do caçador de recompensas Tony Carson.

A primeira, mais longa e mais impactante, mostra Carson capturando um bandido que o faz uma proposta em troca da liberdade: Se o caçador de recompensas deixá-lo livre no México, ele dará 30 mil doláres a ele. Obviamente, a história não é tão simples quanto parece e o malfeitor tenta a todo momento se livrar do seu captor e manter sua liberdade e seu dinheiro intactos.

Com muita astúcia e resquícios de crueldade, Tony Carson vence essa primeira parte da história e decide realizar seu sonho de construir um saloon.

Essa segunda parte da narrativa mostra as desventuras de empreender no Oeste e também deixa claro que o passado não deixa esse caçador de recompensas em paz.. A trama de 80 páginas é muito boa e prende a atenção por trazer boas reviravoltas, excelente arte e um final avassalador!

Chacal Pacto Rompido de Antonino Balieiro - O Ultimato (4)

Tony Carson luta contra o sono na HQ Chacal Pacto Rompido de Antonino Balieiro

A segunda trama da HQ, chamada Valiosos Cadáveres, traz a arte de Jordi e mostra que o Velho Oeste apresentado nas histórias desse caçador de recompensas é muito mais sombrio do que o da maioria.

A trama mostra o assalto a uma diligência que resulta em morte e se segue com os bandidos violentando uma das passageiras que sobreviveu. Sem poder fazer nada e sendo um dos passageiros, Tony Carson se finge de morto e decide buscar vingança (e dinheiro!) após se recuperar.

A trama de 27 páginas segue mostrando o personagem caçando os malfeitores que acabam se envolvendo em mais problemas ao tentar violentar uma índia. A narrativa explode ao mostrar os malfeitores sendo caçados por Carson e pelos índios.

Tortura, violência e muito “bang bang” dão as caras nessa história que, apesar de mais curta, é bem mais violenta e visceral que a primeira!

Chacal Pacto Rompido de Antonino Balieiro - O Ultimato (1)

Tony Carson vira um dono de saloon na HQ Chacal Pacto Rompido de Antonino Balieiro

Tony Carson é uma dos grandes personagens de faroeste criados no Brasil e a edição Chacal Pacto Rompido de Antonino Balieiro é uma oportunidade para leitores mais novos e fãs do gênero, como é o meu caso, conhecerem essas antigas histórias.

Para os fãs de um faroeste mais visceral e sangrento, acredito que a leitura vai agradar em cheio. Para os que só conhecem um faroeste mais “limpo” e “honrado”, acredito muito que a leitura vai surpreender e abrir portas para outras interpretações do gênero.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Chacal Pacto Rompido clicando na capa abaixo! .

Chacal Pacto Rompido de Antonino Balieiro Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade