Ultimato do Bacon

Terror e sobrevivência no tabuleiro – Conheça 5 Board Games de Terror!

Em 1 de Jun de 2021 5 minutos de leitura
Board Games de Terror

Para quem não tem problemas em dormir, hoje vamos indicar alguns board games de terror para incrementar sua noite de jogos!

Era uma noite de sábado, meu tio João tinha feito a coisa mais incrível que um tio poderia fazer nos anos 90’, trouxe seu videogame para minha casa. Depois de uma tarde recheada de “Winning Eleven” e “Crash”, a noite enfim chegou.

Eu ainda lembro da textura do tapete da sala onde eu estava sentado. Minha mãe estava sentada no sofá com um dicionário em mãos, ajudando a traduzir detalhes do jogo que jogávamos, no chão estávamos eu, meu Pai e meu Tio estávamos vidrados na TV quando surgiu a imagem:

Hoje pode parecer datado, mas eu sei quantas noites essa imagem tirou meu sono. E quando penso em “terror”, é essa imagem de uma noite da década de 90 que me vem à mente. E é nesse clima de nostalgia, que eu te convido para embarcar em uma aventura de medo, suspense e rolagem de dados.

É fato que o suspense e o terror mostram a cara nas mais diversas ramificações do entretenimento moderno, mas foi nos Board Games que eu senti a melhor imersão. O grupo certo de amigos, meia luz, trilha sonora ambiente e pronto, você se sente dentro da história.

Hoje vou indicar 5 Board Games de Terror para você que ama sentir um frio na espinha, para você que apaga luz e reza 10 Ave Maria antes de chegar na cama e para você que acha que seria um ótimo detetive sobrenatural. Pegue o taco de baseball, água benta e sua cruz que é chegada a hora de SOBREVIVER!

Índice

Board Games de Terror

1 – Zombicide (Galápagos Jogos / CMON)

Board Games de Terror

Como não começar indicando o queridinho do mercado brasileiro? A lista de pessoas que amam e idolatram esse título não tem fim, mas fora o hype o jogo tem também MUITA qualidade.

Zombicide é um jogo cooperativo onde os jogadores assumem o papel de sobreviventes, cada um com habilidades únicas e testam seu poder de trabalho em equipe contra as hordas de zumbis cada vez maiores.

Procurar por novas armas e matar zumbis são as ações principais nesse game, aqui quanto mais você mata zumbis, mais poderoso você fica e mais zumbis aparecem.

A caixa principal (core box) de Zombicide possui dez cenários diferentes em mapas modulares e pode ser jogado de 1 a 6 jogadores, porém a franquia possui diversas expansões e já teve “temporadas” na idade média (alta fantasia), no espaço e mais recentemente foi financiada uma campanha no velho oeste.

Se divirta com amigos com desafios variados em um mundo no melhor estilo “The Walking Dead”.

Compre Zombicide clicando aqui!

2 – Eldritch Horror (Galápagos Jogos / Fantasy Flight)

Board Games de Terror

Para os apaixonados por horror espacial e pelas obras de HP Lovecraft, esse é um prato cheio. Com monstros icônicos das obras Lovecraftianas e uma trama digna de se tornar um romance, os jogadores assumem o papel de investigadores que tem como objetivo barrar a chegada dos “Grandes Antigos”, malignas entidades cósmicas que tem apenas um objetivo, destruir o mundo.

A aventura pode ser jogada até mesmo sozinho e comporta até 8 jogadores, essa versatilidade é muito bem vista pelos apaixonados por jogos.

Cada investigador coordena seu turno viajando pelas principais capitais do jogo a procura de pistas, a ideia é parar o culto que tenta trazer os antigos deuses de volta, porém no caminho você pode encontrar eventos sobrenaturais, ser obrigado a combater e se armar, será que você consegue barrar a chegada do mais antigo dos terrores humanos?

Compre Eldritch Horror clicando aqui!

3 – Mansions of Madness (Galápagos Jogos / Fantasy Flight)

Board Games de Terror

Curiosamente o jogo anterior foi baseado na mitologia desse aqui. Mansions of Madness é um jogo único e que conquista jogadores sempre que é jogado, sendo uma das suas diferenças mais simbólicas o uso de um aplicativo para conduzir o jogo. Esse também é um jogo de exploração que pode ser jogado sozinho ou em até 5 jogadores.

O aplicativo nos guia por corredores assombrados de mansões amaldiçoadas de Arkham enquanto você procura por redenção e respostas. Os turnos são compostos por coleta de armas, ferramentas e informações, resolver puzzles e claro, combater monstros, tudo isso evitando ficar louco ou mesmo morrer no processo.

Se sobreviver a Innsmouth e suas mansões amaldiçoadas será um dos poucos aptos a se vangloriar dessa vitória (é sério, o jogo é feito para te matar, joguei umas quatro vezes antes de conseguir sobreviver uma vez).

Compre Mansions of Madness clicando aqui!

4 – Dead of Winter: A Crossroads Game (Galápagos Jogos / Plaid Hat Games)

Board Games de Terror

Enfrentar zumbis e aberrações cósmicas pode nos aterrorizar, mas o que nos torna tão diferente deles? Nós humanos somos capazes das maiores crueldades do mundo real e talvez, desse Board Game também.

Dead of Winter é um jogo narrativo cheio de blefes e negociações. Aqui a aventura pode ser jogada entre 2 até 5 jogadores, cada jogador representa uma facção de sobreviventes de um inverno absoluto, em um mundo apocalíptico,

Com uma experiência reconhecida como sobrevivência psicológica, o jogo funciona de forma cooperativa na maior parte do tempo, porém cada jogador tem um objetivo secreto que pode ou não ir contra certos aspectos do grupo, ou seja, o final da aventura é sempre um mistério, podendo entregar um desfecho com todos felizes, com apenas alguns ou até mesmo, com todos mortos.

Dead of Winter é um jogo difícil, com uma temática densa onde os jogadores tomam decisões frequentes que muitas vezes decidem entre o que é melhor para a colônia e o que é melhor para si.

Os sobreviventes estão lidando com seus próprios contratempos psicológicos, mas ainda deve encontrar uma maneira de trabalhar em conjunto para combater ameaças externas, resolver crises, encontrar comida e suprimentos, e manter a moral alta da colônia.

Será que você e seu grupo conseguem sobreviver a esse inferno inverno?

Compre Dead of Winter clicando aqui!

5 – Betrayal at House on the Hill (Wizards of the Coast)

Board Games de Terror

Imagine um grupo de pessoas explorando uma mansão antiga e abandonada, se você imaginou um grupo de jovens e sua máquina do mistério, você pegou o conceito geral desse jogo.

Betrayal at House on the Hill é um jogo de exploração cooperativo, pode ser jogado entre 3 e 6 pessoas, o objetivo é sobreviver a maldição que invariavelmente será libertada na casa, contudo, a maldição torna tudo possível. Amigos podem se transformar em entidades malignas ou enlouquecer, o jogo pode se voltar contra você, o que é certo é que você será traído.

Com quase uma centena de possibilidades esse é um dos jogos mais imersivos que já joguei e figura na minha lista de jogos favoritos de todos os tempos.  Além da clássica versão, temos também uma com a turma do Scooby-Doo! e uma em Baldur’s Gate (famoso cenário do RPG Dungeons and Dragons).

Apaguem as velas, nossa lista chegou ao fim, mas não sem antes desejar uma boa jogatina a todos vocês, desejo sorte a todos vocês e lembrem-se, as vezes o terror pode estar muito mais próximo do que imaginamos…

Não deixa de conferir também nossas matérias Board Games e Pandemia, Por Onde Começar com Board Games e nosso Podcast Costelinha!

 

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!! 


Créditos:
Texto: Evandro Parreira – @nerd.resenheiro
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade