Ultimato do Bacon

Berlinoir de Tobias O. Meissner – O Ultimato

Em 7 de Abr de 2021 3 minutos de leitura
Berlinoir

A vida de uma grande cidade que é dominada e governada por Vampiros é o tema da HQ alemã Berlinoir de Tobias O. Meissner. A trama prende o leitor ao mostrar a luta da dominada raça humana que vive sob o comando de vampiros. Mas nessa cidade nem tudo é o que parece…

A HQ Berlinoir de Tobias O. Meissner foi lançada originalmente na Alemanha em 2013 e chegou ao Brasil em 2015 pela editora Graphics. O encadernado em capa cartão, com mais de 150 páginas, reúne toda a série.

Berlinoir O humano Niall é o grande protagonista da HQ Berlinoir de Tobias O. Meissner

A trama da HQ alemã Berlinoir de Tobias O. Meissner

Antes de falarmos sobre a trama de Berlinoir, vale destacar o belo trabalho que Reinhard Kleist faz na arte. O clima noir pedido pela trama é muito bem traduzido pelas belas páginas que Kleist entrega. As sequências que mostram a cidade de cima são belíssimas e acabam dando ainda mais contexto para a trama.

Apesar do trabalho impressionante de Kleist, vale dizer que o que chama a atenção mesmo é o roteiro de Tobias O. Meissner.

O autor alemão cria uma trama de vampiros (confira nossa lista de Melhores HQ´s de vampiro) que consegue criar diversas situações inusitadas que vimos poucas vezes nas HQ´s. Não é nada tão louco quanto o que vemos em Réquiem de Pat Mills mas traz muitos elementos novos e o paralelo óbvio com a cidade de Berlim torna a história ainda mais interessante.

Na trama acompanhamos uma cidade fictícia (será?) que é governada por vampiros. O alto escalão da política, das forças policiais e da burguesia é composto pelos chupa sangue que governam de forma inteligente e dão, para boa parte da população, a sensação de estabilidade.

Nada de matanças desgovernadas e afins. Existem bancos de sangue e os humanos têm a obrigação de fazer doações frequentes.

Berlinoir As perseguições e cenas de ação são frequentes na HQ alemã Berlinoir de Tobias O. Meissner

É nesse cenário de opressão aos humanos que somos apresentados a uma resistência que pretende destronar os vampiros. Niall, o grande protagonista da trama, começa a HQ se esforçando para derrubar os principais cabeças que governam Berlinoir. E o que parecia se encaminhar para um enredo “óbvio” sofre uma guinada quando o personagem conhece a vampira Hellen. 

Niall se sente atraído por Hellen que começa a ajudar o bando em emboscadas (tem uma passagem na qual o grupo usa água para matar um dos vampiros e é algo realmente inventivo!) contra sua própria raça. Novamente, parece que já vimos esse enredo certo? Errado!

O final do primeiro capítulo muda tudo e temos uma cidade que cai na mão de novos governantes que tem potencial para serem ainda piores do que os originais…

Berlinoir Os humanos precisam lutar contra vampiros para reconquistar o controle de Berlinoir

O primeiro capítulo da obra é interessante, mas vemos o verdadeiro potencial da HQ do segundo capítulo em diante. Os paralelos entre Berlim e a cidade de Berlinoir ficam cada vez mais evidentes e, em dado ponto, temos até um muro que separa as cidades em dois governos completamente diferentes (sim, temos o muro de Berlinoir!).

A história se desenvolve bem e consegue fugir dos clichês óbvios do tema e se tornar mais profunda do que somos levados a crer no começo da trama.

Infelizmente, isso não é o suficiente para fazer a obra alcançar todo seu potencial. Não me entenda mal, Berlinoir de Tobias O. Meissner é uma HQ extremamente interessante e acerta uma tremenda ideia ao inverter as posições dominantes entre humanos e vampiros.

O problema é que o ritmo da HQ é falho e em alguns pontos fica a sensação de que o próprio autor estava com dificuldade de saber para onde ir. Plots interessantes são iniciados e parecem que vão ganhar os holofotes, mas isso nunca acontece… 

Um bom exemplo acontece quando os vampiros começam a abrir aos humanos a oportunidade de serem transformados e ganharem a vida eterna. O porquê disso, as consequências e o efeito disso na população nunca são realmente mostrados. Um capítulo adicional ou um número extras de páginas poderiam resolver isso facilmente.

Berlinoir

A cidade de Berlinoir é infestada de morcegos que possuem uma relação próxima com seus mestres vampiros

No fim das contas, Berlinoir de Tobias O. Meissner é uma leitura interessante que foge do habitual. O gosto amargo que a leitura deixa na boca é por conta do potencial desperdiçado… A história poderia ser muito mais e entregar algo que realmente fosse marcante. Mesmo assim, vale conferir!

Quer conhecer mais obras de Terror? Fique ligado no Ultimato do Bacon!

Avaliação: Bom!

Compre Berlinoir de Tobias O. Meissner clicando na capa abaixo! 

Berlinoir

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade