Ultimato do Bacon

Batman Reis do Medo (2018) – O Ultimato

Em 4 de Ago de 2020 3 minutos de leitura

Entre as pré-vendas anunciadas pela Panini, está o encadernado Batman Reis do Medo, que conta com o roteiro de um dos editores mais importantes do Batman, Scott Peterson e com a arte marcante de Kelley Jones.

Qual a trama de Batman Reis do Medo

Numa noite comum em Gotham, Batman acaba de levar o Coringa de volta ao Arkham, quando uma fuga distrai o Morcego por tempo suficiente para que o Espantalho consiga escapar.

É claro, o título “Batman Reis do Medo” faz uma referência aos dois “reis” do medo de Gotham: Batman que coloca o medo nos criminosos e o Espantalho que usa o medo como arma.

 

Batman Reis do Medo

O Espantalho confronta o Homem Morcego em Batman Reis do Medo

 

Ao longo das edições da minissérie, o Espantalho droga o homem morcego com uma nova versão de seu gás do medo, deixando o herói cada vez mais vulnerável. E para quem não se lembra, ser vilão do morcego não é mole, e exige diploma de nível superior, e o Espantalho por acaso é um psiquiatra.

Com o gás colocando diferentes visões na cabeça do Batman, cabe ao Espantalho aproveitar a brecha para tentar invadir a mente do herói, retomando uma antiga questão: o que é o Batman e que bem ele traz a Gotham?

Será que o modo de combate do Batman é obsoleto? Será que ao responder com violência aos vilões ele está apenas justificando-os, lhes dando motivos para retornar? Quão bem o Batman poderia fazer se utilizasse a fortuna de seus pais de outra maneira?

 

Batman Reis do Medo

Em Batman Reis do Medo o morcego é atormentado por alucinações

 

Vale a pena ler Batman Reis do Medo

A trama de Batman Reis do Medo é realmente bastante instigante, ao colocar a insanidade do Espantalho aliada à sua perversão da própria profissão para tentar quebrar a psique do Batman. Mas, entretanto, talvez a história perca um pouco da originalidade.

Apesar do traço de Kelley nos dar a impressão de que estamos lendo um quadrinho dos anos 80, época em que por acaso Peterson era um dos editores, o fato é que a história foi lançada em 2018.

E o que isso tem a ver? Bem, mais ou menos na mesma época, Peter Tomasi em seu run da Detetive Comics nos apresentou a sua versão do Cavaleiro Arkham, baseado no personagem do jogo, mas com uma história original. O “vilão” estava disposto a provar que a cruzada do Batman era uma das principais responsáveis pela manutenção do status quo de Gotham como uma cidade nas trevas.

Um pouco antes, tivemos a questão do “Sindicato das Vítimas” de James Tynion IV onde o Batman foi confrontado com algumas das vítimas civis de seus confrontos contra os vilões, de maneira similar como no mundo real as pessoas ficam no fogo cruzado entre a polícia e bandidos.

O fato é que questionar o posicionamento do Batman não é nenhuma novidade, e apesar de a trama colocar o Espantalho como interlocutor para que haja um contraponto seja algo interessante, acabamos caindo num terreno um tanto comum.

No final das contas, para quem não perde as publicações do morcego, a história acaba parecendo demais um assunto já razoavelmente gasto. Porém, a abordagem de Peterson não deixa de ser muito interessante em bem embasada, nos dando momentos únicos.

Aqui resta apenas dizer que para os leitores assíduos do Batman a história não irá acrescentar nenhum fato desconhecido para a mitologia do cruzado encapuzado, mas para aqueles que gostam de comprar encadernados justamente com histórias fechadas e razoavelmente livres de cronologia, o roteiro de Peterson e a arte de Jones compõe uma obra incrível que irá enriquecer a coleção.

Avaliação: Bom!
.
 

 


Créditos:
Texto: João Pedro Maia
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Os melhores mangás do CLAMP (3)

Os melhores mangás do CLAMP

23 de Mar de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade