Ultimato do Bacon

Batman do Futuro Ameaça Holográfica de Jackson Lanzing e Collin Kelly – O Ultimato

Em 28 de Ago de 2023 3 minutos de leitura

Terry McGinnis está prestes a enfrentar um desafio diferente que nem Bruce Wayne teve que combater no seu tempo! Batman do Futuro Ameaça Holográfica de Jackson Lanzing e Collin Kelly tem arte de Max Dunbar e mostra o herói tendo que lidar com uma Inteligência Artificial que diz ser a própria cidade de Gotham. Com acesso a tudo e todos, o antagonista tecnológico vai levar o novo Cavaleiro das Trevas ao limite em uma trama que debate a própria função do Batman e o futuro da cidade.

Batman do Futuro Ameaça Holográfica de Jackson Lanzing e Collin Kelly foi originalmente lançado em 2021 nos EUA com o nome “Batman Beyond: Neo-Year”. A minissérie de 06 números chegou ao Brasil em 2023 em um encadernado capa cartão da Panini Comics que compila todo o material original.

Dica para o leitor: Confira nossa lista com nossas tramas favoritas do Cavaleiro das Trevas em As Melhores HQs do Batman

Batman do Futuro Ameaça Holográfica de Jackson Lanzing e Collin Kelly - O Ultimato (1)

Terry McGinnis lida com um novo vilão na HQ Batman do Futuro Ameaça Holográfica de Jackson Lanzing e Collin Kelly

A Trama da HQ Batman do Futuro Ameaça Holográfica de Jackson Lanzing e Collin Kelly

Uma nova e tecnológica ameaça surge na cidade do Cavaleiro das Trevas. O problema é que a tal ameaça diz ser a própria Gotham e é capaz de acessar basicamente qualquer aparelho eletrônico conectado à grande rede. Lembre-se: essa é uma aventura do Batman do Futuro e basicamente qualquer aparelho está conectado à internet – o que só torna o desafio ainda mais complexo para Terry McGinnis.

A narrativa proposta pelos autores Jackson Lanzing e Collin Kelly mistura ação e mistério em uma história com pitadas de ousadia que visa construir uma nova etapa para o herói e para a cidade de Gotham. A sensação é que aqui temos uma passagem de bastão final e todos os antigos protagonistas (Bruce Wayne, Barbara Gordon..) começam a sair de cena para que uma nova geração tome conta da cidade.

Um dos grandes atrativos da obra é a forma como ela faz Terry se desconstruir. O personagem sempre teve um traje ultra tecnológico que torna sua vida mais fácil: foguetes para voo, modo furtivo, armas e afins.. E tudo isso se torna um problema.

Sem o apoio de Bruce, o personagem começa do zero e precisa afiar algumas capacidades (como as investigativas) que nunca desenvolveu por ter seu mentor ajudando. É como se os autores estivessem tentando dar um novo começo para essa versão do Batman – que ganha a chance de ser mais independente e perde a “muleta” que era a versão original do herói.

Batman do Futuro Ameaça Holográfica de Jackson Lanzing e Collin Kelly - O Ultimato (2)

Terry se esconde de Gotham na HQ Batman do Futuro Ameaça Holográfica de Jackson Lanzing e Collin Kelly

O novo vilão proposto pela dupla de autores funciona para mim em nível mais prático: é uma IA que ganhou consciência e decidiu que seu papel é equilibrar a cidade de Gotham e o mundo (o que ela quer dizer com isso é a grande jogada!) – extremamente perigosa pelos poderes que tem. Existe também uma camada de leitura mais “filosófica” onde podemos enxergar esse vilão como sendo uma vingança da própria cidade e etc.

Confesso que nesse nível não funciona para mim – talvez pela superficialidade do texto ao desenvolver os objetivos desse novo ser. Fico com a interpretação de que “é uma tecnologia poderosa demais que saiu do controle e precisa ser detida”.

Além da “Gotham maligna”, a trama de Batman do Futuro Ameaça Holográfica traz um novo conjunto de coadjuvantes para McGuiness que ganha uma parceira policial (que funciona muito bem na história!) e um vilão que parece uma mistura de Coringa e Lex Luthor.

Esse “novo” universo é interessante e por estar desconexo dos antigos personagens, acredito que seja capaz de trazer grandes surpresas caso seja mais desenvolvido no futuro.

Batman do Futuro Ameaça Holográfica de Jackson Lanzing e Collin Kelly - O Ultimato (1)

Terry enfrenta a Espada de Gotham na HQ Batman do Futuro Ameaça Holográfica de Jackson Lanzing e Collin Kelly

Batman do Futuro Ameaça Holográfica de Jackson Lanzing e Collin Kelly é uma história divertida que tenta dar um novo pontapé inicial para o universo futurista de Gotham. Saem de cena os grandes medalhões do passado e entra em cena um novo conjunto de coadjuvantes e ameaças que são capazes de exigir mais do nosso protagonista. A arte de Max Dunbar e as cores de Sebastian Cheng são extremamente competentes e trazem o ar tecnológico que o ambiente e a trama pedem.

Como história de ação e aventura a HQ funciona: bons confrontos, roteiro ágil e sem “quedas de qualidade bruscas” e coadjuvantes interessantes. Se embarcarmos em uma leitura “mais filosófica” (o que é proposta em alguns momentos) acho que a HQ fica devendo em profundidade e execução. Pessoalmente, me diverti com essa obra que é o famoso “arroz com feijão bem feito” – sempre bom ver o Batman de McGuiness em tramas que parecem bons episódios do desenho original.

Quer saber mais sobre os possíveis desfechos do legado do Homem-Morcego? Confira nossa matéria Os 9 Futuros do Batman

Avaliação: Bom!

Compre Batman do Futuro Ameaça Holográfica de Jackson Lanzing e Collin Kelly Clicando na Capa Abaixo:

Batman do Futuro Ameaça Holográfica de Jackson Lanzing e Collin Kelly - O Ultimato Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade