Ultimato do Bacon

Avenida Dropsie A Vizinhança de Will Eisner – O Ultimato

Em 11 de Abr de 2022 4 minutos de leitura
Avenida Dropsie A Vizinhança de Will Eisner - O Ultimato (5)

A história da avenida fictícia mais importante dos quadrinhos é contada na excepcional Avenida Dropsie A Vizinhança de Will Eisner. O lendário autor entrega um trabalho diferente e resolve nos contar toda a história do local desde a sua fundação. A trama nos mostra a chegada de imigrantes, a mudança de status da avenida, o aumento da criminalidade e as relações políticas que são criadas com o decorrer do tempo…

Avenida Dropsie A Vizinhança de Will Eisner (publicada em 1995) encerra a trilogia “Um Contrato com Deus” que foi iniciada em “Um Contrato com Deus” (1978) e seguiu em “A Força da Vida” (1983). O bacana é que as três partes da trilogia são compostas de histórias completamente fechadas que têm em comum o fato de se passarem na famosa avenida.

Quer conhecer outras obras de Will Eisner? Confira nossos reviews sobre O Nome do Jogo, Um Sinal do Espaço, Ao Coração da Tempestade e O Último Dia no Vietnã.

Obs. Somos apaixonados pelo trabalho de Eisner aqui no Ultimato do Bacon, então se você quiser ainda mais reviews do autor, só digitar o nome dele na nossa barra de busca! 😉

Avenida Dropsie A Vizinhança de Will Eisner - O Ultimato (1)

Will Eisner mostra a história do desenvolvimento do local através das muitas famílias que lá moraram na HQ Avenida Dropsie A Vizinhança

A trama da HQ Avenida Dropsie A Vizinhança de Will Eisner

Ao contrário do que faz em suas outras obras que exploram as relações humanas, aqui Will Eisner usa essas relações como plano de fundo para explicar a evolução e a existência da Avenida Dropsie.

A avenida, que tem sua história contada desde o período que ainda era uma fazenda em 1870, evolui para uma vizinhança de alto padrão com famílias “respeitáveis” e ricas sendo os principais moradores. Os anos passam e vemos o local decair até se transformar em um aglomerado de prédios e cortiços que se torna cada vez mais popular e perigoso..

O interessante é que Eisner avança para além do tempo das outras edições da trilogia (que já mostraram que o local era um aglomerado de cortiços) e mostra o futuro e o destino da Dropsie.. O autor acredita em eventos cíclicos e isso fica muito claro no excelente final que ele dá para a trilogia!

Avenida Dropsie A Vizinhança de Will Eisner - O Ultimato (4)

A venda de bebidas ilegais durante a “Lei Seca” americana é retratada na HQ Avenida Dropsie A Vizinhança de Will Eisner

A história da avenida Dropsie começa com a rica família Dropsie que se vê “perturbada” quando os ingleses começam a comprar terras próximas. O preconceito, tema recorrente na HQ, faz com que um dos membros da família tome uma ação que resulta em tragédia… Esse é o começo da história do local que logo se torna uma vizinhança de casas exuberantes e famílias ricas e bem faladas.

O tal preconceito que comentamos acima parece ser o motor das mudanças do local e a tal visão de eventos cíclicos de Will Eisner começa a dar as caras. Primeiro o preconceito com ingleses, depois judeus, alemães, negros… Essa resistência em reconhecer que a própria origem da avenida está ligada a interação entre diferentes povos e culturas é o grande problema da vizinhança que vê sua história ser marcada por grandes mudanças provocadas por esse efervecente “caldeirão cultural”.

Avenida Dropsie A Vizinhança de Will Eisner - O Ultimato (3)

Moradores lamentam as mudanças que acontecem no bairro na HQ Avenida Dropsie A Vizinhança de Will Eisner

Eisner usa a própria passagem do tempo para nos mostrar algumas mudanças que são provocadas na avenida por conta de grandes eventos históricos. Temos a venda de bebidas ilegais, a Grande Depressão e a 2ª Guerra e outros sendo retratados na HQ e tendo grande impacto na evolução do local. A política também não fica de fora e logo vemos que eventos aparentemente aleatórios são, na verdade, arquitetados para beneficiar um determinado grupo ou indivíduo.

Aliás, a divisão em grupos que as pessoas insistem em ver fica clara na conversa entre dois padres. Um deles está de saída porque agora os italianos são maioria, o que quer dizer (na visão dele) que o padre local também precisa ser um italiano. Essa forma de ver o mundo que Eisner retrata dá o tom da história da avenida que é marcada por eventos trágicos.

Avenida Dropsie A Vizinhança de Will Eisner - O Ultimato (2)

Abie Gold começa como um advogado e logo se envolve com outras atividades na HQ  Avenida Dropsie A Vizinhança de Will Eisner

Eisner, como sempre, nos apresenta muitos personagens cativantes e histórias marcantes mas me arrisco a dizer que nenhuma jornada é tão interessante quanto a de Abie Gold. O personagem, que começa sendo menosprezado, mostra resiliência e força de vontade para se tornar um grande advogado e é através dos olhos dele que conhecemos a parte mais complexa da história da Avenida Dropsie.

Temos políticos, com suas multas falsas, falcatruas e jeitinhos, “mexendo os pauzinhos” para fazer com que as coisas tomem o rumo que eles querem. Abie entra nesse mundo de forma ingênua e sua jornada é um dos pontos altos da HQ.

Avenida Dropsie A Vizinhança de Will Eisner é uma leitura incrível para os que gostam de uma história complexa que foca na jornada de pessoas e, em especial, na jornada de um local. A HQ cresce muito se você ler as outras duas que compõem a trilogia, mas não é uma obrigatoriedade. A realidade é que essa obra mostra muito da visão de Eisner e nos dá uma boa noção de como as vizinhanças evoluem ao longo do tempo. E lembre-se: tudo é cíclico!

Leitura imperdível que entra facilmente nas mais belas e marcantes que fiz na minha vida.

Avaliação: Impecável!

Compre Avenida Dropsie A Vizinhança clicando na capa abaixo! .


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Amantikir de Lillo Parra e Jefferson Costa (2)

Amantikir de Lillo Parra e Jefferson Costa – O Ultimato

4 de Jul de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade