Ultimato do Bacon

Ás Inimigo Inferno no Céu de Garth Ennis – O Ultimato

Em 12 de Dez de 2022 3 minutos de leitura
Ás Inimigo Inferno no Céu de Garth Ennis (4)

Em 2001 a lendária criação de Joe Kubert e Robert Kanigher ganhou um novo capítulo pelas mãos de um dos escritores mais irreverentes das HQs mainstream norte-americanas. O barão Von Hammer foi um herói aviador alemão da 1ª Guerra Mundial. Conhecido por ganhar os céus e aterrorizar seus inimigos, o personagem é levado para o cenário da 2ª Guerra em Ás Inimigo Inferno no Céu de Garth Ennis. A HQ narra o retorno do personagem – que vivia em uma espécie de exílio auto imposto – para combater novamente, mas essa guerra é muito diferente da anterior e o barão não tem certeza se está do lado certo.

Ás Inimigo Inferno no Céu de Garth Ennis conta com as belas artes de Chris Weston, Christian Alamy e Russ Heath. A obra chegou ao Brasil em 2002 em uma edição de 100 páginas preto e branco e capa cartão da Opera Graphica. Ela contém toda a história completa.

Dica para o leitor: Se você ainda não conhece a história do barão Von Hammer,vale conferir nossa matéria Conheça O Ás Inimigo de Joe Kubert e Robert Kanigher.

Contudo, isso não é um impeditivo para curtir o trabalho de Ennis. Por mais que ele resgate elementos interessantes da origem do personagem, podemos dizer que a HQ se sustenta sem qualquer conhecimento prévio do leitor!

Se você é fã do autor, confira nossa lista de Melhores HQs de Garth Ennis!

Ás Inimigo Inferno no Céu de Garth Ennis (2)

O barão Von Hammer volta de seu exílio para ajudar o exército alemão em Ás Inimigo Inferno no Céu de Garth Ennis

A trama da HQ Ás Inimigo Inferno no Céu de Garth Ennis

Se Joe Kubert e Robert Kanigher foram ousados ao criar um herói de guerra alemão, o que dizer de Ennis que levou o habilidoso personagem para a 2ª Guerra Mundial? Os tempos eram outros, claro (fazer algo ousado em 1965 era diferente de fazer em 2001) mas é muito interessante ver o autor mostrando um outro lado da guerra – com a visão de um “subordinado” de Hitler.

A trama mostra que o herói Von Hammer passou sua vida após a 1ª Guerra exilado. Ele se fechou no castelo de sua família e passou as décadas alheio ao que acontecia na Alemanha e no mundo.

Peter, um ex-companheiro do aviador, vai até sua casa para pedir que o personagem volte a ativa. Segundo ele, os jovens alemães estão morrendo aos montes nos confrontos com os Russos e precisam de aviadores experientes para guiá-los em combate. 

Ennis faz questão de estabelecer que Peter e Von Hammer não compactuam com a ideologia nazista e isso ameaça colocar os dois em apuros no decorrer da trama. A insistência de Von Hammer em debochar de Hitler o coloca em rota de colisão com um outro oficial, Engels, que não parece disposto a aceitar a postura do veterano de guerra.

Ás Inimigo Inferno no Céu de Garth Ennis (1)

Os combates aéreos ganham destaque na HQ Ás Inimigo Inferno no Céu de Garth Ennis

Por mais que a HQ mostre muitos conflitos dentro do exército alemão, é bacana ver que Ennis – assim como os criadores do Ás Inimigo – conseguiu dar espaço para a ação área se desenvolver.

As cenas são de tirar o fôlego e vemos, mais uma vez, o quando o barão é um inimigo habilidoso e temível. Os anos parado parecem não ter influenciado no estrago que o aviador consegue fazer.

Para os fãs de aviões de guerra, Ennis coloca muitas referências aos modelos usados e faz alguns comparativos entre os antigos aviões usados por Von Hammer em relação aos modelos atuais!

A história se desenrola com muita ação e reflexão – assim como o material original.

Ennis dá um ar sobrenatural para alguns elementos do passado de Von Hammer (como sua relação com o gigante lobo negro da floresta) ao mesmo tempo que faz o personagem encarar os horrores provocados pelos nazistas.

O personagem surpreende com suas ações e temos a aparição de um outro herói de guerra da DC Comics que deixa os fãs animados!

Ás Inimigo Inferno no Céu de Garth Ennis (3)

Cenas de ação detalhadas estão na HQ Ás Inimigo Inferno no Céu de Garth Ennis

Ás Inimigo Inferno no Céu de Garth Ennis é uma HQ que tem de tudo para agradar os fãs do personagem e leitores que não conhecem a criação de Joe Kubert e Robert Kanigher mas são fãs de uma boa HQ de guerra.

Apesar de ter muita ação e cenas de tirar o fôlego, é inegável que o foco é ver a reação de um veterano honrado que é confrontado com a ideologia do nazismo. O autor é habilidoso ao ir construindo aos poucos a visão de mundo de Von Hammer e vemos o personagem cada vez mais isolado dentro das próprias fileiras que faz parte.

Os amantes de HQs de guerra que buscam uma obra que foge do lugar comum e entrega uma história com diversas camadas e reflexões (sem deixar a ação de lado) vão adorar o trabalho de Ennis. O único problema que a obra apresenta é ser curta demais e nos deixar com aquele “gostinho” de quero mais – especialmente por conta do final. Uma ótima leitura!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Ás Inimigo Inferno no Céu de Garth Ennis clicando na capa abaixo! .


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade