Ultimato do Bacon

As Guerras de Wallace Wood – O Ultimato

Em 26 de Abr de 2023 4 minutos de leitura
As Guerras de Wallace Wood - O Ultimato (1)

As Guerras de Wallace Wood é uma coletânea com as famosas histórias produzidas pelo autor para a EC Comics. A publicação conta com mais de 250 páginas e 39 histórias curtas que se passam nas mais diversas guerras – desde os tempos romanos até a Guerra da Coreia.

Harvey Kurtzman é o responsável pela maioria dos roteiros que são lindamente quadrinizados por Wood. A edição chegou ao Brasil em 2022 pela Editora Skrypt (o centésimo lançamento da editora!) em uma bela versão de capa dura.

Para os leitores que não conhecem Wallace Wood, podemos dizer que o quadrinista é americano e faleceu em 1981.

Wood, que está no Will Eisner Award Hall of Fame (1992) e no Jack Kirby Hall of Fame (1989), é responsável por algumas obras conhecidas do público brasileiro como “Sky Masters Da Força Espacial” e “Cannon” – além de ter contribuído com a revista “Eerie” e com duas excelentes histórias da lendária HQ de guerra Combate Inglório!

As Guerras de Wallace Wood - O Ultimato (1)

“Hugnam!” é uma das nossas tramas favoritas da HQ As Guerras de Wallace Wood

As tramas da HQ As Guerras de Wallace Wood

Para apreciar essa coletânea espetacular, o leitor precisa ter em mente que as histórias são curtas e abordam a guerra de uma forma pessimista e pouco convidativa. A realidade é que as narrativas são duras críticas à existência dos confrontos e principalmente a forma como lidamos com eles – um grande contraste com outras publicações que tendem a usar o conflito para enaltecer atos heróicos e grandes “generais e guerreiros”.

Um dos grandes atrativos da coletânea é a diversidade de cenários e histórias que são trazidas para o leitor. Passeamos por grandes eventos históricos da guerra civil americana, da guerra da Coréia, de guerras e cenários de tempos antigos (como Império Romano, por exemplo) e também pela 1ª e 2ª Guerra Mundial.

Para te ajudar a conhecer mais dessa HQ, separamos as 8 histórias que mais nos impactaram. De maneira geral o material é de altíssimo nível, mas essas 8 narrativas acabaram se destacando bastante! Vamos lá?

As Guerras de Wallace Wood - O Ultimato (3)

“A Resistência Final de Custer” mostra um histórico confronto com os índios Sioux na HQ As Guerras de Wallace Wood

Hugnam!” foi a primeira história que se destacou das outras. Ela mostra, de uma maneira bem melancólica, a evacuação de tropas daquela que é hoje a segunda maior cidade da Coreia do Norte.

A narrativa se desenvolve mostrando as desventuras de um pequeno cachorrinho que fica no local.. Uma trama que foi feita para nos fazer refletir bastante.

Em “A Resistência Final de Custer” Harvey Kurtzman e Wallace Wood entregam uma das tramas mais sangrentas da coletânea. Acompanhamos a famosa invasão de um campo de índios Sioux promovida pelo General Custer (1839-1876). A “Batalha de Little Bighorn”, como o evento é conhecido, é narrada por um desesperado soldado que não compactua com as ideias do general.

Conforme os índios avançam e ganham terreno, vamos sentindo o desespero tomar conta de nosso protagonista.. Simplesmente assustador.

As Guerras de Wallace Wood - O Ultimato (2)

“Iwo Jima” é uma das narrativas mais interessantes da HQ As Guerras de Wallace Wood

“Iwo Jima” é uma das histórias didáticas que estão presentes nessa coletânea. A narrativa nos dá uma aula de história sobre o local que ficou marcado pela famosa “Batalha de Iwo Jima” que ocorreu na 2ª Guerra Mundial. A obra critica duramente a inutilidade da guerra e nos mostra que muitas vezes estamos lutando por algo que ninguém queria antes.

“Decida seu Lado” é uma história que se passa durante a Guerra Civil americana e mostra um senhor que só queria seguir sua vida sendo incitado a praticar violência contra soldados. A trama apresenta uma frase marcante, “a violência é plantada”, que a resume de forma brilhante.

As Guerras de Wallace Wood - O Ultimato (4)

Os efeitos da guerra são sentidos em uma cidade na trama “Um Bebê” da HQ As Guerras de Wallace Wood

A próxima trama que nos cativou se chama “Um Bebê”. A história mostra a vida de uma família no meio da guerra e como a aparente tranquilidade é quebrada por eventos catastróficos.

O foco é na rotina do menino Ok-Dong com sua mãe e avô e o começo da história contrasta demais com o final.. Impossível não se emocionar.

“Bomba Atômica” é uma história tão famosa e interessante que inclusive dá nome à coletânea americana (Atom Bomb and Other Stories) equivalente a publicada pela Skrypt no Brasil. Lançada originalmente em 53, a curta narrativa chocou por mostrar a bomba atômica pela perspectiva de quem estava no solo – visão incomum para a época.

Acompanhamos uma senhora japonesa que está respondendo a uma carta e recordando os recentes eventos causados pela bomba.. Impossível não lembrar do mangá Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa (que também traz uma forte narrativa sobre o trágico evento) e da jornada das pessoas afetadas pela destruição.

As Guerras de Wallace Wood - O Ultimato (6)

Cena de abertura da história “Bomba Atômica” da HQ As Guerras de Wallace Wood

“Julgamento por Combate” é uma das mais cativantes histórias da coletânea. Ainda que tenha o poder de gerar grandes reflexões, ela nos diverte por abordar a ideia de que o mais forte (ou seja, quem ganha um combate) é o certo e tem a justiça do seu lado. Vemos um brutal julgamento por combate que acontece por conta de um assassinato.

A trama se desenrola com bastante ação (e belos quadros) mas seu final nos mostra que para o cavaleiro vencedor parecer certo é mais importante do que estar certo.. Um plot twist inesperado que ressignifica toda a história. Tipo de conto que merece ser lido duas vezes em sequência!

Fechando a nossa lista, temos “O Albatroz”. Essa é mais uma das histórias didáticas que estão presentes na edição. Ela mostra um dia na rotina de resgate de um hidroavião. Danklefs é novo nessa rotina e vai descobrir – logo no seu primeiro dia – que para estar na tripulação de um hidroavião é necessário ser aviador e também marinheiro.

A edição é recheada de curiosidades interessantes sobre a operação do gigantesco meio de transporte! Vale lembrar que Wallace Wood foi da Marinha e da tropa paraquedista americana – o que certamente ajudou a dar uma carga de realidade adicional nos seus trabalhos relacionados à guerra.

As Guerras de Wallace Wood - O Ultimato (5)

“Julgamento por Combate” traz belos quadros de confronto entre dois cavaleiros

As Guerras de Wallace Wood é uma coletânea que vai agradar em cheio os fãs de boas histórias de guerra e narrativas curtas. Cada história tem muito significado e ele se estende muito além de uma “aventura simples”. Honestamente, uma das melhores publicações de guerra que tive o prazer de ler!

Quer conferir uma história de guerra feita no Brasil? Confira nosso review da HQ O Elísio Uma Jornada ao Inferno de Renato Dalmaso

Avaliação: Excelente!

Compre As Guerras de Wallace Wood clicando na capa abaixo! .

As Guerras de Wallace Wood - O Ultimato Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade