Ultimato do Bacon

Conheça a HQ Blazing Combat, Combate Inglório de Archie Goodwin!

Em 9 de Fev de 2022 4 minutos de leitura
Conheça a HQ Blazing Combat, Combate Inglório de Archie Goodwin (4)

As HQs de guerra americanas estavam prontas para dar seu próximo passo e se tornarem mais realistas quando a publicação Blazing Combat surgiu em 1965. Chamada no Brasil de Combate Inglório, a publicação continha roteiros de Archie Goodwin e um formato de antologia que explorava diversas guerras históricas diferentes. 

Os desenhistas eram grandes artistas do mercado e além das belas capas de Frank Frazetta, tínhamos nomes como Alex Tooth, Gene Colan e Wally Wood trabalhando nas belas artes internas. Infelizmente a excelente publicação contou com apenas 4 números.

Entre as imensas dificuldades enfrentadas estava o boicote sofrido pelo exército dos EUA e por diversos lojistas. Combate Inglório de Archie Goodwin não tratava a guerra como sendo um local para busca de glórias.

As histórias mostravam a realidade do front e estavam mais preocupadas em mostrar os danos psicológicos que muitos soldados sofriam do que “romantizar” os confrontos armados.

Conheça a HQ Blazing Combat, Combate Inglório de Archie Goodwin (5)

“Consequências” de Archie Goodwin com arte de Angelo Torres é um dos melhores contos da extinta  Blazing Combat – chamada de Combate Inglório no Brasil

Índice

A Causa dos problemas enfrentados pela HQ Blazing Combat, Combate Inglório de Archie Goodwin!

Segundo os próprios James Warren e Archie Goodwin, a Blazing Combat era uma HQ de guerra que visava se posicionar contra a guerra. O teor das histórias é assustadoramente realista e os contos mostram soldados destroçados –  psicológica ou fisicamente- por ações ocorridas em combate.

Os problemas começaram com a excelente história “Paisagem” – lançada na segunda edição da publicação. A história retrata a vida de um vietnamita que estava cansado das constantes trocas de poder no seu país e só queria cultivar seu arrozal em paz. 

Essa agitação “anti guerra” provocada pela HQ veio um pouco antes do tempo certo.. Vale lembrar que os EUA já estavam engajados com a chamada “Guerra do Vietnã” e – até ali – a guerra não sofria a rejeição que veio a sofrer nos anos posteriores.

O posicionamento das histórias, 29 no total (divididas entre as 4 edições lançadas), fez com que lojistas e distribuidores (o próprio exército entre eles) boicotassem a excelente revista, que viu seu fim em 1966 sem chegar a grande parte do seu público-alvo.

Conheça a HQ Blazing Combat, Combate Inglório de Archie Goodwin (3)

“A Longo Prazo” de Archie Goodwin e Gray Morrow é um dos melhores contos da HQ Combate Inglório (Blazing Combat)

Os melhores contos da HQ Blazing Combat, Combate Inglório de Archie Goodwin!

Os 29 contos escritos por Archie Goodwin para essa publicação são especiais. Temos histórias que se passam em diversas guerras diferentes (1ª Guerra, 2ª Guerra, Guerra da Coréia, Guerra do Vietnã e outras!) e retratam muitas situações distintas: combates navais, combates aéreos, combate em fronts de batalha e em trincheiras e até pilhagens ilegais praticadas por soldados.

A variedade das histórias é assustadora e a sensação é que as tramas não tinham uma fórmula específica – até o “susto” final (característico em histórias curtas) era eventualmente substituído por outro recurso.

Dentro dessas 29 pérolas, podemos destacar 5 histórias diferentes que retratam bem a genialidade e a variedade da publicação:

1- “Consequências” – Esse conto nos mostra dois soldados que estão em lados opostos da guerra civil americana. Após um primeiro embate, eles se unem para enterrar o corpo do companheiro de um deles para prevenir que porcos selvagens se alimentem do falecido. Poderia essa aliança perdurar?

2- “A Longo Prazo” – O conto nos transporta para o Dia D e acompanha uma unidade de fuzileiros que precisa derrotar uma unidade japonesa que possui temidos morteiros. Wayne, capitão da unidade, parece insatisfeito com suas ordens.. Seria ele capaz de observar e entender o quadro geral da guerra?

Conheça a HQ Blazing Combat, Combate Inglório de Archie Goodwin (1)

Archie Goodwin e Joe Orlando se unem para mostrar o primeiro encontro de um soldado com o inimigo em Combate Inglório de Archie Goodwin

3- “Paisagem” – Podemos dizer que esse é o “conto da discórdia”. Esse conto escancara que a revista Blazing Combat disposta a olhar a guerra de um jeito diferente. A história acompanha um fazendeiro vietnamita que só quer que ele e sua vila sejam deixados em paz. Os constantes conflitos e mudanças de poder mostram para ele que, quer ele queira quer não, a guerra chega até para os que não querem se envolver…

4- “Frente a Frente” – Essa história mostra para um soldado que participou da invasão de Cuba que o combate corpo a corpo pode dar uma nova visão para ele de como a guerra funciona. A diversão de atirar em inimigos que estão posicionados no horizonte logo dá lugar a uma outra visão do combate nessa que é uma das tramas mais viscerais da HQ.

5- “Mantendo a Posição” – Um soldado novato chega às trincheiras em 1953 na guerra da Coréia. Sua ordem é manter sua posição. Os horrores vistos, em pouco tempo, mudam completamente o comportamento e a mentalidade desse soldado que passa a proteger as trincheiras de forma obssessiva.

Vale destacar que as 29 histórias curtas da extinta Blazing Combat são incríveis. Destaquei aquelas que me causaram maior impacto e que me fizeram olhar de uma forma diferente para a guerra – o que não quer dizer que as outras histórias não tiveram também um grande impacto!

Conheça a HQ Blazing Combat, Combate Inglório de Archie Goodwin (2)

a brutalidade com presos de guerra também é abordada na HQ Combate Inglório de Archie Goodwin

Quer um outro olhar com uma “pitada” mais sobrenatural sobre a guerra? Confira nosso review sobre a lendária HQ “O Mistério e a Loucura do Terror em Combate” (Weird War Tales)

Vale a pena ler a HQ Blazing Combat, Combate Inglório de Archie Goodwin ?

É sempre importante vermos outros olhares sobre assuntos cotidianos – e infelizmente a guerra é um assunto do nosso cotidiano. Blazing Combat, mesmo depois de tantos anos, continua sendo um material importante pela sua história e pelos contos que retrata.

A visão dos pequenos contos da HQ é muito realista e encaixaria bem em qualquer publicação de antologia atual, dada a profundidade que suas histórias apresentam.

Combate Inglório de Archie Goodwin foi lançado no Brasil apenas em 2011, em uma bela publicação da pela Gal Editora que compila as 4 edições originais. A versão nacional traz textos que contam a jornada da publicação americana de forma esclarecedora e ainda traz uma ótima entrevista com o próprio Archie Goodwin (o roteirista de todas as 29 histórias). 

Sem rodeios? Combate Inglório de Archie Goodwin é uma edição que merece ser lida pelos fãs de histórias de guerra e pelos que adoram uma boa história sobre o mercado de quadrinhos!

Compre Combate Inglório de Archie Goodwin clicando na capa abaixo! 

Conheça a HQ Blazing Combat, Combate Inglório de Archie Goodwin Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade