Ultimato do Bacon

Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa – O Ultimato

Em 10 de Fev de 2022 5 minutos de leitura
Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa – O Ultimato (1)

Este ultimato será diferente pois coincidência tanto eu (D’Artagnan Deliberto – @dartnerd) quanto o Lucas Souza estávamos lendo a magnifica obra de Keiji Nakazawa então decidimos escrever sobre Gen Pés Descalços a quatro mãos.

Quando o assunto é Segunda Guerra Mundial logo vem à mente diversos filmes, séries e quadrinhos que remetem ao principal palco deste conflito a Europa, mas esquecemos que o conflito foi em escala global e pouco se fala por aqui na guerra que aconteceu no pacífico mais especificamente no Japão.

Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa – O Ultimato (2)

Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa é uma obra marcante que mostra os efeitos devastadores da bomba atômica

Índice

Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa – O Ultimato

Hadashi no Gen ou Gen Pés Descalços é um registro autobiográfico do autor, que retrata por meio deste mangá sua história como um dos sobreviventes da bomba de Hiroshima. Publica originalmente na década de 70 e por aqui entre 1999/2001 e 2011/2016.

Keiji Nazawa nasceu em 1939, em 1961 se mudou para Tóquio onde começou a trabalhar com mangás sendo Gen Pés Descalços sua obra mais famosa. Em 2009 se aposentou devido a problemas na visão e nos deixou em 2012 vítima do câncer de pulmão.

A obra narra a trajetória da família Nakazawa e tem como protagonista Keiji ou Gen seu alter-ego (que tinha apenas 6 anos de idade) pouco antes da explosão da bomba atômica em Hiroshima em 1945 levando ao fim da guerra e a rendição do Japão até os anos que se seguem.

Vale salientar que o próprio autor confirmou que a forma como Gen sobrevive a bomba retrata fielmente a forma como ele próprio sobreviveu. Segundo o autor, muitas passagens foram tiradas de experiências pessoais enquanto outras foram histórias que ele ouviu de outros sobreviventes e conhecidos.

É possível acompanhar a reconstrução da cidade e do país, mas isso não se deu de forma fácil a obra possui várias passagens marcantes que irão fazer o leitor rir e chorar.

Curiosidade para o leitor: A obra foi publicada no Brasil em dois formatos pela Editora Conrad. O primeiro, de 2001, traz a obra “resumida” em apenas 4 volumes. Essa versão é idêntica a versão lançada nos EUA e, além de resumir a obra, ela transforma a leitura em leitura ocidental. A versão lançada entre 2011 e 2016 é a completa e conta com 10 volumes que trazem toda a obra de Keiji Nakazawa.

Se você gosta de mangás sobre a 2ª Guerra, não deixe de conhecer Adolf de Osamu Tezuka!

Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa 1

O protagonista precisa salvar sua mãe em meio as chamas causadas pela bomba no mangá Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa

Momentos marcantes do mangá Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa

Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa é uma obra emocionante e temos diversos momentos que marcam o leitor por motivos completamente diferentes: frases filosóficas ditas pelo pai de Gen, mostras recorrentes de superação dadas pelo próprio protagonista, a ganância humana sendo retratada de forma assombrosamente realista, a exposição do ambiente político do pós-guerra e os momentos de terror que se passam logo depois da queda da bomba. É importante destacarmos isso para que se tenha noção da genialidade da obra!

É impressionante como o traço menos detalhista de Keiji Nakazawa consegue marcar e chocar pela força da história. Temos muitas cenas de violência e horror que contrastam com a bondade e o otimismo do protagonista. Gen dá uma lição de vida para os que estiverem dispostos a ler a obra com atenção e seus momentos de descontração com amigos e outros sobreviventes mostram que sempre há esperança!

Vale destacar alguns tópicos que tornam a obra especial:

  • A morte de alguns parentes de Gen por conta da bomba atômica: Gen é um personagem extremamente empático que tenta o tempo inteiro agradar os que estão ao seu redor enquanto mostra sua visão de mundo (que evolui muito no decorrer da HQ). Ver um garoto bom com Gen sofrer a perda de parentes de forma tão cruel como a que é retratada no mangá é de partir o coração…
  • A falta de comida e a ganância humana: poucas vezes vimos o pós-guerra tão bem retratado em alguma obra. A história de Gen e sua família se torna ainda mais difícil após a guerra por conta dos preconceitos sofridos pelo personagem e pela falta de comida. Essa passagem é, inclusive, uma das mais intensas pois mostra o desespero do protagonista para se alimentar.
  • A relação com os corpos dos mortos: não demorou muito para que os sobreviventes da bomba atômica percebessem que essa não era uma bomba normal. E logo surgiu um “boato” de que comer crânios em pós poderia curar as doenças e recuperar os moribundos. Além disso ainda vemos corpos de mortos servindo como souvenirs e sendo carregados por famílias que queriam relembrar seus entes queridos.

Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa – O Ultimato (2)

O momento da queda da bomba atômica é mostrado no mangá Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa

  • A representação histórica: Keiji Nakazawa faz questão de nos mostrar todo o cenário do Japão antes e depois da bomba atômica. Ele nos dá detalhes sobre a relação dos japoneses com os coreanos (que sofriam preconceito e punições após a ocupação japonesa do país vizinho), fala da educação dada aos japoneses e das ordens do Imperador (o que criava os temidos kamikazes), relata todo o processo de rendição e nos mostra, em detalhes, como passou a ser gerenciado o Japão após a derrota na 2ª Guerra.
  • A história de outros sobreviventes: Gen cruza o caminho de muitas pessoas no decorrer do mangá. Sempre com o intuito de ajudar e ser útil, o personagem acaba conhecendo (e nos mostrando) outros relatos de sobreviventes que são marcantes. Dentre eles vale destacar a jornada de Seiji, um homem que perde muito dos movimentos por conta da bomba e é maltratado pela família do irmão, e dos órfãos da guerra – jovens que precisam roubar para sobreviver e ainda precisam lutar contra o vício de drogas e o aliciamento feito própria Yakuza, que passou a ver nesses jovens uma “arma” para reerguer seus negócios.

Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa é um retrato emocionante que mostra o melhor e o pior do ser humano em um cenário que, infelizmente, é real.

Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa – O Ultimato (3)

As consequências da bomba atômica são devastadoras e são mostradas em detalhes na obra de Keiji Nakazawa

Porque ler Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa?

O mangá mostra de perto os horrores causados pela guerra pela ótica de quem os vivenciou na pele. A obra se destaca por não ser maniqueísta e mostrar que todos os lados envolvidos na guerra estão errados: vemos os americanos humilhando os japoneses, os japoneses humilhando os coreanos e mais. Infelizmente, parece que apenas o lado perdedor se preocupa com as consequências da guerra.

No meio disso, vemos Gen encarnar, ao longo da história, a fé, a esperança inabalável, a lealdade, a bravura e a diligência. Nakazawa morreu acreditando que sua obra tem o poder de prevenção para que ninguém em lugar nenhum do mundo pudesse passar o que ele passou. Esperamos que ele esteja certo!

Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa – O Ultimato (1)

Em 1983 um filme animado baseado na obra de Keiji Nakazawa foi lançado

A obra já foi publicada em diversos países, possui uma ópera e até uma animação feita em 1983. A edição completa, com 10 volumes, mostra uma história avassaladora até o seu 6º volume – quando o personagem ainda está lidando com as consequências diretas da guerra.

Após esse ponto a história tende a se tornar um pouco repetitiva e vemos o protagonista seguir sofrendo por conta dos efeitos tardios da bomba (sejam eles sociais ou relacionados a saúde). Mesmo assim, a obra segue envolvente e emocionante até seu fim.

Não deixe de conhecer outra grande obra sobre a 2ª guerra: Maus de Spiegelman

Avaliação: Impecável!.

Compre Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa clicando na capa abaixo! .

Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa – Comprar


Créditos:
Texto: D’Artagnan Deliberto – @dartnerd e Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka - O Ultimato (2)

O Livro dos Insetos Humanos de Osamu Tezuka – O Ultimato

30 de Set de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade