Ultimato do Bacon

A Lenda de Musashi de Mamoru Sasaki e Goseki Kojima – O Ultimato

Em 9 de Nov de 2023 4 minutos de leitura
A Lenda de Musashi de Mamoru Sasaki e Goseki Kojima Capa

A jornada do maior samurai do Japão ganha no mangá A Lenda de Musashi de Mamoru Sasaki e Goseki Kojima uma nova interpretação que dá mais foco nos eventos marcantes que fizeram parte do “caminho da espada” do personagem. A luta com Kojiro, o confronto mental com Sekishusai, a adoção do filho, a criação do seu próprio estilo e alguns dos principais ensinamentos do livro “O Livro dos Cinco Anéis” (ou Go Rin No Sho) escrito pelo espadachim estão presentes nessa versão quadrinizada de sua vida.

A Lenda de Musashi de Mamoru Sasaki e Goseki Kojima foi originalmente lançado em 1985 e chegou ao Brasil em 2023 pelas mãos da Editora Pipoca e Nanquim – que também publicou Miyamoto Musashi de Shotaro Ishinomori (um outro mangá feito por um lendário autor que também fala sobre o maior de todos os samurais).

Dica para o leitor: Kojima é um dos grandes mangakás do Japão e sua fama se construiu justamente em mangás sobre samurais. Confira nossa lista de Os melhores mangás de Goseki Kojima e conheça outros lendários títulos!

A Lenda de Musashi de Mamoru Sasaki e Goseki Kojima (5)

Estratégias de combate ganham os holofotes no mangá A Lenda de Musashi de Mamoru Sasaki e Goseki Kojima

A Trama do mangá A Lenda de Musashi de Mamoru Sasaki e Goseki Kojima

A obra de Mamoru Sasaki e Goseki Kojima foca totalmente na jornada de espadachim de Musashi. Sua vida “pessoal” é abordada de forma periférica e é inegável que os holofotes estão nos combates – principalmente nas táticas de combate. O mangá é recheado de citações ensinamentos que foram retirados de  “O Livro dos Cinco Anéis” que foi escrito pelo próprio samurai. Essas citações são muito bem colocadas em momentos de tensão que estão diretamente relacionados com os ensinamentos propostos pelo protagonista.

O roteiro também mostra muito da peregrinação de Musashi e de seu comprometimento com o “caminho da espada” – em muitos momentos ele parece escolher a opção menos benéfica para si justamente porque quer se testar e se provar ao máximo. 

E nem precisamos dizer que Goseki Kojima (um dos responsáveis por “Lobo Solitário”) entrega uma arte inspirada que representa muito bem as tensões dos confrontos – seus planos abertos com paisagens do Japão deixam a obra lindíssima e sua arte expressiva nos dá uma boa noção do que se passa na cabeça dos personagens. Um bom exemplo é a marcante passagem que mostra um frustrado Musashi tendo que lidar com o surgimento das armas de fogo. Espetacular!

A Lenda de Musashi de Mamoru Sasaki e Goseki Kojima (4)

O lendário samurai japonês mostra sua habilidade nas páginas do mangá A Lenda de Musashi de Mamoru Sasaki e Goseki Kojima

Infelizmente as boas notícias acabam aí. Não sei se o excesso de obras feitas sobre a vida do samurai mais famoso do Japão nos deixou exigentes demais ou se o roteiro de Mamoru Sasaki é realmente pouco inspirado. A sensação é que há muito conteúdo a ser coberto em pouco tempo e isso faz com que as passagens fiquem muito apressadas – o que as torna até incompreensíveis em alguns momentos.

O ponto da trama que mostra Musashi adotando seu filho é um bom exemplo – a decisão parece mal construída ou mal exposta pelo autor e fica uma sensação de aleatoriedade ou arbitrariedade que causa algum incômodo.

Essa obra é de 1985 e pessoalmente não sei o quanto ela foi feita e pensada para quem não conhece Musashi – e aqui é onde mora o verdadeiro perigo da leitura. Para os fãs do personagem, que já leram livros e outros mangás, uma grande contextualização de quem ele é não é muito necessária – afinal conhecemos bem os seus caminhos e origens.

Me pergunto como isso “bate” em um leitor que nada conhece (a não ser o nome) desse personagem histórico: será que essa história corrida consegue gerar apego ou fica aquela sensação de ter lido um “apanhado de fatos” muito bem ilustrados?

O lendário confronto com Kojiro é mostrado em A Lenda de Musashi de Mamoru Sasaki e Goseki Kojima

Me encaixo no grupo de leitores que conhece o samurai e leu bastante sobre ele. Tendo esse background consegui sim aproveitar bastante a leitura – principalmente porque ela retrata passagens que outros mangás não deram foco e isso acabou dando um sabor especial a obra. Independente disso, confesso que o gosto é amargo já que esperava mais de um mangá de samurai que tem Goseki Kojima envolvido.

Apesar disso, reitero que existem muitas passagens marcantes e que realmente são bem reproduzidas e contadas. Um bom exemplo é o confronto com Miyake Gunbei – que usa uma técnica bem interessante para tentar derrotar Musashi. Talvez o foco maior nesses momentos específicos ou uma cobertura menor do ponto de vista temporal tivesse ajudado.. A realidade é que é justamente nesses momentos específicos de combate que a obra brilha e entrega o que tem de melhor!

A Lenda de Musashi de Mamoru Sasaki e Goseki Kojima (2)

O feroz ataque do maior samurai do Japão é mostrado no mangá A Lenda de Musashi de Mamoru Sasaki e Goseki Kojima

A Lenda de Musashi de Mamoru Sasaki e Goseki Kojima é uma leitura interessante que tem tudo para agradar os fãs de Musashi. Infelizmente ela passa longe de realmente brilhar enquanto adaptação da vida do samurai e continuo achando obras como Miyamoto Musashi de Shotaro Ishinomori e Vagabond de Takehiko Inoue mais interessantes nesse quesito.

É inegável contudo que os bons momentos de confronto aliados à arte excepcional de Goseki Kojima fazem a leitura valer a pena. Tenho dúvidas se a obra é capaz de agradar aquelas que não conhecem Musashi justamente por ela falhar em construir uma relação do personagem com o leitor.

Independente das ressalvas, vale dizer que se você gosta de histórias de espadachins mais realistas vale a pena dar uma chance a esse one-shot que conta com pouco mais de 260 páginas.

Mergulhe no caminho da espada com a nossa lista de Melhores Mangás de Samurai

Avaliação: Bom!

Compre A Lenda de Musashi de Mamoru Sasaki e Goseki Kojima Clicando na Capa Abaixo:


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Sex Education (2ª Temporada) – O Ultimato

19 de Jan de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade