Ultimato do Bacon

Miyamoto Musashi o personagem muito além do mangá

Em 5 de Mai de 2021 2 minutos de leitura
Miyamoto Musashi o personagem muito além do mangá 2 (1)

A Arte da Guerra de Sun Tzu é uma obra muito famosa quando o assunto é estratégia aplicada em qualquer área principalmente do ponto de vista empresarial.

Outra obra de igual relevância, mas pouco falada é “O Livro dos Cinco Anéis” de Miyamoto Musashi, um clássico da estratégia oriental. Ganhei esse livro de um grande amigo e que acabou ficando por anos naquela famosa pilha de leitura, até que o li no início deste ano de 2021.

Mas o que me chamou a atenção foi o nome do autor Musashi, este nome ficou em minha mente por dias até que me lembrei da onde havia visto este nome, sim claro como não do Mangá Vagabond.

A partir daqui fui pesquisar sobre o autor, e ao contrário do que se pensa, Miyamoto não é um simples personagem de quadrinhos. E sim, um samurai que viveu no Japão entre 1584 e 1645, um mestre na arte militar. Também se destacou na arte da caligrafia, escultura em madeira, poesia e pintura, sendo seu primeiro confronto aos 13 anos contra o espadachim Arima Kihei.

Miyamoto Musashi o personagem muito além do mangá

Musahi terminou de escrever em 1645 o livro Gorin No Sho, mais conhecido como “O Livro dos Cinco Anéis”. Os cinco anéis são uma alusão os elementos primordiais, água, fogo, ar, terra e vácuo. O livro reflexe a filosofia do samurai e suas estratégias que podem ser adotadas por qualquer pessoa.

Miyamoto Musashi o personagem muito além do mangá 2 (1)

Sua figura é reverência em seu país de origem o Japão, sua trajetória já foi explorada em diversas mídias como filmes, destaque para “Musashi Trilogia Samurai” interpretado por Toshiro Mifune, no filme de 1954 dirigido e escrito por Hiroshi Inagaki. Venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro na edição de 1955, na televisão Takuya Kimura, interpretou o samurai na série de 2014.

Na literatura temos “Musashi” é o mais famoso romance épico japonês do século XX, com cerca de 120 milhões de exemplares vendidos no mundo. Escrito por Eiji Yoshikawa, esta obra pode ser encontrada em 3 volumes.

Miyamoto Musashi o personagem muito além do mangá 2 (1)Musashi por Eiji Yoshikawa

No quesito animação temos “The Dream of the Last Samurai”, que conta a história do samurai errante , lançado em 2009 e dirigido por Mizuho Nishikubo.

E por fim, temos a obra em quadrinhos Vagabond onde Musahi é protagonista deste mangá escrito e desenhado por Takehiko Inoue, que conta a viva deste lendário samurai.

No Brasil, foi publicado pela editora Conrad entre 2001 e 2006 com 45 edições. Posteriormente pela editora Panini a partir de 2016, com 37 edições até agora.

Miyamoto Musashi o personagem muito além do mangá 3

O que prova que os quadrinhos, mangás, além de trazer lazer e diversão , também é uma fonte inesgotável de cultura e conhecimento.

Curte mangás? Confira também os melhores mangás de Akira Toriyamaos melhores mangás de Osamu Tezuka, a lista de melhores mangás shoujo e melhores mangás já publicados no Brasil, além de outras matérias e guias de HQs!

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!! 


Créditos:
Texto: D’Artagnan Deliberto – @dartnerd
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade