Ultimato do Bacon

A História de Joe Shuster de Julian Voloj e Thomas Campi – O Ultimato

Em 9 de Set de 2021 3 minutos de leitura
A História de Joe Shuster de Julian Voloj e Thomas Campi

Todas as indústrias possuem histórias que acontecem por trás dos bastidores. Algumas dessas histórias são tão poderosas e inspiradoras que podem ser comparadas com o produto final.

É o caso da história contada na HQ biográfica A História de Joe Shuster de Julian Voloj e Thomas Campi. Shuster, para os que não sabem, é um dos criadores do Superman e o super-herói,criado ao lado de Jerry Siegel, mudou os rumos da indústria de quadrinhos.

The Joe Shuster Story: The Artist Behind Superman, A História de Joe Shuster: O Artista por trás do Superman em português, chegou ao Brasil em 2018 (mesmo ano do lançamento nos EUA) pela editora Aleph. A HQ possui 192 páginas e é recheada de extras que tangibilizam a história contada.

Dica para o leitor: Julian Voloj fez uma extensa pesquisa e a HQ é realmente biográfica. Vale salientar contudo que o autor deixa claro que tomou liberdades criativas em alguns momentos – segundo o mesmo nada que alterasse a história mas o suficiente para dar fluidez em alguns momentos. 

A História de Joe Shuster de Julian Voloj e Thomas Campi

A criação do Superman está ligada às experiências de vida contadas na obra A História de Joe Shuster de Julian Voloj e Thomas Campi

O Que Esperar da HQ A História de Joe Shuster de Julian Voloj e Thomas Campi

Voloj e Thomas Campi entregam um trabalho emocionante e muito bem feito na HQ que reconta a vida de um dos criadores do Superman.

A trama acompanha a vida de Joe Shuster e retrata os momentos icônicos da vida do desenhista: desde a infância humilde passando pela amizade com Jerry Siegel, o começo nos quadrinhos, a criação do Homem de Aço e a batalha pelos direitos do herói com a DC Comics.

A história possui um clima leve e reconta a história da criação das HQ´s como conhecemos hoje. Personagens famosos como Besouro Azul, Shazam, Capitão América e outros desfilam nas HQ´s ao lado de personalidades como Stan Lee, Bob Kane, Bill Finger e outros criadores e nomes famosos da indústria.

O desejo dos autores, Siegel e Shuster, de trabalhar com comics é o grande motor da trama (até a metade pelo menos) e acredito que exista uma grande lição nessa história mas vou deixar você, leitor, encontrá-la sozinho 😉

A História de Joe Shuster de Julian Voloj e Thomas Campi

A primeira versão do Superman abrilhanta as páginas de A História de Joe Shuster de Julian Voloj e Thomas Campi

Podemos dizer que a HQ é dividida em dois grandes momentos: a busca dos autores por espaço no mercado de quadrinhos (para eles e para sua criação icônica) e a briga pelos direitos autorais do personagem que criaram.

Existem histórias que escutamos nos grupos e nas conversas sobre comics (o litígio dos criadores com a DC é famoso) mas é importante sabermos detalhes para podermos emitir uma opinião válida – como foram vendidos os direitos, como a briga começou e mais. Tudo isso está muito bem documentado na obra de Voloj e posso dizer que os detalhes deixam a história ainda mais triste. Saber que Shuster chegou a morar na rua é de partir o coração de qualquer leitor.

A trama é muito mais do que só a história dos criadores. É a história do mercado de quadrinhos, que muda completamente após a criação do Superman. Vemos, em diversos momentos, criadores comentando sobre a revolução que a dupla fez ao criar um novo gênero.

O bacana é que no meio disso tudo conseguimos entender mais as inspirações para os nomes Lois e Clark e para o meio jornalístico – que desde o começo povoa as histórias do Superman.

A História de Joe Shuster de Julian Voloj e Thomas Campi

A História de Joe Shuster de Julian Voloj e Thomas Campi mostra a criação do gênero de super-heróis

Além de um roteiro inspirado, que prende o leitor do começo ao fim, a biografia em quadrinhos de Joe Shuster ainda conta com a arte de Thomas Campi – que é simplesmente perfeita para a obra. O artista dá um tom clássico à obra (em cores e em traços) e transforma a leitura em uma verdadeira viagem no tempo. 

A História de Joe Shuster de Julian Voloj e Thomas Campi mostra aos leitores que a criação do Superman não foi uma história que surgiu da noite para o dia e foi sim uma história trabalhada com empenho e dedicação pela dupla. A criação da indústria, as rixas entre autores, o alerta sobre contratos e direitos autorais.

A obra possui muitos pontos que a tornam interessante e necessária mas talvez a maior delas seja a constatação de que os autores do Superman não são assim tão diferentes do seu incrível personagem.

Quer conhecer grandes HQ´s do Azulão? Confira nossa lista de Melhores HQ´s do Superman!

Avaliação: Excelente!.

Compre A História de Joe Shuster clicando na capa abaixo! .

A História de Joe Shuster de Julian Voloj e Thomas Campi


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade