Desde o Renascimento da DC tivemos o retorno de Wally West – o Flash preferido de muita gente! A vida do sobrinho de Barry Allen, infelizmente, não tinha evoluído muito desde o seu retorno e vimos o herói nas páginas das HQ´s de Flash e Titãs ainda bem perdido com suas memórias de eventos e pessoas que não se lembram dele ou nem existem. A Guerra do Flash começa a mudar essa história!

A Panini Comics acabou de lançar no Brasil “Flash” Vol.8 que é a HQ que mais dá andamento ao drama de Wally até o momento. A edição reúne o arco Guerra do Flash (Flash War no americano) que saiu originalmente em “The Flash” #46 – #51.

A Guerra do Flash da DC Comics 1

Wally West e Barry Allen se enfrentam em A Guerra do Flash da DC Comics

A História da Guerra do Flash

Os leitores mais antigos da DC Comics vão achar as edições que compõem o arco Guerra do Flash extremamente nostálgicas uma vez que o grande arquiteto do evento é o vilão Hunter Zolomon – o Flash Reverso que deu tanto trabalho para Wally na época que Geoff Johns estava a frente da revista do Velocista Escarlate. Zolomon arquiteta um plano que mexe com as memórias de Wally fazendo com que ele comece a se lembrar de forma mais latente de tudo aquilo que perdeu: Impulso, seus filhos, seu relacionamento com Linda, seu tempo com a Liga da Justiça, sua história com os Titãs, Max Mercúrio… Tudo aparece de alguma forma e tem papel relevante no confronto que vem a seguir.

O Flash Reverso convence Wally West de que seus filhos estão presos na força de aceleração e que ele precisa libertar todos que estão lá destruindo sua conexão com essa força e até mesmo a própria força. Não ajuda o fato de ele descobrir que seu mentor Barry Allen já sabia de muito mais desse passado perdido do que ele imaginava e que inclusive trabalhou com o Batman para tentar resolver esse mistério (na excelente “O Botton”).  O conselho de Zolomon aliado a sua decepção com o mentor que o deixou de fora dos eventos deu lugar a atitudes que colocaram o Universo DC inteiro em risco.

A Guerra do Flash da DC Comics 2

Wally West, Barry Allen e o Kid Flash enfrentam ameaças em a Guerra do Flash da DC Comics

A saga Guerra do Flash, que já é interessante pela nostalgia e por ter Wally no centro dos eventos, se supera ao mostrar quão poderoso um Flash pode ser e vemos a Liga da Justiça sendo ineficiente ao tentar impedir o confronto dos dois heróis que se enfrentavam pelo globo terrestre. É divertido ver a escala de força e velocidade que Wally e Barry possuem e a publicação não deixa dúvidas de que ter um Flash como inimigo pode ser um problema.

Zolomon faz um retorno extremamente bem sucedido e nos faz relembrar porque ele é um dos Flash Reversos mais temidos de todos. A loucura do personagem alcança novos patamares enquanto ele tenta “assumir” o manto do herói. É bom demais ver um vilão tão interessante voltar em uma boa história com seu visual clássico.

A Guerra do Flash da DC Comics 3

Hunter Zolomon exibe seu visual clássico ao lado dos uniformes dos filhos de Wally em a Guerra do Flash

Guerra do Flash é indispensável para aqueles que são fãs de Wally West e da cronologia da DC Comics. É muito bom vermos momentos marcantes da editora darem as caras em uma HQ com uma história impecável. O final da edição ainda é um excelente prólogo para o evento “Heroes in Crisis” de Tom King (saiba mais clicando aqui) e faz a história de Wally West finalmente sair do lugar. Vale destacar também que é raro vermos um vilão ser tão relevante em um arco quanto Zolomon é em Guerra do Flash – uma boa história de heróis não é nada sem um ótimo vilão, certo? Vale a pena conferir a edição para acompanhar a evolução da história de Wally mesmo que você não esteja acompanhando a série do Velocista Escarlate!

Quer conferir outras grandes histórias que mexem com a cronologia da DC? Confira nossa matéria sobre Armageddon 2001 e ouça nossos podcasts sobre o Relógio do Juízo Final!

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais notícias e reviews sobre HQ´s!


Créditos:

Texto: Lucas Souza

Imagens: Reprodução

Edição: Alexandre Baptista

Texto publicado originalmente em 17 de junho de 2019. Atualizado em 22 de abril de 2020.

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!