Ultimato do Bacon

5 Filmes com Loop Temporal

Em 24 de Mai de 2021 4 minutos de leitura
Filmes com loop temporal são bem diferentes de filmes com viagens no tempo. Ainda que em alguns filmes de viagem no tempo as pessoas escolham voltar para o mesmo dia para alterar seu futuro, os personagens do loop temporal têm menos autonomia, estando presos em um mesmo dia infinitamente, normalmente até que aprendam uma lição de vida.

Lembrando que essa lista (assim como as demais) é feita inteiramente com base nas experiências e gostos dos nossos redatores. Sentiu falta de algo? Converse conosco nas nossas redes sociais.

Índice

Quais são os filmes com loop temporal

1 – Feitiço do Tempo de Harold Ramis (Groundhog Day, 1993)

Talvez o filme mais famoso do gênero e um dos mais aclamados, Feitiço do Tempo mostra como o arrogante repórter Phill Connors (Bill Murray) acaba ficando preso no “pior dia de sua vida” ao ter que reportar o Dia da Marmota de uma pequena cidadezinha.

Quando percebe que não pode deixar a cidade e que sempre será 2 de fevereiro, Phil passa realizar feitos caóticos pela cidade, sem temer as consequências. Eventualmente, a percepção de que está sozinho começa a tomar conta dele, e ele começa seus esforços para tentar escapar do loop temporal.

Além da atuação incrível de Murray, esse filme se tornou um marco, entrando para o Registro Nacional de Filmes.

2 – Nu de Michael Tiddes (Naked, 2017)

Nesta comédia, Marlon Wayans vive o professor Rob Anderson que ao ter seu casamento atrapalhado, recebe uma segunda chance de Deus (ou assim ele acredita) ao ser colocado num loop temporal de uma hora, tempo entre acordar nu no elevador de um hotel e o toque dos sinos da igreja onde iria se casar.

Nesse caso, além da busca metafórica por algumas questões pessoais, Rob também precisa enfrentar outros obstáculos e reunir todas as peças que atrapalharam seu casamento em primeiro lugar.

Ainda que sem a participação usual de seu irmão Shawn, Marlon mostra que seu brilho é o suficiente para carregar este filme, entregando uma comédia bem divertida e com momentos hilários.

3 – The Map of Tiny Perfect Things de Ian Samuels (2021)

Mark (Kyle Allan) está preso num loop temporal há o que sua própria narração descreve como milhares de dias, tendo decorado o dia a dia da cidade. Enquanto tenta conquistar uma garota usando esses conhecimentos, ele é atrapalhado por Margaret (Kathryn Newton), que ele percebe estar presa no mesmo loop temporal.

Desesperado por companhia, ele a procura e eventualmente eles se tornam amigos. Eles resolvem então procurar uma forma de romper o loop e decidem tentar criar um mapa com todos os “pequenos momentos perfeitos” que acontecem ao longo do dia.

Assim como os demais filmes dessa lista, as aventuras dos jovens são o maior diferencial desta trama, visto que filmes de loop temporal eventualmente exigem uma grande busca interna e um crescimento pessoal para que o loop finalmente seja rompido.

.
 

4 – A Morte te Dá Parabéns de Christopher B. Landon (Happy Death Day, 2017)

A Morte te Dá Parabéns tem roteiro de Scott Lobdell e é dirigido por Christopher B. Landon.

Vendido de maneira equivocada, o que parece ser um filme B de terror slasher, recheado de jump scare é muito mais um filme de humor negro calcado no loop temporal.

Na trama, Tree Gelbman (Jessica Rothe) é a típica patricinha fútil e metida universitária americana. Só que ser assassinada, no dia de seu aniversário, muda tudo.

Pra começar, após “morrer”, ela acorda em sua cama e revive o dia de sua morte / aniversário. A partir daí, espere muitos, muitos, muitos mesmo easter eggs e referências a filmes dos gêneros – tanto de terror slasher como a franquia Pânico (Scream); quanto viagem e loop temporal como De Volta Para o Futuro (Back to the Future) e O Feitiço do Tempo (Groundhoug Day).

Um filme totalmente despretensioso que, se assistido com a intenção correta, pode até se tornar um de seus favoritos!

5 – ARQ de Tony Elliott (2016)

arq da netflix é um dosmais legais filmes com loop temporal

ARQ (2016), escrito e dirigido por Tony Elliott é um excelente exemplo de cinema. Realizado com pouco orçamento, o filme se baseia em seu ótimo roteiro, nas atuações e nos ângulos de câmera para convencer o espectador de sua proposta. E consegue, magistralmente.

Na trama, Renton (Robbie Amell) acorda ao lado de sua namorada Hannah (Rachael Taylor) após um pesadelo… para perceber que seu dia está se encaminhando para a realização do sonho ruim – que termina com o rapaz baleado, morrendo.

Mas ao morrer, ele acorda novamente – preso no loop temporal. Confira aqui nossa crítica completa sobre Arq. Com uma trama ágil e muita ação, o grande trunfo do filme é subverter o loop temporal como apenas um artifício da narrativa e inserir o “loop dentro do loop”.

Resumindo, Arq é um daqueles filmes que vale como experiência e quanto menos você souber sobre ele, melhor.

Bônus – Sobrenatural – Lugar Misterioso (Temporada 3, episódio 11)

Nesse episódio da série, Sam acaba preso num loop temporal onde ele revive a mesma terça feira tendo que ver a morte de Dean de maneiras cada vez mais absurdas.

É claro, estamos falando de Sobrenatural, então nada de crescimento pessoal aqui (talvez um pouco) com os irmãos tendo que lidar com mais uma criatura de imenso poder e pouca amizade para com a dupla.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!! 


Créditos:
Texto: João Maia, Alexandre Baptista e Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: João Maia

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade