Ultimato do Bacon

Zorro de Alex Toth – O Ultimato

Em 11 de Jul de 2022 3 minutos de leitura
Zorro de Alex Toth (3)

Procurando uma história clássica de faroeste com um dos personagens mais famosos do mundo? Zorro de Alex Toth é tudo que os amantes de capa e espada podem esperar: fiel ao original e completamente cativante! Vale dizer que a obra é inspirada no antigo seriado da Disney e da TV ABC ( com Guy Williams no papel principal – a série durou 78 episódios entre 1957 e 1959). Todos os elementos queridos pelos fãs estão aqui: Don Diego, Sargento Garcia, Bernardo e muito mais!

Zorro de Alex Toth foi originalmente publicado no Brasil na íntegra em 2022 em uma bela edição da Editora JBraga Comunicação contendo pouco mais de 200 páginas. Essas histórias foram originalmente publicadas entre 1958 e 1961 e foram adaptadas do seriado e escritas pelo criador do personagem – Johnston McCulley.

Curiosidade para o leitor: Se você quer conhecer uma outra versão do Zorro, a revista Escafandro (publicação bimestral da UB Editora) trouxe uma adaptação de Germana Viana que conta com as belas cores de Fabiana Signorini. Conheça o Zorro da UB Editora aqui!

Zorro de Alex Toth (1)

Grandes confrontos ocorrem nas páginas de Zorro de Alex Toth

As tramas da HQ Zorro de Alex Toth

Se você não sabe absolutamente nada sobre o Zorro, fique tranquilo! As histórias contadas por Alex Toth começam com uma história intitulada “Apresentando o Señor Zorro” e – como o nome da trama diz – esse é um ótimo ponto de partida para quem não conhece nada sobre o personagem. 

A origem é a clássica: Don Diego de La Vega é filho de uma rica família e retorna para casa para enfrentar a tirania dos espanhóis que governam a região com injustiça e contra o povo. A estratégia de Diego é ser visto como um bon vivant e dessa forma ninguém desconfia que ele é secretamente o Zorro – um mascarado que luta contra a opressão que o povo está sofrendo.

O interessante é que Don Diego precisa se passar por desinteressado e egoísta para todos, inclusive para seu pai. Isso faz com que o personagem se isole ao lado de seu fiel ajudante, Bernardo – que se finge de surdo-mudo para conseguir informações para o herói.

No lado dos antagonistas temos a figura marcante do Sargento Garcia, um desajeitado militar que sempre se atrapalha quando persegue o Zorro (que acaba salvando o personagem em diversas oportunidades). Diversos vilões aparecem pelo caminho e vale dizer que eles cumprem bem o seu papel (apesar de não terem muita profundidade).

Zorro de Alex Toth (4)

O lendário herói mascarado convence um menino a permanecer na escola na HQ Zorro de Alex Toth

De uma maneira geral, as histórias desenhadas por Toth são divertidas e clássicas. Sem grandes aprofundamentos e grandes surpresas. Tudo é muito previsível e até os plot twists são esperados – isso não é ruim de modo algum! Essa é uma edição para celebrar, justamente, o clássico e acredito que os fãs do seriado devem sentir uma nostalgia imensa durante a leitura!

Contudo, devo dizer que uma das histórias me pegou de surpresa pela temática! “O pequeno Zorro” é uma história onde o herói conhece o jovem Manuelo. O garoto quer conhecer o grande herói para ajudá-lo a combater o crime.

A trama se desenvolve mostrando Don Diego tentando convencer o pequeno de que a melhor forma de ajudar é ir para escola e estudar. Essa é uma trama simples que mantém todos os elementos clássicos e consegue surpreender! Para mim foi a melhor trama da edição.

Zorro de Alex Toth (2)

Don Diego precisa convencer a todos que é um “zero à esquerda” na HQ Zorro de Alex Toth

Zorro de Alex Toth é uma daquelas edições que deixa os fãs de um faroeste tradicional muito felizes. A obra apresenta histórias simples mas que divertem e impressionam por conta dos belos traços de Toth.

Recheada de ação, a edição é uma ótima oportunidade para apresentar o Zorro clássico para novos leitores – as histórias têm uma certa continuidade, o que acaba ajudando o leitor a se manter entretido. Vale dizer que a edição nacional da editora JB Braga traz ainda ótimos extras que falam sobre o histórico do seriado e da publicação no Brasil.

Se você é fã de faroeste e adora uma boa história clássica, o Zorro de Alex Toth vai te agradar!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Zorro de Alex Toth clicando na capa abaixo! .

Zorro de Alex Toth Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Afro Samurai de Takashi Okazaki - O Ultimato (5)

Afro Samurai de Takashi Okazaki – O Ultimato

12 de Ago de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade