Zico 50 anos de futebol em quadrinhos foi anunciada em 03 de março, data em que o ídolo completou 68 anos

;

Nascido em 03 de março de 1953, o eterno craque Zico completou 68 anos nesta semana. Mas o aniversário de 2021 vem cheio de presentes para quem acompanha a trajetória do atual diretor técnico do Kashima Antlers.

Reverenciado ao redor do mundo, eternizado pelos japoneses na famosa estátua à frente do estádio Kashima Soccer e eterno ídolo rubro-negro, o maior artilheiro do Maracanã ainda segue fazendo seus gols fora de campo.

Trinta anos após lançar o Futebol Para Quem Começa, o craque lança o curso Zico dá aula, 100% digital e focado no desenvolvimento de fundamentos importantes do futebol.

.

Zico 50 anos de futebol em quadrinhos - Zico cobra falta

Home do site zicodaaula.com.br

.

Com três módulos, o objetivo do curso é auxiliar nas técnicas básicas do esporte como domínio de bola, passes e finalizações.

    • Primeiro módulo: controle de bola
    • Segundo módulo: passe
    • Terceiro Módulo: finalização/cobrança de faltas

 

Com vendas abertas no último dia primeiro, o curso teve um evento 100% online  e gratuito disponibilizado na última semana de fevereiro.

As inscrições para Zico dá aula podem ser feitas aqui.

.

Zico 50 anos de futebol – Os 30 anos de Japão

.

Também completando 30 anos em 2021 está a chegada do Galinho de Quintino ao Japão. Zico foi apresentado na sede da empresa Sumitomo Metals em 21 de maio de 1991 para integrar o time da metalúrgica que disputava uma divisão de acesso amadora.

Segundo o próprio craque, muitos dos jogadores do time eram funcionários da fábrica naquela época e o ritmo de treinos muito menos rigoroso do que ele estava acostumado.

Sua presença ali era parte do esforço do presidente da companhia, Yasuo Shingu, em melhorar o nível do time. E o esforço deu resultado: com 22 gols, Zico foi artilheiro da segunda divisão japonesa, garantindo lugar na J-League para a equipe, que foi rebatizada como Kashima Antlers.

.

Zico - 50 anos de futebol em quadrinhos - Matéria Especial 1

Zico  (dir.) cumprimenta  o presidente Yasuo Shingu na cerimônia de apresentação em 21 de maio de 1991 em Tóquio, Japão. Foto: The Asahi Shimbun via Getty Images.

 

No entanto, a presença de Zico no Japão não trouxe mudanças somente para o Kashima, apesar de ter levado a equipe ao status de maior time profissional japonês. O Galinho de Quintino fez do futebol, um esporte praticamente ignorado pelos japoneses, uma verdadeira febre nos anos 90, elevando o esporte a um dos 8 mais populares do país, ao lado do sumô, baseball e tenis.

Além disso, Zico revolucionou pela segunda vez o futebol no Japão ao assumir como treinador do Kashima em 1999.

“Antes dos jogos, os atletas japoneses levavam caderno e caneta e anotavam tudo o que o treinador dizia. Ficavam estudando aquilo, muito disciplinados e cumpriam rigorosamente o que havia sido pedido. Não saiam do caderninho!”, lembra o treinador.

“Quando assumi o comando do time, a primeira coisa que fiz foi acabar com aquilo. Futebol não é matemática, tem que haver liberdade para criar”, completa.

A mudança de atitude em relação aos treinos, estratégias e ao futebol em si, transformou a cara do futebol japonês e sua história.

.

Zico 50 anos de futebol – Os 40 anos do Mundial

.

Voltando um pouco mais na história de vida do ídolo, chegamos na data de 13 de dezembro de 1981, dia inesquecível para os flamenguistas: a conquista do Mundial de Clubes pelo placar de 3×0 sobre o então favorito Liverpool.

Trazer o almejado caneco para casa, com uma vitória incontestável e três tentos feitos ainda no primeiro tempo, pode parecer hoje algo previsível, quando lembramos do Flamengo de 81.

Comandados por Paulo César Carpeggiani, o time entrou em campo com Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Mais que um time, uma engrenagem composta por parceiros e amigos.

.

Zico 50 anos de futebol em quadrinhos - mundial de 81

Zico levanta a taça do Mundial de 81: ídolo rubro-negro.

.

Mas o caminho até a final disputada no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão foi uma pedreira. As disputas da Libertadores, três finais contra o Vasco em uma semana – algo que naquela época tinha ainda mais peso – sem contar a longa e cansativa viagem e seu fuso-horário.

Mas o brilhantismo de Zico e toda a equipe de 81 do Flamengo deixou claro que o favoritismo do Liverpool era apenas arrogância dos ingleses – e da mídia mundial – por não conhecerem direito o futebol da equipe carioca.

O passeio rubro-negro deixou um gosto tão amargo nos bretões que a saída depois foi apelar para o desdém através de declarações de que o Liverpool não ligava para o Mundial.

“É muito fácil falar que fez pouco caso depois que levou um sacode. Ninguém entra em campo só pra fazer presença, ainda mais em um jogo final no qual você está representando um continente”, comentou Zico em entrevista a CBF em 2019.

.

Zico 50 anos de futebol – Os 50 anos de carreira

Zico começou no futebol na escolinha do Flamengo, em 1967, ganhando o campeonato infantil em 1969.

Sua estreia profissional, aconteceu em 29 de julho de 1971 aos 18 anos com as cores rubro-negra do Clube de Regatas Flamengo, numa partida contra o Vasco. Vestindo a camisa 9, deu o passe para o primeiro gol do placar de 2×1 para o Flamengo.

.

Zico 50 anos de futebol em quadrinhos - Zico estreia em 71

Zico estreia no Flamengo aos 18 anos: assistência para o gol.

.

Em 1974, após intensa preparação física para ganho muscular, tornou-se titular do clube, ostentando a clássica camisa 10. Quatro anos depois, inaugurou a “era Zico” no Flamengo, conquistando diversos títulos que culminaram com o mundial de 81.

“O Zico tem uma qualidade que vai além dos gramados que é sua lealdade aos amigos do Flamengo de 81. Ele sempre faz questão de frisar que naquele grupo, não tinha ninguém acima, todos se viam como parte de algo único. Apesar de ser a estrela do time, ele fazia questão de não ter um tratamento diferenciado e isso conta muito num grupo.”, comenta Bruno Neves, gestor da Loja do Zico.

.

Zico 50 anos de futebol – em quadrinhos

.
Aos 68 anos, o aniversário de 2021 do craque Zico não poderia ser mais especial.

E pra comemorar todas essas datas – o lançamento de Zico dá aula, os 30 anos de Kashima Antlers e do Futebol Para Quem Começa, os 40 anos do Mundial de Clubes de 1981 pelo Flamengo e os 50 anos de carreira profissional, o Galinho de Quintino revela uma surpresa muito especial reservada para novembro.

.

Zico 50 anos de futebol em quadrinhos teaser

Arte de Flávio Soares para teaser da HQ Zico 50 anos de futebol em quadrinhos que será lançada em novembro.

.

Zico vai virar história em quadrinhos nas mãos do quadrinista Flávio Soares (A Vida com Logan, A Lei de Murphy) pela Ultimato do Bacon Editora.

“A ideia é mostrar o futebol do Zico, momentos mágicos e marcantes dele nos gramados, mas também trazer um pouquinho do que rolava nos bastidores, seja nas preleções, no vestiário, no trajeto até o jogo… mostrar que o ídolo não chegou lá por acaso e que existem muitos fatores por trás de cada uma das histórias que queremos contar”, comenta Lucas Souza, flamenguista e um dos sócios da editora.

.Zico 50 anos de futebol em quadrinhos estudo

Estudos do personagem baseado em Zico no ano de 1981 realizados por Flávio Soares.

.

A edição terá 56 páginas, colorida, em formato americano (17 x 25 cm) e papel offset com capa cartão, mantendo a linha de publicações da editora, que preza pela qualidade, mantendo o preço em valores acessíveis.

“O que transforma um atleta em um ídolo? É o carinho da família, a parceira dos amigos, a força da torcida… são as dificuldades que ele supera, são os treinos pesados. É a garra de não desistir e todas aquelas coisas que acabam não sendo notícia nos jornais. A gente quer mostrar a emoção da taça sendo erguida, mas também cada um desses detalhes que estão na memória do Zico e que são parte importantíssima da história dele”, completa Alexandre Baptista, editor da HQ.

.

O artista Flávio Soares realiza um estudo do personagem para Zico 50 anos de futebol em quadrinhos.

.

Zico 50 anos de futebol em quadrinhos estará disponível a partir do dia 18 de novembro de 2021 somente através da Loja do Zico. Mais detalhes sobre a pré-venda da HQ poderão ser consultadas na página especial da HQ.

 


Créditos:
Texto e Edição: Alexandre Baptista

Black Mirror Bandersnatch - O Ultimato 26

Imagens: Flávio Soares/Reprodução

Matéria publicada originalmente em 05 de março de 2021.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais guias e matérias sobre HQs!

Zico 50 anos de futebol Zico 50 anos de futebol Zico 50 anos de futebol Zico 50 anos de futebol Zico 50 anos de futebol Zico 50 anos de futebol

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: