Ultimato do Bacon

Whiplash Em Busca da Perfeição (2014) – Dicas de Streaming

Em 22 de Fev de 2021 4 minutos de leitura
WHIPLASH

Ser um profissional, um especialista, um mestre em seu ofício, requer mais do que dedicação, mas também muito sacrifício.  

É comum as pessoas atribuírem todos os méritos de um artista a algo como talento. O que poucos dizem e quase ninguém enxerga é que o talento representa no máximo uns 15% de toda a excelência que vemos.  

Whiplash Em Busca da Perfeição apresenta de forma bem direta todo o sacrifício e dedicação de um artista para alcançar a excelência no que faz, mostra a realidade, de forma levemente extrapolada, de como deve ser a entrega para se alcançar a tal perfeição e como essa busca pode se tornar nociva. 

Índice

Whiplash Em Busca da Perfeição – Dicas de Streaming 

Sinopse: Andrew Neiman (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (JK Simmons), Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos.  

Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos e sua saúde física e mental.

Whiplash Em Busca da Perfeição foi escrito e dirigido por Damian Chazelle, que se inspirou em sua experiência pessoal com a música para criar o filme. 

Quando adolescente, Chazelle estudava bateria jazz e tinha um professor que agia de forma muito próxima a Terence Fletcher, o inspirando e aterrorizando. 

Chazelle trouxe para o filme uma versão mais intensa e quase vilanesca de seu professor, na figura de Terence Fletcher que foi magistralmente interpretado por JK Simmons, que inclusive ganhou 4 prêmios incluindo o Oscar como melhor ator coadjuvante pela sua atuação em Whiplash Em Busca da Perfeição. 

WHIPLASH

O jazz é um estilo musical pouco popular, porém respeitado e reverenciado por músicos que reconhecem as habilidades necessárias para ser um bom jazzista. 

Andrew Neiman, protagonista de Whiplash Em Busca da Perfeição, interpretado impecavelmente por Miles Teller, é um músico ambicioso que beira a arrogância ao se enxergar como um promissor baterista de Jazz.  

Na primeira cena do filme, temos o primeiro encontro entre Fletcher e Neiman. É partir daqui que começamos a ver o “comprometimento” de Neiman com seus objetivos, tanto que no segundo encontro entre eles, Fletcher observa a mudança e reconhece essa “vontade” de Neiman convidando ele para integrar a renomada Studio Band, banda do conservatório regida por Fletcher. 

Fletcher é um personagem imponente, cuja postura exige respeito mesmo em silêncio. Infelizmente não vemos quase nada do passado de Fletcher, inclusive é curioso que só vemos o músico tocar um instrumento em uma única cena. 

O que não interfere nada, pelo contrário, visto que o papel dele é de mentor, ele está ali para impulsionar e descobrir os novos talentos. 

O filme faz algumas comparações com a maneira como Fletcher e outros professores são tratados. Enquanto um deles tem dificuldade em ser ouvido, os alunos de Fletcher seguem uma disciplina, respeitam seu mentor de forma quase militar. 

E é aqui que começam os problemas para Neiman… 

WHIPLASH EM BUSCA DA PERFEIÇÃO (1)

Andrew Neiman é de fato um estudante dedicado e talentoso, mas será que sua dedicação é compatível com seus objetivos como músico? O filme tem diálogos excelentes sobre mediocridade. O pai de Neyman é um escritor que não deu certo e é um “simples” professor.  

Chazelle encontra formas simples, mas geniais de expor essa “mediocridade” não só do pai de Neiman, mas também de outros personanges. São pessoas pacatas e “comuns”.  

Whiplash Em Busca da Perfeição envolve o expectador com momentos de muita tensão. A dupla Fletcher e Neiman entrega esses momentos de forma espetacular, graças à excelente atuação de Simmons e Teller. 

WHIPLASH 

Whiplash Em Busca da Perfeição não romantiza e muito menos trata de forma poética o artista. Ele expõe a realidade que muitos ignoram de que seja o que for que você queira fazer bem, talento não basta. 

Neiman descobre isso graças a Fletcher que o força além dos seus limites, trazendo a tona o melhor e o pior de dele. Fletcher é observador e analisa a todo momento não só a evolução musical de Neiman, mas também a mudança na sua postura que passa de confiança à arrogância nociva.  

Elogio ao sadismo ou asco a mediocridade? 

. 

A partir de agora pode conter possíveis spoilers! 

Desde o início do filme, os objetivos de Neiman são bem claros: se tornar um dos melhores músicos do século XX. Neiman demonstra talento e dedicação, mas lhe falta algo…  

Após o primeiro encontro com Fletcher, Neiman passa a se dedicar mais aos estudos, mas nitidamente não tem auto confiança o bastante. A beleza na direção e roteiro de Chazelle é demonstrar essas características do personagem em pequenos detalhes. 

Fletcher busca o perfeccionismo e ao ver o potencial de Neiman o pressiona e testa a todo momento para que o mesmo supere seus limites.  

O problema aqui é a forma agressiva como Fletcher o faz, humilhando não só Neiman, mas todos os membros da Studio Band.  

Após o convite de Fletcher para Neiman comparecer ao ensaio da Studio Band, Neiman dá um passo a frente e assume uma postura mais confiante, que muda sua personalidade e suas atitudes. 

Conforme Neiman avança em seus objetivos, essa confiança se torna arrogância. Fletcher em sua busca pela perfeição, intervem para restaurar o equilíbrio e forçar Neiman a avançar mais um passo. 

Os métodos de Fletcher para forçar Neiman a atingir a perfeição e se destacar, se mostram cada vez mais agressivos e vemos aqui que não só Neiman, mas também Fletcher precisam encontrar um ponto de equilíbrio. 

WHIPLASH

Vi muitas pessoas fazerem criticas negativas ao filme, alegando que apoia a humilhação, o sadismo. São criticas nitidamente de pessoas que ou não prestaram atenção ou são adeptas da tal mediocridade.  

E no fim, Whiplash Em Busca da Perfeição é sobre isso! A aversão a mediocridade. Em um dos momentos de ouro do filme, Fletcher diz a Neiman que o verdadeiro objetivo dele no Conservatório de Música, era impulsionar as pessoas além do que se esperava. 

Como a própria experiência de Chazelle conta, ele se tornou um músico melhor graças a pressão de seu professor.  

As pessoas tendem a romantizar a mediocridade, seja por fraqueza ou falta de convicção. O nosso esforço deve ser condizente com nossos objetivos e Whiplash esfrega isso na nossa cara. Se você não está disposto a se sacrificar para alcançar grandes objetivos, então seja bem-vindo a mediocridade.  

Whiplash Em Busca da Perfeição está disponível no Paramount +, através do Prime Video.  

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais Dicas de Streaming!

Curiosidade

Damian Chazelle não havia conseguido financiamento para fazer o filme e por isso fez um curta metragem que apresentou no festival de Sundance em 2013. O curta venceu o prêmio e consguiu financiamento. Confira o curta clicando aqui!

WHIPLASH

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Diego Brisse
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Whiplash Whiplash Whiplash Whiplash Whiplash Whiplash Whiplash Whiplash Whiplash Whiplash Whiplash 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade