Ultimato do Bacon

Whiplash Em Busca da Perfeição (2014) – Dicas de Streaming

Em 22 de Fev de 2021 4 minutos de leitura
WHIPLASH

Ser um profissional, um especialista, um mestre em seu ofício, requer mais do que dedicação, mas também muito sacrifício.  

É comum as pessoas atribuírem todos os méritos de um artista a algo como talento. O que poucos dizem e quase ninguém enxerga é que o talento representa no máximo uns 15% de toda a excelência que vemos.  

Whiplash Em Busca da Perfeição apresenta de forma bem direta todo o sacrifício e dedicação de um artista para alcançar a excelência no que faz, mostra a realidade, de forma levemente extrapolada, de como deve ser a entrega para se alcançar a tal perfeição e como essa busca pode se tornar nociva. 

Índice

Whiplash Em Busca da Perfeição – Dicas de Streaming 

Sinopse: Andrew Neiman (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (JK Simmons), Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos.  

Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos e sua saúde física e mental.

Whiplash Em Busca da Perfeição foi escrito e dirigido por Damian Chazelle, que se inspirou em sua experiência pessoal com a música para criar o filme. 

Quando adolescente, Chazelle estudava bateria jazz e tinha um professor que agia de forma muito próxima a Terence Fletcher, o inspirando e aterrorizando. 

Chazelle trouxe para o filme uma versão mais intensa e quase vilanesca de seu professor, na figura de Terence Fletcher que foi magistralmente interpretado por JK Simmons, que inclusive ganhou 4 prêmios incluindo o Oscar como melhor ator coadjuvante pela sua atuação em Whiplash Em Busca da Perfeição. 

WHIPLASH

O jazz é um estilo musical pouco popular, porém respeitado e reverenciado por músicos que reconhecem as habilidades necessárias para ser um bom jazzista. 

Andrew Neiman, protagonista de Whiplash Em Busca da Perfeição, interpretado impecavelmente por Miles Teller, é um músico ambicioso que beira a arrogância ao se enxergar como um promissor baterista de Jazz.  

Na primeira cena do filme, temos o primeiro encontro entre Fletcher e Neiman. É partir daqui que começamos a ver o “comprometimento” de Neiman com seus objetivos, tanto que no segundo encontro entre eles, Fletcher observa a mudança e reconhece essa “vontade” de Neiman convidando ele para integrar a renomada Studio Band, banda do conservatório regida por Fletcher. 

Fletcher é um personagem imponente, cuja postura exige respeito mesmo em silêncio. Infelizmente não vemos quase nada do passado de Fletcher, inclusive é curioso que só vemos o músico tocar um instrumento em uma única cena. 

O que não interfere nada, pelo contrário, visto que o papel dele é de mentor, ele está ali para impulsionar e descobrir os novos talentos. 

O filme faz algumas comparações com a maneira como Fletcher e outros professores são tratados. Enquanto um deles tem dificuldade em ser ouvido, os alunos de Fletcher seguem uma disciplina, respeitam seu mentor de forma quase militar. 

E é aqui que começam os problemas para Neiman… 

WHIPLASH EM BUSCA DA PERFEIÇÃO (1)

Andrew Neiman é de fato um estudante dedicado e talentoso, mas será que sua dedicação é compatível com seus objetivos como músico? O filme tem diálogos excelentes sobre mediocridade. O pai de Neyman é um escritor que não deu certo e é um “simples” professor.  

Chazelle encontra formas simples, mas geniais de expor essa “mediocridade” não só do pai de Neiman, mas também de outros personanges. São pessoas pacatas e “comuns”.  

Whiplash Em Busca da Perfeição envolve o expectador com momentos de muita tensão. A dupla Fletcher e Neiman entrega esses momentos de forma espetacular, graças à excelente atuação de Simmons e Teller. 

WHIPLASH 

Whiplash Em Busca da Perfeição não romantiza e muito menos trata de forma poética o artista. Ele expõe a realidade que muitos ignoram de que seja o que for que você queira fazer bem, talento não basta. 

Neiman descobre isso graças a Fletcher que o força além dos seus limites, trazendo a tona o melhor e o pior de dele. Fletcher é observador e analisa a todo momento não só a evolução musical de Neiman, mas também a mudança na sua postura que passa de confiança à arrogância nociva.  

Elogio ao sadismo ou asco a mediocridade? 

. 

A partir de agora pode conter possíveis spoilers! 

Desde o início do filme, os objetivos de Neiman são bem claros: se tornar um dos melhores músicos do século XX. Neiman demonstra talento e dedicação, mas lhe falta algo…  

Após o primeiro encontro com Fletcher, Neiman passa a se dedicar mais aos estudos, mas nitidamente não tem auto confiança o bastante. A beleza na direção e roteiro de Chazelle é demonstrar essas características do personagem em pequenos detalhes. 

Fletcher busca o perfeccionismo e ao ver o potencial de Neiman o pressiona e testa a todo momento para que o mesmo supere seus limites.  

O problema aqui é a forma agressiva como Fletcher o faz, humilhando não só Neiman, mas todos os membros da Studio Band.  

Após o convite de Fletcher para Neiman comparecer ao ensaio da Studio Band, Neiman dá um passo a frente e assume uma postura mais confiante, que muda sua personalidade e suas atitudes. 

Conforme Neiman avança em seus objetivos, essa confiança se torna arrogância. Fletcher em sua busca pela perfeição, intervem para restaurar o equilíbrio e forçar Neiman a avançar mais um passo. 

Os métodos de Fletcher para forçar Neiman a atingir a perfeição e se destacar, se mostram cada vez mais agressivos e vemos aqui que não só Neiman, mas também Fletcher precisam encontrar um ponto de equilíbrio. 

WHIPLASH

Vi muitas pessoas fazerem criticas negativas ao filme, alegando que apoia a humilhação, o sadismo. São criticas nitidamente de pessoas que ou não prestaram atenção ou são adeptas da tal mediocridade.  

E no fim, Whiplash Em Busca da Perfeição é sobre isso! A aversão a mediocridade. Em um dos momentos de ouro do filme, Fletcher diz a Neiman que o verdadeiro objetivo dele no Conservatório de Música, era impulsionar as pessoas além do que se esperava. 

Como a própria experiência de Chazelle conta, ele se tornou um músico melhor graças a pressão de seu professor.  

As pessoas tendem a romantizar a mediocridade, seja por fraqueza ou falta de convicção. O nosso esforço deve ser condizente com nossos objetivos e Whiplash esfrega isso na nossa cara. Se você não está disposto a se sacrificar para alcançar grandes objetivos, então seja bem-vindo a mediocridade.  

Whiplash Em Busca da Perfeição está disponível no Paramount +, através do Prime Video.  

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais Dicas de Streaming!

Curiosidade

Damian Chazelle não havia conseguido financiamento para fazer o filme e por isso fez um curta metragem que apresentou no festival de Sundance em 2013. O curta venceu o prêmio e consguiu financiamento. Confira o curta clicando aqui!

WHIPLASH

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Diego Brisse
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Whiplash Whiplash Whiplash Whiplash Whiplash Whiplash Whiplash Whiplash Whiplash Whiplash Whiplash 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade