Ultimato do Bacon

What a Wonderful World de Inio Asano – O Ultimato

Em 24 de Jun de 2022 3 minutos de leitura
What a Wonderful World de Inio Asano (1)

O mangá What a Wonderful World de Inio Asano é um grande compilado de contos (alguns curtos, outros mais longos) que se passam na mesma cidade e abordam o cotidiano. Em alguns casos, esse cotidiano é invadido por figuras mais “incomuns” (ou você acha comum um homem com cabeça de urso correndo com uma pistola?) e em outros são as atividades regulares do dia a dia que ganham os holofotes.

Esses 20 contos, que estão distribuídos em mais de 400 páginas, são bem irregulares e diferentes entre si. Em alguns casos eles se cruzam – e mostram diversos momentos da jornada de um mesmo personagem – e em outros eles não têm nenhuma conexão aparente. Na minha humilde visão, eles funcionam até melhor de forma isolada (sendo lido como contos mesmo) do que como uma grande narrativa. 

What a Wonderful World de Inio Asano chegou ao Brasil em 2021 em uma bela edição da JBC. Quem quiser conhecer outra obra incrível desse mangaká, pode conferir nossa lista sobre Os Melhores Mangás já Publicados no Brasil!

What a Wonderful World de Inio Asano (3)

Os melhores contos de What a Wonderful World de Inio Asano acontecem quando ele foge do óbvio

Os contos do mangá What a Wonderful World de Inio Asano

Serei bem honesto: não achei What a Wonderful World de Inio Asano, uma obra muito inspirada/inspiradora. A sensação é de que temos diversos contos sem conexão que “por uma forçada de barra do autor” tentam contar uma história maior. Sob essa ótica o mangá não me convence nem um pouco.

Por outro lado, se formos pensar nesse mangá como sendo um apanhado de contos (muitos bem experimentais como o próprio autor afirma) sobre o cotidiano – sem nenhum plano ou história “maior” – eles já passam a funcionar melhor para mim. Até por isso recomendo a leitura dessa obra de forma bem “espaçada” e sem grande “comprometimento” com a velocidade de consumo da obra.

What a Wonderful World de Inio Asano (2)

As situações e frustrações do cotidiano são abordadas no mangá What a Wonderful World de Inio Asano

Apesar desse início de texto pouco animador, devo dizer que tenho sim momentos memoráveis que levarei de alguns contos desse mangá. Gostaria de citar 3 contos que mostram – para mim – grandes acertos do autor. “Bairro das Ladeiras” é uma história que fala sobre bullying, vida e morte.

A história acompanha uma jovem que é atormentada por um corvo falante e decide participar de um desafio que tem o potencial de mudar seu status social. A trama tem um ritmo muito bom e é impossível não ficar envolvido com as decisões surpreendentes que a protagonista toma.

“Céu Azul” é outro conto que surpreende. A obra começa com o protagonista ao lado dos anjos da morte em uma árvore. Eles informam que ele está morto e dão a oportunidade dele relembrar seus últimos momentos na Terra. Ele revê seus erros, acertos e o looping de situações ruins que ele mesmo provocava. O conto tem um final inesperado que tem a capacidade de dar uma “leve aquecida no nosso coração”.

Quer ler outro mangá emocionante que aborda o cotidiano? Confira nosso review sobre My Broken Mariko de Waka Hirako

What a Wonderful World de Inio Asano (4)

Belas paisagens aparecem no mangá  What a Wonderful World de Inio Asano

O terceiro conto que vale destaque é o de nome “Vento Primaveril”. Esse conto mostra a jornada de um pequeno cão para ajudar seu dono – um morador de rua. A história mostra as andanças deste cãozinho que passa/interage, de maneira tangencial, com diversas outras tramas e personagens da obra. 

história tem narração do anjo da morte e é simplesmente emocionante. Esse conto, que é o melhor do mangá para mim, mostra uma situação realmente cotidiana que é abordada de forma profunda pelo autor. Aqui ele consegue emocionar e fugir do lugar comum sem forçar a barra.

What a Wonderful World de Inio Asano passa muito longe de ser um mangá ruim (apesar de ser bem irregular). Os contos, que possuem diferentes tamanhos por serem originalmente lançados para completar páginas de outra publicação, alternam sua enfoque e seus protagonistas com frequência e um dos grandes atrativos é justamente ver os comentários feitos pelo próprio autor entre um conto e outro (ele mesmo é beeem crítico com alguns de seus trabalhos). 

Para quem busca uma leitura fora do lugar comum (com alguns contos que realmente se destacam) e está com alguns reais a mais no bolso, a obra tem grande potencial para agradar!

Quer ler mais mangás incríveis? Confira nossa lista de Mangás Seinen Essenciais para Leitores Brasileiros

Avaliação: Bom!

Compre What a Wonderful World clicando na capa abaixo! .

What a Wonderful World de Inio Asano Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Amantikir de Lillo Parra e Jefferson Costa (2)

Amantikir de Lillo Parra e Jefferson Costa – O Ultimato

4 de Jul de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade