O mangá Tokyo Babylon de Ageha Ohkawa é um dos clássicos da revista Clamp e traz até o leitor uma Tokyo povoada de monstros e seres sobrenaturais que precisam ser contidos antes de virarem um problema sério de verdade. Apesar disso, a trama possui um tom muito mais leve e emocional do que podemos imaginar ao saber a temática.

O mangá Tokyo Babylon chegou ao Brasil em 2005 pelas mãos da editora JBC que trouxe toda a trama original em 7 edições. Vale salientar que a história não fecha 100% nesse mangá e que temos uma continuação em 18 volumes chamada X (também publicada no Brasil pela JBC). Apesar da continuação e de assuntos inacabados, podemos dizer que Tokyo Babylon é uma obra que funciona sozinha.

.

Tokyo Babylon de Ageha Ohkawa Subaru Sumeragi é uma espécie de protetor espiritual da cidade no mangá Tokyo Babylon

.

A trama do  mangá Tokyo Babylon de Ageha Ohkawa

.

A obra de Ageha Ohkawa, que conta com a arte de Mokona, tem uma pegada emocional muito forte e foge do tradicional mangá de “batalha com monstros” que eu esperava. Vemos a história de Subaru Sumeragi, um jovem que é o 13º chefe da Família Sumeragi, que é responsável por proteger Tokyo de fenômenos sobrenaturais. Ele está sempre acompanhado de sua irmã gêmea Hokuto-Chan e do Sr. Seishiro, um misterioso homem que se diz apaixonado por Subaru.

O personagem principal é extremamente carismático por conta de seu jeito simples e gentil, apesar de seus poderes. Subaru sempre tenta conter as ameaças que surgem usando o bom senso, a conversa e o confronto físico só se dá em último caso – e mesmo assim vemos o 13º chefe da Família Sumeragi sempre preocupado com o bem estar de seus oponentes (sejam eles espíritos ou não).

.

Tokyo Babylon de Ageha Ohkawa O mistério envolvendo o passado do Sr. Seishiro é um dos grandes motores da trama do mangá Tokyo Babylon

.

Apesar de apresentar muitas ameaças sobrenaturais, podemos dizer que são os mistérios que realmente conduzem o mangá Tokyo Babylon de Ageha Ohkawa. Quem é o Sr. Seishiro e porque Subaru usa uma luva que não pode ser removida nem para dormir são apenas os principais. Esses mistérios vão ficando em segundo plano e, gradativamente, com o passar das edições, vão ganhando protagonismo.

Apesar disso, devo dizer que os casos enfrentados por Subaru Sumeragi e a sensibilidade com a qual ele vê os problemas são realmente os grandes diferenciais e atrativos do mangá. Uma mulher que se suicida por amor, uma criança morta pela mãe, um idoso ignorado pela própria filha, uma mãe em busca de vingança pela morte do filho, uma adolescente vítima de bullying.

.

Tokyo Babylon de Ageha Ohkawa (2005) - O Ultimato 1

.

Dificilmente os casos apresentam uma resolução fácil e são “preto no branco”. Subaru se depara com decisões difíceis e, constantemente, questiona se seus esforços são o suficiente. Sua irmã e o Sr. Seishiro estão constantemente tendo que levantar o ânimo do personagem. A construção das personalidades também é muito bem feita e temos momentos divertidos no meio de toda a história.

.

Tokyo Babylon de Ageha Ohkawa As nuances e os problemas da cidade são muito explorados no mangá Tokyo Babylon de Ageha Ohkawa

.

Tokyo Babylon é uma obra muito peculiar que trata de um tema relativamente comum para as produções japonesas mas de uma forma completamente diferente. Existe uma profundidade em cada “caso da semana” que não é normal. Ainda temos bons momentos de humor e companheirismo entre os três personagens, o que só faz com que o final fique ainda mais especial. 

O mangá é uma boa pedida para os fãs desse tipo de temática e que querem ver algo diferente de um “combate com monstro” tradicional. E para os que gostarem demais da obra, dá para acompanhar todo o desenrolar da história de Subaru na continuação X!

.

Curte mangás? Confira também os melhores mangás de Akira Toriyama, os melhores mangás de Osamu Tezuka, a lista de melhores mangás shoujo e melhores mangás já publicados no Brasil, além de outras matérias e guias de HQs!

.

.

Tokyo Babylon de Ageha Ohkawa (2005) - O Ultimato 2

Avaliação: Bom!

.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: