Ultimato do Bacon

Tiki O Menino Guerreiro de Berardi e Milazzo – O Ultimato

Em 30 de Jul de 2021 3 minutos de leitura
Tiki O Menino Guerreiro de Berardi e Milazzo - O Ultimato
 

Um jovem índio brasileiro que precisa encontrar seu caminho na Floresta Amazônica é o tema da obra Tiki O Menino Guerreiro de Berardi e Milazzo. A obra é um espetáculo visual e de roteiros que mostram que uma boa pesquisa – por parte dos autores – pode sim criar uma HQ verossímil e que representa questões reais.

Os costumes das tribos indígenas, a representação da fauna e flora da floresta e até o vilão da história são muito bem representados. É para aplaudir o trabalho dessas lendas italianas!

Tiki O Menino Guerreiro deBerardi e Milazzo foi originalmente lançado na Itália em 1976 e chegou ao Brasil em 2013 pelas mãos da editora Quadro a Quadro. A edição nacional reúne todos os 6 capítulos que trazem as aventuras do jovem índio brasileiro.

Vale lembrar que Berardi e Milazzo são os responsáveis pelo famoso Ken Parker e por outras obras excelentes – como a coletânea de contos curtos Noturno e o fumetto Tom´s Bar

Tiki O Menino Guerreiro de Berardi e Milazzo - O Ultimato
Tiki O Menino Guerreiro de Berardi e Milazzo mostra um índio tendo contato pela primeira vez com o homem branco e suas máquinas!

A trama da HQ Tiki O Menino Guerreiro de Berardi e Milazzo

A história de Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo acompanha o desenvolvimento de um pequeno índio chamado Tiki. Podemos dizer que a epopéia do jovem é dividida em 2 momentos. O primeiro, e mais curto, mostra Tiki tendo que buscar seu lugar na aldeia após a perda do pai. Responsável por cuidar de sua mãe, ele precisa conquistar seu lugar como guerreiro e caçador na tribo.

Essa primeira trama, que ocupa a primeira edição da HQ, é bem interessante e mostra que os autores pesquisaram bastante o hábito dos nossos índios (comparem a roupa dos povos indígenas americanos em Ken Parker e depois observe como a mudança é total!) e a floresta amazônica está lindíssima.

Tiki O Menino Guerreiro de Berardi e Milazzo - O Ultimato
Tiki ajuda um filhote após um incêndio acometer a floresta na obra de Berardi e Milazzo

Se a primeira parte da obra mostra conflitos dentro da tribo, a segunda parte mostra Tiki “enfrentando” o chamado progresso. Na história, o jovem resolve ir atrás de “pássaros que brilham e cospem fogo” depois de um ataque ser feito na floresta – tudo em nome da construção da transamazônica. A trama se desenvolve com Tik tendo o primeiro contato com diversos elementos estranhos para ele como jipes, armas e até a aparência e roupa das pessoas.

A jornada do jovem após esse primeiro contato é cativante e mostra o amadurecimento do jovem guerreiro que – por conta de diversas circunstâncias – se vê obrigado a assumir o papel de homem cedo demais. Vale citar que Berardi não usa aquele recurso famoso de “unificação de idiomas” (onde parece que o mundo inteiro fala a mesma língua): Tiki e o homem branco tem dificuldades extremas de se entenderem pelas diferenças culturais e também pela língua.

Tiki O Menino Guerreiro de Berardi e Milazzo - O Ultimato
As aldeias indígenas aparecem na HQ Tiki O Menino Guerreiro de Berardi e Milazzo

Tiki O Menino Guerreiro de Berardi e Milazzo é uma HQ surpreendente por muitos motivos: a bela arte de Milazzo que cria um ótima representação das paisagens da floresta, a pesquisa de Berardi que aborda questões reais entre outros. A trama é extremamente fluída e a sensação é que poderíamos ter muitas outras aventuras do guerreiro Tiki. Uma obra que mostra a versatilidade da dupla italiana que sempre nos encanta com obras magnéticas que tem o poder de nos fazer pensar.

Uma excelente leitura que vai agradar em cheio os fãs da dupla e os leitores que buscam uma obra diferente e fora do eixo de super-heróis.

 
 

Avaliação: Excelente!

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade