Ultimato do Bacon

Thor Tempestade Divina de Kurt Busiek (2001) – Baú de HQs

Em 22 de Dez de 2020 3 minutos de leitura
Thor Tempestade Divina

A HQ Thor Tempestade Divina de Kurt Busiek é uma das histórias mais divertidas e impressionantes do Deus do Trovão mas vale o alerta: o estilo da história é todo feito nos moldes das antigas aventuras da Marvel (emulando Stan Lee e Kirby) e os leitores novos podem achar a história “boba” por conta da arte de Steve Rude. Já adianto que é só a sensação. A aparente simplicidade da história tem um desfecho incrível e uma lição superinteressante.

Thor Tempestade Divina de Kurt Busiek foi lançada originalmente nos EUA em 2001 no formato minissérie de três edições com o nome “Thor: Godstorm”. No Brasil a HQ foi publicada pela Panini Comics em “Marvel Apresenta” #4 (2003).

Thor Tempestade DivinaAs maquinações de Loki colocam Thor contra a Tempestade na HQ Thor Tempestade Divina de Kurt Busiek

A trama de Thor Tempestade Divina de Kurt Busiek

 .

Kurt Busiek cria uma trama com ar clássico mas que possui lições e passagens muito mais complexas do que as que que apareciam nas páginas da Marvel Comics no período de sua criação. A história de Busiek começa no passado (912 d.C) e mostra dois garotos nórdicos que estavam pensando em deixar seus afazeres de lado para treinar para a guerra.

Logo os garotos Wilf e Uller são impedidos da traquinagem por um ancião que começa a lhes contar a história de uma lasca de pedra que está amarrada no colar do chefe da tribo.

A história do ancião fala da rivalidade de Thor, o Deus do Trovão, com uma poderosa tempestade. A rixa é plantada por Loki que, depois de se sentir humilhado, decide ir até Cragmouth, o lar das tempestades, para falar com uma das mais poderosas residentes do local. Loki cria um ardil dizendo que Thor não respeita as tempestades e que ela deveria ser mais do que um peão na mão de um Deus.

Thor Tempestade DivinaThor enfrenta uma tempestade ressentida na HQ Thor Tempestade Divina de Kurt Busiek

Essa trama do trapaceiro é o suficiente para fazer com que a tempestade se volte contra o Deus do trovão em um momento de grande necessidade. Com a intervenção de uma tribo viking, Thor consegue triunfar e a tempestade enganada é aprisionada no centro da Terra. Essa história seria relativamente simples e pouco memorável se não fosse a importância que Busiek dá ao tal pedaço de madeira no colar e a forma como a rivalidade com a tempestade evolui.

Em Thor Tempestade Divina de Kurt Busiek vemos o ancião contando para os garotos vikings que a tal tempestade ainda enfrentaria Thor mais duas vezes no presente – quando o personagem já fazia parte dos Vingadores.

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!

A incredulidade dos jovens, vendo o Deus aliado a humanos, e o espanto deles com o desenrolar da história é marcante. Em meio a tudo isso ainda temos a história da tal pedra e dos seus descendentes. Tudo isso em um estilo leve e saudosista, o que dá um ar ainda mais “clássico” para a HQ.

Thor Tempestade DivinaA poderosa tempestade e Thor se enfrentam na HQ Thor Tempestade Divina de Kurt Busiek

A HQ Thor Tempestade Divina de Kurt Busiek tem tudo que uma boa história do Deus do Trovão precisa ter: as trapaças de Loki, a intervenção de Odin, demonstrações de nobreza e coragem de Thor e uma boa dose de surpresa – que gera ótimas lições. Sabe aquelas tramas que te divertem e te fazem terminar a leitura com um sorriso no rosto? É isso!

Recomendo para todos os fãs do Thor e do estilo Marvel de contar histórias!

22

Quer conhecer outras grandes HQ de Thor? Confira o arco inicial do Thor de Jason Aaron e a Thor Vikings de Garth Ennis. E não deixe de conferir nossa lista dos maiores vilões dos Vingadores!

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade