Ultimato do Bacon

Thermae Romae de Mari Yamazaki – O Ultimato

Em 5 de Out de 2021 4 minutos de leitura
Thermae Romae de Mari Yamazaki

Prepare-se para uma viagem no tempo muito bizarra que conquista o leitor logo nas primeiras páginas! O mangá Thermae Romae de Mari Yamazaki cria uma história diferente onde acompanhamos um arquiteto de casas de banho romanas que viaja no tempo até o Japão dos dias atuais onde consegue ter novas ideias para seu trabalho na Roma antiga!

A estranha história conquistou o coração de leitores em todo o mundo. Prova disso é que o mangá vendeu mais de 8 milhões de cópias, foi adaptado para animes e filmes live action, ganhou prêmios como Manga Taishô 2010, 14º prêmio Tezuka e ainda foi indicado ao prêmio de melhor quadrinho de 2013 em Angoulême!

A trama de Mari Yamazaki é divertida e leve e mistura elementos históricos com comédia.  A obra foi lançada completa no Brasil pela JBC em 06 volumes que foram publicados entre 2013 e 2014.

Dica para o leitor: Thermae Romae fala muito sobre a cultura das casas de banho – paixão compartilhada pelos romanos e pelos japoneses. No Brasil não temos esse hábito, mas a edição da JBC não deixa o leitor perdido e traz materiais extras que falam sobre a cultura do banho na roma antiga e no Japão! Um verdadeiro mergulho cultural (com o perdão do trocadilho!).

Thermae Romae de Mari Yamazaki

Hiroshi Abe interpreta o protagonista Lucius nas adaptações de 2012 e 2014 do mangá Thermae Romae de Mari Yamazaki

A Trama de Thermae Romae de Mari Yamazaki

Thermae Romae não está na nossa lista de Mangás Inusitados e Bizarros que Você Precisa Conhecer a toa! A mangaká Mari Yamazaki mostra uma habilidade incrível ao combinar fatos históricos e a paixão pelas casas de banho para criar uma trama que prende o leitor do começo ao fim.

No mangá acompanhamos a história do arquiteto de casas de banho romanas Lucius Quintus Modestus que havia acabado de ser demitido pela oficina onde trabalhava. As ideias de Lucius são consideradas inadequadas pelo seu antigo empregador.

Abalado pela perda do emprego, Lucius vai com seu amigo Marcus a uma casa de banho arejar a mente e pensar no que fazer. É nesse local que pela primeira vez Lucius é enviado ao futuro no Japão.

Observando as ideias inovadoras dos japoneses, Lucius retorna ao seu tempo – tudo sempre de maneira acidental – e começa a implementar essas ideias que se tornam sucesso na Roma antiga! Decoração, formatos, bebidas, comidas.. Lucius observa e “importa” de tudo para seu tempo.

Thermae Romae de Mari Yamazaki

Em suas viagens ao Japão moderno, Lucius se apaixona por Satsuki Odate no mangá Thermae Romae de Mari Yamazaki

A história avança e Lucius se torna uma figura importante em Roma por conta de suas inovações nas casas de banho e chega até a realizar construções a pedido do próprio imperador Adriano. As viagens acidentais ao Japão vão se tornando cada vez mais complexas e divertidas e logo Lucius se vê envolvido em uma trama onde conhece a jovem Satsuki Odate.

É muito interessante repararmos que Mari Yamazaki não facilita as viagens de Lucius e sua interação com os japoneses. A comunicação é restrita (já que ele só fala latim) e a mangaká faz questão de mostrar o espanto do protagonista com diversos itens modernos que vão desde a arquitetura de garrafas e acessórios de banho até itens mais óbvios como TV´s, carros e celulares. A vida de Lucius no Japão só fica mais fácil quando a jovem Satsuki Odate aparece, pois ela fala latim e é aficionada pela antiga Roma!

Fã de mangá? Confira nossa lista de Melhores Mangás Lançados no Brasil

Thermae Romae de Mari Yamazaki

Em uma das cenas mais divertidas do mangá Thermae Romae, Lucius se impressiona com uma privada japonesa!

O mangá de Mari Yamazaki não é só divertido, ele é uma verdadeira viagem cultural! A obra se utiliza de diversos fatos históricos para recriar o clima da Roma antiga e vemos esses acontecimentos ocorrerem enquanto Lucius vai sendo inserido na história e ajudando algumas personalidades famosas.

Além disso, temos também os paralelos entre Roma e o Japão que acabam abrilhantando muito a leitura, vale exemplificar usando um capítulo onde os problemas do casamento de Lucius são abordados.

Lucius não se relaciona bem com a esposa e os dois não tem filhos, o que é um problema na antiga Roma. A solução que ele e seu amigo Marcus arrumam é visitar uma feiticeira para melhorar os problemas de fertilidade e desejo sexual de Lucius.

A incomum situação se torna ainda mais divertida por conta de um ritual que ele vislumbra (em mais uma viagem no tempo) no Japão. Thermae Romae nos dá diversos “choques culturais”, sempre com muito bom humor, diversão e fluidez. 

Thermae Romae de Mari Yamazaki

Thermae Romae Novae é uma nova adaptação da obra para anime e é da Netflix – a primeira versão foi lançada em 3 capítulos em 2012

Thermae Romae de Mari Yamazaki é um mangá que impressiona demais em todos os quesitos. Seja pela ideia inusitada, seja pela brilhante execução, seja pela sensacional pesquisa feita pela mangaká ou seja pelos belos traços da artista. Um mangá completo que agrada o leitor que busca obras divertidas e engraçadas que tem o poder de nos ensinar algo – tudo isso com ação, aventura e mistérios. 

Honestamente? Thermae Romae de Mari Yamazaki é um mangá impecável que não tem contra indicação!

Quer conferir outras grandes obras dos mangás? Confira nossas listas sobre as melhores obras de Tezuka, Os melhores mangás de Go Nagai e As melhores obras de Shotaro Ishinomori

Avaliação: Excelente!

Compre Thermae Romae de Mari Yamazaki clicando na capa abaixo! .

Thermae Romae de Mari Yamazaki


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade