Ultimato do Bacon

Tex Willer encontra Zagor de Mauro Boselli e Alessandro Piccinelli – O Ultimato – O Ultimato

Em 13 de Set de 2023 4 minutos de leitura

Dois dos maiores ícones das HQs de faroeste – e da editora Bonelli – tem um aguardado encontro na HQ Tex Willer encontra Zagor de Mauro Boselli e Alessandro Piccinelli. A obra traz uma história fechada onde o jovem Tex se depara com Zagor em uma situação que envolve índios, preconceito e boas situações de confronto! A narrativa é fluída em suas 130 páginas e a arte de Alessandro Piccinelli está simplesmente deslumbrante.

Tex Willer encontra Zagor de Mauro Boselli e Alessandro Piccinelli foi originalmente lançada em 2021 na edição italiana Speciale Tex Willer #3. A obra chegou ao Brasil pelas mãos da Mythos editora em 2022 na HQ “Tex Willer Especial” #3. Vale dizer que a HQ não pressupõe nenhum conhecimento prévio específico mas você vai curtir bem mais esse encontro se conhecer a série Tex Willer: As Aventuras de Tex Quando Jovem (que mostra um Tex mais novo e impulsivo) e for fã do heróico Za-gor-te-nay – o espírito da machadinha!

Dica para o leitor: O editorial da edição diz que a trama se liga com algumas histórias de Zagor lançadas em “Zagor Extra” (#29 a #31 e #35 a #38). Nunca li as edições e para entendimento dessa obra não senti falta delas: tudo é muito bem explicado na narrativa. Mas vale pontuar para os leitores mais empolgados!

Quer começar a ler Zagor, o super-herói da Bonelli, mas não sabe por onde? Confira nossa matéria Vale a pena ler Zagor Classic e descubra porque a série original ainda é um ótimo ponto de partida!

O jovem Tex e Zagor lutam lado a lado na HQ Tex Willer encontra Zagor de Mauro Boselli e Alessandro Piccinelli

A Trama da HQ Tex Willer encontra Zagor de Mauro Boselli e Alessandro Piccinelli

Tex e Zagor habitam o velho oeste mas isso não quer dizer que suas histórias são idênticas – muito pelo contrário. A personalidade dos dois heróis é contrastante e o tipo de aventura que eles vivem também têm tantas diferenças quanto similaridades. O roteiro de Mauro Boselli é muito hábil em criar uma narrativa que trafega bem no universo dos dois protagonistas ao mesmo tempo que nos lembra, constantemente, que eles possuem modus operandi distintos.

Antes de falarmos da narrativa em si é bacana falar das versões dos personagens que estão presentes nesta obra. Zagor é mais velho e maduro e já construiu sua personalidade e reputação da forma como os leitores estão habituados a ver em sua linha regular de HQs.

O Tex que vemos aqui não é o ranger famoso e habilidoso que age mas é sempre ponderado e esperto. Vemos uma versão jovem, arrogante e impulsiva que é extremamente habilidosa mas ainda tem muito a aprender. Esse contraste entre os heróis gera situações engraçadas e estar do lado certo faz com que eles se aproximem ao mesmo tempo que as personalidades contrastantes geram um “afastamento natural”.

Essa química entre os dois funcionou melhor do que eu esperava e deu um ar único à trama e ao encontro!

Tex Willer encontra Zagor de Mauro Boselli e Alessandro Piccinelli - O Ultimato (3)

Os dois icônicos personagens da Bonelli chegam às vias de fato na HQ Tex Willer encontra Zagor de Mauro Boselli e Alessandro Piccinelli

Os leitores que estão habituados com crossovers entre super-heróis americanos vão ver que a fórmula foi muito bem utilizada aqui. A estrutura padrão se mantém nos três atos clássicos: heróis atuando separadamente, se encontrando e tendo um conflito/briga e se unindo em prol do bem maior. Para os curiosos vale dizer: sim, os dois “saem no braço legal” e é bacana que essas cenas são muito bem pensadas para deixar a personalidade deles aflorar. Muito bem escrito!

Em linhas gerais a trama mostra Zagor tentando mais uma vez intervir em uma injustiça que está acontecendo com uma tribo indígena.

Um verdadeiro massacre acontece e em busca de reparação para a tribo vemos Zagor cruzar o caminho do jovem Tex. Após um breve confronto, eles se unem e passam a tentar salvar a tribo de um amargo e triste fim.

Esse é um dos casos em que não vale dar muitos detalhes para não dar spoilers: por mais que a trama não seja inovadora, ela é capaz de trazer alguns debates interessantes e a origem da mulher do chefe da tribo, por exemplo, dá muito o que pensar. Mesmo assim, é prudente não esperar grandes surpresas, afinal a estrela aqui é o encontro entre os dois heróis e não o antagonista ou o desenvolvimento em si.

Tex Willer encontra Zagor de Mauro Boselli e Alessandro Piccinelli - O Ultimato (2)

As habilidades de Za-gor-te-nay aparecem na HQ Tex Willer encontra Zagor de Mauro Boselli e Alessandro Piccinelli

Tex Willer encontra Zagor de Mauro Boselli e Alessandro Piccinelli é uma HQ que tem uma estrutura óbvia com um inimigo pouco inspirado mas acredite em mim: nada disso importa! A diversão que essa HQ proporciona está totalmente ligada a vermos dois grandes ícones dividindo as páginas e tudo funciona bem: os heróis têm espaço para se desenvolver, dividem boas sequências de ação e ainda encerram a parceria com chave de ouro (o final da obra é muito bom!). 

Se o roteiro de Mauro Boselli funciona bem e entrega tudo que era esperado, o que dizer da arte de Alessandro Piccinelli? Deslumbrante, bem detalhada e capaz de dar aquela sensação de movimento que a agitada narrativa pede!

Tex Willer encontra Zagor de Mauro Boselli e Alessandro Piccinelli é uma HQ indicada para os fãs dos personagens clássicos e icônicos da Bonelli. Fica aquele “gostinho de quero mais” e ficamos na torcida para mais encontros entre esses dois gigantes do faroeste!

Avaliação: Bom!

Compre Tex Willer encontra Zagor Clicando na Capa Abaixo:


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade