O Graphic Novel Tenente Blueberry O Homem da Estrela de Prata é a primeira aventura do personagem criado por Jean “Mœbius” Giraud e Jean-Michel Charlier em formato independente e ela se passa logo após a aventura de estréia conhecida como Fort Navajo – vale ressaltar que você não precisa ter lido a trama anterior para curtir esse álbum.

Para quem não conhece o personagem principal, vale dar uma conferida na nossa matéria que conta sobre a primeira trama e a criação do personagem. A aventura Tenente Blueberry O Homem da Estrela de Prata foi publicada no Brasil duas vezes: Em 1976 e em 1992 pela editora abril. A história foi a primeira do personagem a ser publicada no Brasil.

.

Tenente Blueberry O Homem da Estrela de PrataJim McClure leva problemas para o exército em  Tenente Blueberry O Homem da Estrela de Prata

.

A trama de Tenente Blueberry O Homem da Estrela de Prata

.
A trama da primeira história curta de Blueberry é mais simples. Nela vemos a cidade Silver Creek ser dominada por bandidos que controlam o juíz e aterrorizam o Xerife da cidade – o terceiro em menos de um ano! Jim McClure, o beberrão amigo do Tenente Blueberry, sofre nas mãos dos bandidos ao entrar na cidade para tomar um trago. A situação logo escalona e o terceiro xerife é morto…

Vendo essa situação, Jim McClure oferece ao povo da cidade uma alternativa: chamar alguém do exército para assumir provisoriamente a estrela de prata. Essa premissa básica criada por Jean-Michel Charlier e desenhada por Jean “Mœbius” Giraud gera situações muito divertidas e mostra mais uma vez a força do personagem – que apresenta soluções pouco convencionais para os problemas que a cidade está tendo com a gangue.

É legal observar ainda que o próprio exército não queria o envolvimento do personagem na situação – por conta de seu histórico de insubordinações. 

.

Tenente Blueberry O Homem da Estrela de PrataBlueberry adentra o Saloon de Silver Creek em Tenente Blueberry O Homem da Estrela de Prata

.
A história de Tenente Blueberry O Homem da Estrela de Prata se desenvolve com mais humor do que a sua antecessora e é mais simples – o que não quer dizer que seja uma baita HQ! Os desenhos de Mœbius criam ambientes lindos que só fazem a trama ficar ainda mais interessante e especial. 

Além do próprio Tenente Blueberry, temos o beberrão Jim McClure roubando a cena. As passagens com o personagens são hilárias e seu vício em bebida desempenha um grande papel da metade para o final da HQ. Outros personagens novos e interessantes se juntam ao personagem principal e vale destacar a corajosa professora Katie: uma figura feminina forte que está disposta a defender a cidade com unhas e dentes!

.

Tenente Blueberry O Homem da Estrela de PrataA professora Katie defende a escola em Tenente Blueberry O Homem da Estrela de Prata

.
A HQ franco-belga Tenente Blueberry O Homem da Estrela de Prata de Jean “Mœbius” Giraud e Jean-Michel Charlier é uma trama mais simples que segue a fórmula de “forasteiros que salva a cidade”. A diferença aqui, e é isso que a torna memorável, são os métodos do xerife Blueberry – que tornam tudo mais divertido e inusitado. Uma excelente HQ que vai agradar em cheio os fãs de uma boa trama de faroeste.

Quer conhecer outras HQ´s de faroeste? Confira nossa seleção!

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: