Uma boa obra de samurais que vai muito além do confronto de espadas. Essa simples frase define bem o que o leitor encontra na obra Tanka de Toppi. O mestre italiano, nascido em 1932, vem ganhando mais popularidade no Brasil a medida que suas obras chegam ao país e Tanka é uma excelente pedida para quem nunca leu nada do autor – curta, com preço mais acessível e impressionante (por conta da arte E do roteiro).

Tanka do italiano Sergio Toppi é, na verdade, uma coletânea de 4 histórias curtas sobre samurais. As histórias foram escritas entre 1977 e 1988 e, fora a temática, não tem nenhuma espécie de correlação entre si. Considero a obra uma excelente porta de entrada por mostrar a versatilidade do mestre italiano em roteiros curtos.

E me arrisco a dizer que sua arte misturada aos elementos clássicos de samurais gera cenas e sequências ainda mais belas que o normal. A HQ foi lançada no Brasil em capa dura pela editora Figura em 2019.

.

Tanka de ToppiConfrontos entre samurais são apenas o plano de fundo para histórias com tramas profundas na HQ Tanka de Toppi

.

As tramas dos contos da HQ Tanka de Toppi

.

Tanka nos apresenta quatro contos independentes onde Sergio Toppi explora a cultura japonesa dos samurais. Sem sombra de dúvida, o primeiro conto – que dá nome a coletânea – é o mais impressionante e por mais que os outros contos sejam bons, é esse primeiro que reverbera na mente do leitor.

.

Banner Suenero UB

.

Na história, que possui uma estrutura e um formato com “ar de poesia”, acompanhamos um habilidoso samurai que está apaixonado por uma princesa que vive nas ruínas de um palácio. A princesa decide nunca mais abrir os olhos após o massacre de sua família e das atrocidades às quais foi submetida.

O samurai apaixonado decide fazer de tudo para abrir os olhos da princesa – desde vingança contra os agressores da amada até presentes místicos. É difícil falar mais do que isso sem dar spoilers, mas a estrutura narrativa aliado aos desenhos de Toppi e ao final surpreendente tornam a obra memorável.

.

Tanka de ToppiUma princesa que jura não abrir mais os olhos é o fio condutor do conto Tanka de Toppi

.

Uma espada para Kimura, lançado em 1982, é o segundo conto da coletânea Tanka de Toppi. A história narra o confronto entre Masamune, um mestre espadeiro famoso, e o príncipe Ashizu. Na trama o maléfico príncipe quer uma espada forjada por Masamune – que se recusa a trabalhar para o príncipe.

Após uma série de acontecimentos, o mestre espadeiro acaba cedendo e… os acontecimentos que se seguem possuem elementos surpreendentes. A trama é magnífica e dialoga muito sobre honra e dever.

Sato, o terceiro conto da HQ, narra a história de um misterioso e habilidoso samurai  que some sem deixar vestígios. Seu sumiço só faz a lenda sobre seus feitos aumentar, mas a verdade pode ser muito menos “fantástica” do que as pessoas imaginam. Uma história que mostra a um pequeno e animado garoto que as pessoas podem não ser quem parecem…

.

Tanka de Toppi - O Ultimato 1

.

Ogari 1650 é o conto que fecha a coletânea e possui um elemento místico mais forte e um fim mais “abstrato”. A história passa longe de ser ruim ou de não ter nada para dizer mas vai requerer que o leitor esteja disposto a “embarcar” na proposta de Toppi – que destoa muito do que é feito nos contos anteriores.

A história trata, resumidamente, de uma vila que explora um Ronin faminto para fazer trabalhos pesados. Ele é humilhado e, no fim das contas, não recebe o pagamento prometido – é nesse ponto que o místico e “abstrato” entram em cena. 

.

Tanka de ToppiOgari 1650 é o conto mais abstrato e perturbador da HQ Tanka de Toppi

.

No fim das contas, Tanka de Toppi é uma obra incrível que nos brinda com artes memoráveis e enredos que mostram a versatilidade do autor ao criar tramas tão diferentes sobre o mesmo tema: samurais. A premissa dos enredos e o próprio desenvolvimento nos mostram porque Sergio Toppi é tão celebrado pelos leitores!

Quer conferir outras obras sobre samurais? Confira nossa matéria sobre Vagabond  e não deixe de conferir nossa lista sobre os melhores mangás publicados no Brasil!

.

.

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

.

Compre Tanka de Toppi clicando na capa abaixo! 

.

Tanka de Toppi

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: