Superman Exilado no Espaço é uma das fases mais memoráveis do Homem de Aço da DC Comics e mostra o personagem singrando o cosmo e vivendo as mais variadas aventuras! A saga conta com artistas e autores brilhantes como Roger Stern, Jerry Ordway, Kerry Gammill, Dan Jurgens e outros – e a pedra fundamental da saga é do último ato da famosa fase de John Byrne!

Superman Exilado no Espaço foi publicado em “Super-Homem” (1ª série) #79 – #87 da editora Abril. Lendo esses números você entende a saga e acompanha a despedida da Terra e o retorno do Homem de Aço! É bacana, para quem quer entender os motivos da partida do Azulão, ler também “Super Powers” #17 (também da editora Abril) para conhecer a história que fez com que o herói tomasse uma decisão que nunca imaginou tomar e abalou sua confiança.

Superman Exilado no Espaço chegou ao Brasil em 1991 mas foi começou a ser originalmente publicado em 1989 nos EUA como Superman Exile

 

Superman Exilado No Espaco Ultimado do Bacon HQ

Superman Exilado no Espaço mostra o herói sendo obrigado a lutar como Gladiador em seu primeiro encontro com Mongul no Pós Crise

 

Superman Exilado: Entenda os motivos do exílio

Para poder curtir a história de Superman Exilado no Espaço é importante entendermos que o Homem de Aço passava por um período conturbado e estava começando a se questionar enquanto herói. Tudo começa em “SuperPowers” #17 quando ele é obrigado a matar três kryptonianos de uma outra realidade (criada pelo Senhor do Tempo e chamado de Universo Compacto) que haviam dizimado a  Terra daquele Universo. Esses kryptonianos, liderados por Zod, prometeram recuperar seus poderes e acabar também com o planeta de onde o Superman havia vindo. Sem ter escolha, ele executa os vilões com uma kryptonita especial e isso deixa o Azulão muito abalado.

Mas não só isso faz o herói sair da Terra: uma série de batalhas onde ele acha que falhou acontecem e a gota d´água é quando ele, após semanas de perseguição, descobre que é o novo vigilante Predador e por isso não conseguia nunca encontrar o violento herói. Para o Homem de Aço isso mostra seu desequilíbrio e prova que ele passou a ser uma ameaça para o povo da Terra. É nesse momento que começa a saga Superman Exilado no Espaço

 

 

Superman Exilado No Espaco Ultimado do Bacon HQ

Azulão descobre que ele é o vigilante violento Predador (GangBuster no original) e isso dá início a saga Superman Exilado no Espaço

 

 

A História de Superman Exilado no Espaço

Superman Exilado no Espaço começa com o herói se afastando da Terra e começando a enfrentar diversos perigos – chegando a ir parar no estômago de um ser espacial – e a própria solidão. O Homem de Aço, como sempre, ajuda todos em necessidade que cruzam seu caminho mas sua busca é por um local tranquilo e isolado para que ele possa viver em paz. O personagem se culpa pelas suas escolhas durante toda a saga e nem as palavras de seu pai, Jonathan, que também lutou na guerra são o suficiente para fazer Kal-El entender que eventualmente somos obrigados a tomar decisões difíceis.

Enquanto Superman segue em seu exílio no espaço, as coisas se complicam na Terra: Lex Luthor aproveita para mexer com o mercado de ações (em uma história MUITO inteligente) e Morgan Edge (dono da rede Galáxia de Comunicação que serve Darkseid e lidera a Intergangue) tenta matar Clark Kent por conta de reportagens que o ligam a diversos crimes. No meio de tudo isso ainda temos a visita do duende da 5ª dimensão Mxyzptlk e Matriz, a Supergirl do Mundo Compacto, que tenta se passar por Clark Kent.

Os dois fronts de Superman Exilado no Espaço são igualmente interessantes até que o Homem de Aço, após danificar seu equipamento de respiração, é aprisionado e feito de Gladiador.

 

Superman Exilado No Espaco Ultimado do Bacon HQ

Superman Exilado no Espaço mostra o herói lutando por sua vida em uma arena de gladiador

 

 

Superman Exilado no Espaço: Conheça o Superman Gladiador

Após ser aprisionado, Superman (enfraquecido pelo tempo sem exposição ao Sol Amarelo) é obrigado a lutar em uma arena de Gladiador para satisfazer o comandante do Mundo Bélico – Mongul. Esse é o primeiro encontro dos dois no pós-crise e eles ainda não se conhecem (veja o primeiro encontro original clicando aqui). O herói vai, combate a combate irritando o tirano porque se recusa a tirar vidas – o que era uma regra da arena.

Em paralelo a essa história, descobrimos que em um dos blocos de detenção existe um clérigo ancião que conhece Krypton e toda sua história. Esse personagem estava em posse do Erradicador – dispositivo que foi criado como uma arma mas evoluiu para algo muito maior. Descobrimos que, por uma falha genética, os kryptonianos não podiam se afastar do seu planeta natal e apenas Kal-El teve essa falha corrigida antes de nascer por seu pai Jor-El.O herói aprende muito sobre Krypton com o Clérigo e é ele que dá o Erradicar para o Superman.

 

Superman Exilado No Espaco Ultimado do Bacon HQ

Draaga era o antigo campeão de Mongul que se volta contra o vilão após ser derrotado pelo Azulão em  Superman Exilado no Espaço

 

 

A fase de Gladiador do herói em Superman Exilado no Espaço é recheada de confrontos épicos e temos o confronto do herói com o antigo campeão de Mongul Draaga – que depois se torna um amigo e chega a ir para Metrópolis (conheça outros 5 coadjuvantes esquecidos do herói). As batalhas são épicas e o clima de constante perigo, com dezenas de personagens novos, ajuda a fazer com a que o ritmo da leitura seja muito intenso!

Após o confronto com Mongul e o retorno para Metrópolis, o Homem de Aço ainda tem que encarar um robô convocado por Morgan Edge diretamente de Apokolips! A felicidade do herói em retornar, seus aprendizados sobre Krypton, a aceitação de suas falhas e os confrontos épicos são o que torna  Superman Exilado no Espaço uma saga obrigatória para os fãs do Azulão que querem entender mais sobre a evolução do ícone da DC Comics!

Quer ver mais histórias épicas do Superman? Confira nossas matérias sobre Superman: Identidade Secreta, Superman de Peter Tomasi e Superman e Batman: Gerações!

 

 


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!