Ultimato do Bacon

Superman A Última Deusa de Krypton de Walter Simonson – O Ultimato

Em 16 de Jan de 2023 3 minutos de leitura
Superman A Última Deusa de Krypton de Walter Simonson - O Ultimato (2)

A Terra está em perigo e a ameaça de uma nova Era Glacial paira sobre o nosso mundo! A HQ Superman A Última Deusa de Krypton de Walter Simonson conta a história de uma maligna deusa Kryptoniana que quer erradicar a raça do Homem de Aço do universo e ele é – de fato – o último de sua linhagem! A obra conta com a bela arte de Greg e Tim Hildebrant e me arrisco a dizer que é ela uma das responsáveis por tornar essa obra memorável!

Lançada nos EUA originalmente com o nome Superman the last God of Krypton em 1999, a obra chegou ao Brasil com o nome Superman A Última Deusa de Krypton em uma edição de 2003 da Mythos Editora. Vale dizer que ela traz uma história completa em pouco mais de 50 páginas – sem necessidade de nenhum conhecimento prévio profundo da mitologia do Homem de Aço!

Dica para o leitor: Se você está buscando pelas grandes e icônicas histórias do Azulão, vale conferir nossa lista de Melhores HQs do Superman!

Superman A Última Deusa de Krypton de Walter Simonson - O Ultimato (4)

Cythonna enfrenta o próprio Rao nas páginas da HQ Superman A Última Deusa de Krypton de Walter Simonson

A Trama da HQ Superman A Última Deusa de Krypton de Walter Simonson

A vida do Superman está prestes a ficar muito complicada na HQ de Walter Simonson com arte de  Greg e Tim Hildebrant. Muito tempo depois de sua chegada na Terra, o herói é confrontado por uma mulher super poderosa chamada Cynthonna que se diz uma deusa de Krypton. A implacável personagem começa a criar uma nova Era Glacial e só aceita parar se o Azulão se tornar seu consorte.

A narrativa é muito ágil e Simonson está muito focado na ação e em entregar um roteiro que use bem os principais elementos da mitologia do Superman. O Planeta Diário, a Fortaleza da Solidão, Jimmy Olsen, Lex Luthor.

Todos têm seu espaço para aparecer na trama – e de um jeito bem clássico e divertido. O roteiro é bem amarrado e Cythonna é uma vilã interessante – sua suposta divindade gera inclusive bons diálogos entre Clark e Lois.

Superman A Última Deusa de Krypton de Walter Simonson - O Ultimato (1)

Superman tem muitos problemas para derrotar sua oponente na HQ Superman A Última Deusa de Krypton de Walter Simonson

O roteiro simples com “monstrão desconhecido super poderoso” de Simonson não cai no esquecimento por dois grandes motivos. O primeiro é o tom da obra. É quase como se estivéssemos vendo um episódio do antigo desenho animado de Bruce Timm: ação, aventura, comédia levemente ácida, excelente química entre os personagens (em especial Clark e Lois).

A HQ é impecável nesse sentido e o espaço que o roteiro dá para Lois Lane em apenas 52 páginas também impressiona. Ela é tão protagonista quanto o próprio Superman.

O segundo motivo é a arte. Ela tem um estilo “3D” que era bem incomum na época e lembro que isso me chamou muita atenção na primeira leitura. O estilo de Greg e Tim Hildebrant também faz bonito nas cores e toda essa vividez cai muito bem no Homem de Aço – ajudando inclusive a dar um contraste ainda maior entre a vilã e o herói.

Superman A Última Deusa de Krypton de Walter Simonson - O Ultimato (3)

Superman enfrenta Cythonna em uma Terra quase totalmente congelada na HQ Superman A Última Deusa de Krypton de Walter Simonson

É preciso elogiar também a criação de Cythonna. Apesar de usar a fórmula do “monstrão desconhecido super poderoso”, Simonson cria uma narrativa de origem para a vilã que funciona bem e estabelece – logo nas primeiras atitudes que a personagem tem – que ela não respeita os seres vivos que considera inferiores e que está disposta a fazer de tudo pela sua vingança!

Não é uma personagem incrivelmente memorável mas cumpre seu papel dentro da proposta da obra (mesmo que sua “transformação final” dê mais força para o estereótipo de “monstrão desconhecido”).

Superman A Última Deusa de Krypton de Walter Simonson é uma dose de diversão simples e direta! É uma HQ bem fechadinha que não demanda nenhuma espécie de conhecimento anterior e entrega uma aventura bem divertida do Homem de Aço com bons diálogos, bastante ação e muitas referências ao planeta natal do herói.

Para os fãs do Azulão, uma HQ que finaliza nos deixando com aquele sorriso nostálgico no rosto!

Quer conhecer grandes obras da Editora das Lendas? Confira nossa lista de Melhores HQs da DC Comics

Avaliação: Bom!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena (3)

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena?

7 de Fev de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade