Super Pato 40 anos é a estrela de hoje de nosso Baú de HQs. Lançado em 2009 em formatinho pela editora Abril, com um preço de capa de R$ 8,95, pode ser hoje em dia encontrado em sebos e lojas de livros usados por não menos que R$ 20,00.

 

Super Pato 40 anos – Baú de HQs 1

Uma edição simples… Pelo menos foi mais do que o personagem recebeu no aniversário de 50 anos em 2019!

.

É triste começar o texto assim, mas é mais um indício de algo que sempre aponto… existe uma birra de alguns dentro das editoras brasileiras com certos materiais – que são preteridos em relação a outros.

Não acredita? Então veja a quantidade de material do Zé Carioca e Mickey lançados pela Abril comparados aos números do Super Pato; quantos títulos são lançados da Marvel, por qualquer editora em comparação com os da DC Comics…

Mas vamos ao que interessa, Super Pato 40 anos. Apesar de ser uma edição muito, muito simples, sem nada especial na capa, acabamento ou o que quer que seja, Super Pato 40 anos é a edição que marca o aniversário do grande personagem criado em 1969 pela italiana Elisa Penna – leia mais sobre o Super Pato Original aqui.

Nesta edição, estão presentes 7 histórias selecionadas por Paulo Maffia de toda a trajetória do personagem. Além delas e do índice, nada mais. Uma verdadeira tristeza para os fãs que mereciam uma edição um pouquinho mais caprichada para celebrar os 40 anos do vingador mascarado de Patópolis.

.

Super Pato 40 anos – a importância da edição

.

Além de ter sido lançada originalmente em 2009, exatos 40 anos depois da história inaugural do personagem, Super Pato 40 anos traz algumas curiosidades que a tornam ainda mais interessante aos leitores e fãs do herdeiro de Fantômius:

– a primeira história, O Diabólico Vingador (Paperinik: Il Diabolico Vendicatore, 1969) é apresentada no Brasil pela primeira vez com seu final original. Todas as versões anteriores, publicadas em Almanaque Disney #27 (1973), Mickey #294 (1977), Almanaque do Super Pato #1 (1982), Disney Especial #82 (1984) e Edição de Luxo #3 – A Saga do Super Pato (1989) apresentavam um final alterado em função da Ditadura Militar (leia mais).

– a terceira história, Ameaça dos Meteoros, traz uma das histórias brasileiras do Clube dos Heróis, publicadas originalmente em Edição Extra #166 – Clube dos Heróis Disney (1986).

– a quarta história, O misterioso Cartola Mascarado (Paperinik e il mistero di ‘Tuba Mascherata, 1987), publicada originalmente em Topolino #1632, apresenta uma tentativa do Tio Patinhas em se tornar um herói mascarado, aos moldes do Super Pato.

– na quinta história, é a vez de Huguinho, Zezinho e Luisinho se tornarem heróis mascarados em O supertio (QQQ e il super zio, 2005), publicado originalmente na Itália em Topolino #2578.

– a sexta e a sétima histórias, inéditas no Brasil, nunca foram republicadas. O som do crime, publicada originalmente na norueguesa Donald Duck & Co. #46 (2008) e Crise no Coliseu, publicada na finlandesa Aku Ankka #7 (2000) viram as páginas brasileiras pela única vez nesta edição.

É muito interessante notar a diferença de traços e estilos narrativos entre todas as histórias. Se por um lado em A Revolta dos Maridos (Paperinik e la rivolta dei mariti, 1978), publicada em Topolino #1177 percebemos certas posturas antiquadas e inaceitáveis nos dias de hoje, por outro lado temos um Donald mais heróico e com um traço bem estilizado e fluido em O som do crime.

Super Pato 40 anos – as histórias

Em O Diabólico Vingador, acompanhamos a história de origem do Super Pato e como Donald ganhou a Vila Rosa na loteria… ou melhor, pegou o prêmio que seria para o Gastão. Explorando a mansão recebida, ele descobre o diário secreto de Fantômius e todo o seu legado.

Em A Revolta dos Maridos, os homens casados da cidade de Patópolis estão em revolta pois suas mulheres têm no Super Pato o homem ideal, armando então uma vingança contra o pato preferido das garotas.

Em Ameaça dos Meteoros, o Professor Gavião tem um plano para chantagear a cidade a pagar uma grande quantia para que ele não destrua a prefeitura. No entanto acaba tendo que enfrentar todo o Clube dos Heróis.

Como já mencionamos, temos a estreia de Tio Patinhas como o Cartola Mascarado em O Misterioso Cartola Mascarado. Após ter seu pedido de ajuda recusado pelo Super Pato e pela Super Pata, o quaquilionário decide encenar o surgimento de um novo herói em Patópolis. Mas o truque acaba chamando a atenção de mais gente…

A aventura O supertio quase entrega a identidade secreta de Donald aos sobrinhos… no entanto ele os convence de que está só “cobrindo férias” do Super Pato. Só que, com isso, Huguinho, Zezinho e Luisinho obrigam Donald a levá-los junto em sua patrulha.

 

Super Pato 40 anos – Baú de HQs 2

Os sobrinhos fazem sua estreia como ajudantes do Super Pato

.

O som do crime conta com a aparição de um vilão que usa ondas sonoras como arma – e não, não é nenhum vilão da Galeria do Flash!

E por fim, a curtinha Crise no Coliseu mostra o Super Pato honrando o código de Fantômius, atacando os ricos para favorecer a população, impedindo a demolição do amado cinema histórico da cidade.

Se você é fã do Super Pato, esta é uma edição que não pode faltar na sua coleção, apesar da total falta de cuidado que a Abril teve com o personagem.

Acompanhe o UB para mais matérias sobre o herói de Patópolis!

 


Créditos:
Texto e Edição: Alexandre Baptista
Super Pato 40 anos – Baú de HQs 3
Imagens: Guia dos Quadrinhos/Alexandre Baptista/Reprodução

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!