Ultimato do Bacon

Super Pato Original Lendas Disney #1 – O Ultimato

Em 27 de Jul de 2020 4 minutos de leitura

Super Pato Original – As Primeiras Histórias em Quadrinhos (1969-1971) foi lançado pela editora Abril nos estertores das publicações Disney naquela casa em 2018. Título inaugural da coleção Lendas Disney, estrelando o número 1, acabou não tendo sequência, embora já estivesse no prelo a edição Gastão 70 anos para o #2.

Conforme comentamos com mais detalhes no Guia da Biblioteca Don Rosa Tio Patinhas E Pato Donald, a complicada situação financeira da editora abortou títulos e coleções. Mas neste caso, felizmente, tivemos a chance de ver publicado o Super Pato Original, com as três primeiras aventuras do personagem criado em 1969 por Elisa Penna para a revista Topolino #706 e 707, com roteiro de Guido Martina e desenhos de Giovan Battista Carpi.

Aliás, é notório que, depois dos americanos Carl Barks (confira o guia aqui) e Don Rosa (confira a matéria sobre a Saga do Tio Patinhas), as melhores histórias em quadrinhos Disney são, sem dúvida, as dos fumetti italianos.

A revista tem capa cartão e um formato um pouco maior que o formatinho – 23 x 16 cm; o papel é um offset delicioso de ler, alta alvura e que demora mais para amarelar (além de não grudar), sendo o formato ideal para colecionadores. Certamente, dedo do editor e colecionador Paulo Maffia, que assina a edição.

Super Pato Original – As Histórias

As histórias inclusas na edição são O Diabólico Vingador (Paperinik: Il Diabolico Vendicatore, 1969), A Fabulosa Noite do Super Pato (Paperinik alla Riscossa, 1970) e O Museu de Cera (Paperinik torna a Colpire, 1971).

Na primeira, estreia do personagem que foi republicada no Brasil diversas vezes, como em novembro de 1989 em Edição de Luxo #3 – A Saga do Super Pato ou em 2009 em Super Pato – 40 anos, acompanhamos Donald recebendo um prêmio de loteria – a Vila Rosa – que, na verdade, era um prêmio ao Gastão enviado a Donald por engano.

Duas das muitas edições da Abril que apresentam a história do Super Pato Original, O Diabólico Vingador

A descoberta do diário secreto de Fantômius e os segredos da Vila Rosa, dão um gostinho todo especial à aventura, no melhor estilo que foi consagrado décadas depois por Duck Tales (leia mais aqui e aqui).

Na segunda história do Super Pato Original, que também tem roteiro de Guido Martina e desenhos de Romano Scarpa, começamos a ver um pouco mais do que viria a ser o cânone do personagem: o Professor Pardal como grande fornecedor de tecnologia para Donald – ao melhor estilo Lucius Fox nos filmes do Batman por Christopher Nolan; os caramelos canceladores de memória (ou car-can pra simplificar); e a origem do carro X (que nada mais é que o velho 313 de Donald, equipado com armas e apetrechos secretos e com uma camada de tinta camaleônica – que se ativa com o gás mutante).

Apesar da presença do Super Pato no título, o herói não dá as caras em seu uniforme, sendo apenas uma aventura em que Donald aplica suas artimanhas e acaba se vestindo de Fantômius para aplicar uma vingança contra o primo Gastão. Esta história foi publicada originalmente em Topolino #743 e 744.

Por fim, a terceira história traz um Super Pato voando pelos céus de Patópolis… mas como pode ser, se Donald está em seu quarto? A deliciosa aventura obviamente envolve uma réplica de cera do anti-herói e mais uma discussão entre Donald, o Tio Patinhas e Gastão. Publicada originalmente em Topolino #788 e 789.

As aventuras, atualmente, podem ser vistas com sinais de data, uma vez que Donald é bastante sacana, muitas vezes desleal e violento – na primeira aventura ele arremessa um cãozinho e joga pedras no mesmo; na terceira, bate nos sobrinhos com um batedor de tapetes que carrega a todo tempo.

No entanto, certos elementos funcionam muito bem até hoje, empolgando o leitor durante a narrativa e atiçando a curiosidade pelo desfecho.

O curioso é perceber que, na Itália, era costume que as histórias tivessem duas partes, começando em uma edição e terminando na seguinte. Já no Brasil, a história sempre foi diferente…

Super Pato Original – Curiosidades e extras

A edição de Super Pato Original de Lendas Disney #1 traz algo além das histórias. Abrindo cada uma delas está uma ficha de resumo com curiosidades e informações do título ali presente. É assim que ficamos sabendo que o final de O Diabólico Vingador, por exemplo, foi alterado no Brasil pela Abril afim de evitar os censores da Ditadura Militar. O final original italiano só foi devidamente reproduzido em 2009, na edição de 40 anos e nesta edição.

É graças a essas fichas que ficamos sabendo que a segunda aventura, A Fabulosa Noite do Super Pato também teve seu final alterado e que, depois dela, a Abril mandou o personagem pra escanteio (assim como fez com muitos personagens da DC Comics, mas isso é conversa pra outra matéria).

Nela, a editora brasileira chegou a inclusive criar uma página final em que Donald se revela a todos como Super Pato e promete jamais vestir o capuz novamente, sepultando as aventuras do personagem no Brasil.

Outra curiosidade é que a terceira aventura, O Museu de Cera, publicada no Brasil apenas em 1978 – 5 anos depois de A Fabulosa Noite do Super Pato – chegou depois da quinta aventura. Sim, bagunçado mesmo.

Além disso, como o Super Pato, no Brasil, estava aposentado, a publicação da quinta aventura sem mais nem menos obrigou a Abril a sambar pra fazer a coisa ter contexto, criando enxertos e páginas adicionais de flashback pra trazer o mascarado de volta.

Por fim, o Manual de Mágicas – Magirama, lançado em 1975 no Brasil foi totalmente adaptado do Manuale di Paperinik (o Manual do Super Pato italiano). Como o personagem estava descartado pela Abril nessa época, os editores alteraram os desenhos do Super Pato para desenhos do Donald sem o uniforme, “transformando” o material no conhecido manual de mágicas republicado pela Abril recentemente.

As capas dos manuais brasileiro e italiano e a mudança nas artes internas: essa vai pra quem discute comigo quando eu falo que a Abril “tacava a tesoura sem dó” nas edições…

Para encerrar a edição, uma pequena matéria De Vingador a Herói traz ainda mais detalhes sobre o Super Pato, como a inspiração em Diabolik, herói dos fumetti italianos e Fantômas, da band desinée francesa, inspiração óbvia de Fantômius – que teve suas aventuras pregressas narradas em Fantômius: Ladrão de Casaca, recém republicado pela Panini.

Uma edição com rara qualidade, que só perde um pontinho por não ter uma opção em formato mais luxuoso – sim, defendo que sejam feitas tiragens econômicas e luxuosas, pro leitor escolher.

Ultimato do Bacon
Avaliação: Ótimo!

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais reviews, guias, matérias e Baú de HQs!



Créditos:
Texto e Edição: Alexandre Baptista

Imagens: Guia dos Quadrinhos/Alexandre Baptista/Reprodução


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade