Ultimato do Bacon

Salem de Thomas Gilbert – O Ultimato

Em 6 de Set de 2023 3 minutos de leitura

A caça às bruxas mais horripilante e famosa do mundo ganha as páginas da HQ de terror européia Salem de Thomas Gilbert. A obra, que é muito hábil em apresentar o dia a dia da lendária cidade, acompanha a jornada de Abigail – uma jovem que vê sua vida mudar quando acusações graves são feitas por uma cidade que parece ter entrado em uma espiral de loucura sem volta. Gilbert mistura fato e ficção para nos mostrar como o medo, o ódio e o desespero são capazes de causar danos irreversíveis.

Salem de Thomas Gilbert foi originalmente publicado pela editora Dargaud em 2018. A obra chegou ao Brasil em 2023 em uma bela edição capa dura da editora Darkside Books. 200 páginas coloridas esperam o leitor nessa narrativa que nos deixa apreensivos do começo ao fim!

Dica para o leitor: Se você é fã de obras de horror vale conferir nossa lista de Melhores HQs, Mangás, Filmes e Séries de Terror

Salem de Thomas Gilbert - O Ultimato (3)

O destino cruel de mulheres de uma pequena cidade é contato na HQ Salem de Thomas Gilbert

A Trama da HQ Salem de Thomas Gilbert

Abigail é uma jovem inocente que vê sua vida mudar quando o jovem amigo Peter lhe dá um presente: um burro de madeira que lembra a infância deles. Esse presente marca um rito de passagem que mostra que ela cresceu e que agora os homens se interessam por ela de uma outra forma. A jovem, que adorava a liberdade proporcionada pela floresta, vê sua vida mudar. O jeito de se portar, de olhar, de se vestir.. tudo isso se transforma para proteção própria.

Esse “rito de passagem” era comum na cidade para as moças que cresciam e não gerava nenhum tipo de estranheza em particular. O problema é que a cidade de Salem estava em um momento ruim e o reverendo local, Parris, parece disposto a fazer com que o medo e o temor dominem a cidade – na visão do reverendo Parris mais medo quer dizer mais doações e mais bênçãos.

Esse atribulado ambiente ainda tem outro elemento: os índios. O reverendo diz que todos devem temer o “homem de preto” e Abigail vê na figura de um indígena de cara pintada o tal “homem de preto”. O problema é que eles se aproximam e uma improvável amizade floresce nesse conturbado ambiente. Achou o ambiente pouco complexo? Saiba ainda que o reverendo Parris tem uma filha, Betty, que é a melhor amiga de Abigail e também cultiva uma amizade com o índio de cara pintada da floresta.

Salem de Thomas Gilbert - O Ultimato (1)

Abigail conhece um índio na HQ Salem de Thomas Gilbert

Lendo o que escrevi acima acredito que o leitor pode ficar com a sensação de que essa é quase uma história de romance entre pessoas de culturas diferentes, certo? E a coisa poderia realmente ter se desenvolvido dessa forma se a ignorância, o ódio e o medo não fossem personagens principais ao lado de Abigail. O mais impressionante nessa HQ é justamente o dia a dia da cidade e a transformação dos cidadãos.

Em face de uma “iminente” ameaça e de evidências de que o “demônio” se apossou de Salem, os moradores se tornam agressivos e cada vez mais irracionais – a liberdade (em especial das mulheres) é questionada e vista como manifestação de algo ruim. É quando a violência começa que Abigail começa a temer por sua vida.

Reverendo Parris é, sem sombra de dúvidas, um vilão dos mais odiosos. O religioso se esconde atrás de uma “cortina de hipocrisia” e a história deixa implícito que são fatos que Abigail passa a saber sobre ele que aceleram e potencializam a tragédia que estava se desenhando em Salem.

A turba raivosa que acompanha o reverendo também é complexa porque é retratada de forma extremamente real: o assustador é vermos comportamentos conhecidos sendo reproduzidos em um contexto com um desfecho tão trágico.

Salem de Thomas Gilbert - O Ultimato (4)

A realidade e o cotidiano se tornam assustadores na HQ Salem de Thomas Gilbert

Salem de Thomas Gilbert é uma HQ de terror que consegue se destacar por ser muito hábil em mostrar a transformação de pessoas comuns em agentes do ódio e do caos que são capazes de atitudes horripilantes. A obra faz com que o leitor crie laços profundos com Abigail e vai, aos poucos, desfraldando o dia a dia da pequena cidade que virou palco de um evento desumano.

A construção dos personagens e suas relações (além da linda representação gráfica) é extremamente bem feita e é tudo muito crível – e é daí que vem o terror da obra.

Salem de Thomas Gilbert poderia ser uma história de amor (e tem todas as construções para tal) senão fossem a ganância, o medo e a violência. Uma leitura apaixonante com um ritmo ágil que é capaz de gerar reflexões e marcar o leitor.

Avaliação: Excelente!

Compre Salem de Thomas Gilbert Clicando na Capa Abaixo:


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

As melhores obras do mestre do horror – Junji Ito

30 de Dez de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade