Personagem que co-estrela o novo encadernado Batman & Sinal anunciado pela Panini ao lado do Homem Morcego foi criado na fase Novos 52 pela dupla Scott Snyder e Greg Capullo

por Romulo Miranda

Quem é Duke Thomas, o Sinal? 1

 

Chega ao mercado brasileiro pela editora Panini Comics, em formato encadernado, a mini-série Batman & Sinal. O material conta com capa cartão, 92 páginas, papel LWC e lombada quadrada e traz as três edições americanas originais de Batman and the Signal além de New Talent Showcase 2017. Como o nome indica, o Cruzado Encapuzado de Gotham está ao lado de um novo membro da Bat-família. Mas quem é esse novo herói?

Lá no longo run da dupla Snyder-Capullo à frente do título mensal do Batman nos Novos 52, mais especificamente dentro do arco Ano Zero (que durou da edição americana #21 até a #33), o personagem Duke Thomas teve sua primeira aparição.

Na ocasião Bruce Wayne ainda estava dando seus primeiros passos como Batman, e depois de ter enfrentado um vilão conhecido como Capuz Vermelho, Edward Nigma surge como uma nova ameaça ao “sequestrar” a cidade de Gotham, deixando-a isolada do restante da população americana enquanto fecha acessos e desliga a energia da metrópole.

A idéia de Edward era deixar que apenas os mais fortes e inteligentes sobrevivessem em uma espécie de seleção natural. E, para que a cidade fosse libertada, alguém deveria desafiá-lo com um enigma que o vilão não conseguisse solucionar. Nesse ínterim o não tão experiente Bruce acaba inconsciente e é resgatado pela família Thomas, cujo filho ainda era um jovem estudante que decidiu treinar sozinho para tentar desafiar Nigma. Posteriormente Wayne agradece Duke pela ajuda e parte para enfrentar o sequestrador de sua cidade natal.

 

Quem é Duke Thomas, o Sinal? 2

 

Já no arco seguinte, intitulado Fim de Jogo (publicado encadernado pela Panini incluindo as edições americanas do número #35 ao #40), que se passa vários anos depois do embate com Charada, o Coringa volta à cena pronto para acabar de vez com o Homem-Morcego. Para tal façanha, o Palhaço do Crime sequestra e utiliza a família Thomas a fim de recriar o assassinato do casal Wayne, fazendo isso com o uso de seu mortal gás. Bruce consegue resgatar Duke, porém seus pais acabam com a mente alterada devido à exposição ao composto químico.

 

Quem é Duke Thomas, o Sinal? 3

 

Ao fim do arco, temos um Bruce longe da identidade de Morcego e um Duke colocado para adoção distante de seus pais biológicos, que estavam desaparecidos. No tempo de orfanato ele passa de bom estudante a jovem problemático com ficha policial suja, que tenta localizar seus pais. Nessa busca ele acaba dando de cara com outros vilões no meio de um plano para atacar a cidade, e para sua infelicidade é avistado por eles e só sobrevive devido a ajuda de um grupo de jovens que se auto intitulou como Robins.

Posteriormente, Duke acabaria utilizando uma jaqueta estampada com um “R” para se juntar ao grupo e passar por algumas aventuras juntos, porém, pouco tempo depois, após um incidente envolvendo um jovem integrante do grupo, a polícia se declara contra a “equipe” e dá início ao evento que ficou conhecido como “Guerra dos Robins” (e foi publicada originalmente no Brasil pela Panini em dois encadernados de Capa Couché). A arco, que foi um crossover entre diversas revistas de personagens da Bat-Família, envolveu outros “Robins Oficiais” como Dick Grayson, Jason Todd, Tim Drake e Damian Wayne. No fim desse crossover a inciativa “Nós somos Robin” é desfeita.

Mais tarde Bruce Wayne retorna como Batman e convida Duke para passar por um treinamento e ser seu novo protegido, porém sem utilizar a alcunha de Robin.

Durante esse treinamento, que foi mostrado na série Batman – Grandes Astros, o jovem recebe um traje amarelo, ainda sem símbolo ou nome, e encontra conhecidos vilões como Duas-Caras e Victor Zsas enquanto aprende diversas coisas com Batman.

No início da saga Noites de Trevas: Metal (publicada recentemente no Brasil através de 5 encadernados capa cartão e mais duas edições especiais com spin-offs) Duke tem um encontro com o Lanterna Verde Hal Jordan e mais outro famoso personagem da DC Comics dentro da Bat-Caverna, onde ocorre um conflito e se descobre que o jovem é, na verdade, um meta-humano.

 

Quem é Duke Thomas, o Sinal? 4

 

Chegamos agora ao momento atual, onde serão revelados mais detalhes do personagem, que tentará descobrir mais sobre seus poderes. Ele atuará em Gotham durante o dia, enquanto Batman e Robin patrulham a sombria cidade à noite.

O encadernado especial Batman & Sinal tem previsão inicial de chegada às bancas no mês de fevereiro de 2019, e também pode ser adquirido através da loja online da editora.

 

Quem é Duke Thomas, o Sinal? 5

 

 

 

 


 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon