Ultimato do Bacon

Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka – O Ultimato

Em 19 de Set de 2023 4 minutos de leitura

O Deus do mangá mostra toda sua genialidade em uma bela edição da New Pop que compila grandes contos do autor. Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka traz 5 histórias shoujo (mangás direcionados à agradar meninas), classificação dada pelo próprio autor, que vão te emocionar. Todas as narrativas apresentam tramas completas que ou são inéditas ou são adaptações de clássicos – como é o caso de “O Mercador de Veneza”.

Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka chegou ao Brasil pelas mãos da editora New Pop em 2018 e traz as histórias: “Prelúdio do arco-íris”, “A Cortina é Azul nesta Noite Também”, “O Mercador de Veneza”, “A Concha” e “A Canção do Pavão Branco”.

Dica para o leitor: Conheça a versatilidade do Deus do mangá na nossa lista Os Melhores Mangás de Osamu Tezuka

A trama que dá nome a edição é uma das mais fascinantes do mangá Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka

As tramas do mangá Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka

Nessa coletânea de cinco histórias vemos uma faceta mais infantil e cômica da obra do Deus do mangá. Apesar de entregar tramas cheias de mensagem e lições de moral (que são capazes de emocionar), a simplicidade das adaptações e o humor caricato reinam. Isso não quer dizer que temas complexos como amor, sacrifício, ignorância e dever não serão abordados – a diferença é que eles aparecem de uma forma mais simples e didática. Não se iluda: mesmo em um formato mais “infantilizado”, Tezuka é capaz de surpreender!

A primeira trama (das cinco) que me conquistou se chama “Prelúdio do Arco-Íris” e nos mostra a jornada da jovem Louise. Ela ingressa em uma famosa escola de música polonesa (seu país de origem) utilizando-se do nome do seu falecido irmão.

A jovem é uma pianista genial mas as circunstâncias não permitem que ela foque apenas na música: ela precisa decidir se deve se envolver ou não na invasão russa que está acontecendo no país e ameaça esmagar a cultura e a soberania polonesa. No meio desse cenário conturbado, a jovem precisa decidir entre dois pretendentes que enxergam a vida de forma bem diferente.

Esse roteiro é extremamente interessante e cativante e me lembra muito a trama do famoso romance Les Misérables de Victor Hugo. Roteiro competente, ágil e magnético. Não é à toa que dá nome a edição!

Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka - O Ultimato (2)

“O Mercador de Veneza” de William Shakespeare também é adaptado no mangá Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka

Apesar de ter adorado a obra que dá nome a edição, e dela ter sido uma das tramas mais interessantes do mangá para mim, estava muito ansioso para ler a adaptação de Tezuka para “O Mercador de Veneza” (uma das minhas peças favoritas). Não me decepcionei e ela foi a segunda trama que mais me chamou a atenção.

A narrativa adapta o conto de Shakespeare para tempos mais modernos e mostra um homem “maléfico” que empresta dinheiro a juros altíssimos usando-se do sistema para se vingar daquele que é considerado o melhor “mercador” da cidade. Shylock, o icônico vilão da trama, está mais caricato do que nunca e faz caras e bocas (no meio de poses de vilania clássica) enquanto tenta arrancar a tal “libra de carne” do corpo de seu antagonista.

A famosa trama ganha ares cômicos e Tezuka faz questão de tratar o desenvolvimento como uma peça de teatro – repare nos incríveis detalhes! Confesso que esperava mais “camadas” nos personagens e senti que nesse quesito o lendário autor simplificou demais.

Independente disso, a narrativa funciona muito bem e quem nunca leu a história (ou não a conhece) vai se surpreender ao reconhecer detalhes da trama que podem ser encontrados em grandes obras da cultura pop. 

Obs. Lembre-se da icônica passagem no final de “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna 😉

Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka - O Ultimato (3)

“A Canção do Pavão Branco” é a trama mais emocionante do mangá Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka

As duas tramas que citei previamente me pegaram em cheio por me ativarem memórias que dialogam diretamente com obras que eu adoro e certamente isso influenciou minha opinião. Se eu for 100% isento direi que “A Canção do Pavão Branco” é a grande leitura dessa edição. A obra versa sobre ganância, gratidão e prioridades de forma direta com analogias bem simples de serem captadas pelo leitor.

Na HQ acompanhamos a jovem Yuri. Ela perdeu seu pai na guerra e vive com sua mãe – que atravessa problemas financeiros. Um dia elas são chamadas pelo exército para recolher os pertences de seu falecido pai: um capacete “surrado” e um lindo pavão branco. Mesmo sem dinheiro, Yuri pede para ficar com o pavão e eles se tornam amigos inseparáveis.

O pavão é capaz de dançar quando Yuri toca piano e isso alça os dois ao estrelado no Japão. O efeito que o sucesso tem na pequena Yuri é devastador e é aqui que está a poderosa mensagem da obra: sucesso e dinheiro são capazes de mudar a nossa percepção e nos transformar em algo que não somos. Apesar de simples e direto, o desenvolvimento é incrível e o final vai arrancar lágrimas dos leitores!

Uma história poderosa que explica situações da vida real de forma lúdica e direta. Simplesmente inesquecível!

Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka - O Ultimato (4)

O lindo pavão branco dança para Yuri no mangá Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka

Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka é uma coletânea de cinco contos excelentes do autor. Elenquei meus três favoritos mas a realidade é que os cinco são muito bons – no caso o gosto e as minhas referências pessoais definiram os “favoritos”.

Todas as tramas se usam da simplicidade e do humor em diversos momentos para suavizar a mensagem que está sendo passada. Apesar de serem relativamente curtos (os cinco somam apenas 224 páginas), os contos de Tezuka são potentes e capazes de gerar um impacto relevante no leitor que estiver disposto a mergulhar nas camadas mais profundas desse mangá.

Confira nosso review de uma das mais famosas obras do autor: Adolf de Osamu Tezuka 

Não deixe de conferir nossa lista de Os Melhores Mangás Shoujo

Avaliação: Excelente!

Compre Prelúdio do Arco-Íris de Osamu Tezuka Clicando na Capa Abaixo:


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade