Ultimato do Bacon

Porco Aranha Aporcalipse Now (2021) – O Ultimato

Em 28 de Jul de 2021 3 minutos de leitura
Porco Aranha Aporcalipse Now (2022) – O Ultimato
 

Finalmente uma aventura solo do Peter Porker no Brasil! Conheça Porco Aranha Aporcalipse Now

 

Peter Porker, o espetacular Porco Aranha, é um super-herói carismático que vem conquistando os fãs do Homem-Aranha, sobretudo após o destaque no filme Homem-Aranha no Aranhaverso (2018) e nas sagas Aranhaverso (2014) e Aranhagedom (2019).

A verdade é que ele é um egocêntrico insuportável e sem noção nenhuma de realidade. A primeira aparição do Porco-Aranha foi na revista Marvel Tails Starring Peter Porker, The Spectacular Spider-Ham #1, em 1983. A publicação – paródia do “amigão da vizinhança” – durou 17 edições bimestrais.

É lá que conhecemos a origem do super-herói, uma aranha que vivia no porão de May Porker, a porquinha cientista que, durante uma experiência com fissão nuclear, sofre um acidente e acaba mordendo Peter. O jovem se transforma em um suíno, mas mantendo as habilidades de aranha e adotando o sobrenome Porker. É muita loucura, né?

A cena de origem do Porco-Aranha de 1983, quando May Porker morde o pequeno aracnídeo

Só agora, pela primeira vez, temos uma aventura solo do Peter Porker no Brasil. Porco Aranha Aporcalipse Now (2021) acontece na Terra-1311, de seres antropomórficos cartunescos no estilo do protagonista, como os Cervolidor, Quackúrio, Galinhão Arqueiro e Formiga-Formiga – como não? –.

O roteiro é de Zeb Wells, arte de Will Robson e cores de Erick Arciniega. O encadernado reúne as revistas Spider-Ham de #1 a #5, originalmente publicadas em 2020.

Qual o enredo de Porco Aranha Aporcalipse Now?

Desde que participou das aventuras no Aranhaverso, o Porco-Aranha não fala de outra coisa senão de seu heroísmo incomparável. “Defender a cidade virou mixaria pra mim”, chega a afirmar o suíno, em referência à Nova Nhoque. A atitude vira um aborrecimento para os Vingadores Vingazoores, que pedem ao Porco-Aranha para se afastar da equipe.

Enquanto isso, surge uma torre transdimensional que está corrompendo a Terra-1311, colocando a vida de todos em perigo. Aos poucos, os tão coloridos personagens vão ficando em preto e branco. Para resolver o problema, o Rato de Ferro rouba e concerta o relógio de viagem dimensional do Porco-Aranha, com a ideia de caçar o vilão responsável pelos ataques, que fugiu pelo multiverso.

Há um grande perigo para a Terra-1311, dos super-heróis antropomórficos e cartunescos

Por sorte – ou não –, Peter Porker, o único especialista em Aranhaverso dos Vingazoores, consegue resgatar seu relógio das mãos do Rato de Ferro e “pula” para a realidade clássica do Homem-Aranha – na Terra-616 –. É essa dupla, a contragosto de Peter Parker, que vai à caça do misterioso e desconhecido vilão em viagens tempo e multiversais. Necessário dizer, em uma corrida cheia de viradas malucas e engraçadas.

Um dos pontos altos da HQ é a transformação do Porco-Aranha conforme a época e o lugar. No início do século XX, por exemplo, ele ganha um visual mais vintage e adquire uma física quimérica, com direito a um corpo praticamente de borracha e o surgimento de uma marreta – usada como arma – do nada. Já na Terra-70237, escura e notívaga, os recordatórios trazem pensamentos densos e rebuscados do Porker, gigante e bombado, no maior estilo Alan Moore e Frank Miller nos anos 1980.

Vale a pena ler?

A HQ tem um público alvo: quem curte as aventuras do Aranhaverso e, principalmente, os que gostam do Porco Aranha, seja porque o conheceu no filme de 2018 ou nos quadrinhos do Homem-Aranha. É uma publicação para se divertir, leve e maluca.

A dupla de heróis responsável por salvar a Terra-1311: Parker e Porker

Porém, não chega nem perto da genialidade de outras propostas pitorescas, como a Patrulha do Destino. A linha de condução de Porco Aranha Aporcalipse Now é relativamente simples, apesar de a criatividade e das homenagens às animações e antigos quadrinhos.

O grande ponto positivo é ter a oportunidade de acompanhar o carismático Porco-Aranha em um enredo bem encaixado – com alguns contorcionismos narrativos que não fogem da proposta da HQ – e distante das regras comuns dos quadrinhos de super-heróis. Tendo isso em mente, dá para ter uma ideia se, para você, essa publicação vale ou não a pena.

Avaliação: Bom!

Compre Porco Aranha Aporcalipse Now clicando na capa abaixo! 

Quer debater sobre quadrinhos, livros, filmes e muito mais? Venha conhecer nosso grupo no Whatsapp clicando aqui!!!


Créditos:
Texto: David Horeglad – @hq_ano1
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade