Ultimato do Bacon

Por Deus ou Pelo Acaso de Becky Cloonan – O Ultimato

Em 19 de Jul de 2022 3 minutos de leitura
Por Deus ou Pelo Acaso de Becky Cloonan (2)

Histórias curtas e melancólicas que se passam em cenário medieval com muita magia e misticismo. Podemos dizer que essa é a melhor definição para as três histórias curtas que compõem a HQ Por Deus ou Pelo Acaso de Becky Cloonan com cores de Lee Loughridge.

Não espere histórias de ação desenfreada e grandes confrontos: o poder dessas narrativas está nos plot twists e nas reflexões que elas provocam nos leitores. Não são histórias de leitura e compreensão simples e demandam um envolvimento e entrega maior daqueles que se aventuram em suas páginas (comparando com os tradicionais materiais de banca obviamente).

Por Deus ou Pelo Acaso de Becky Cloonan foi originalmente lançado nos EUA em 2013 como uma trilogia independente com três histórias fechadas: Lobos, Pantâno e Deméter. Em 2014 a Image relançou as três edições em coletânea e com as cores de Lee Loughridge.

Vale dizer que a segunda história (O Pântano) recebeu um Eisner. A trama chegou ao Brasil em 2020 na versão em cores em uma bela edição capa dura da editora Pipoca e Nanquim.

Dica para o leitor: Fã de histórias de fantasia com uma pegada diferente? Confira nossas matérias sobre Elric O Trono de Rubi de Julien Blondel, Os Cavaleiros de Heliópolis de Jodorowsky e Jérémy e Dragonero O Caçador de Dragões de Luca Enoch e Stefano Vietti

Por Deus ou Pelo Acaso de Becky Cloonan (3)

A 3ª história da HQ Por Deus ou Pelo Acaso de Becky Cloonan fala da vida de um pescador e sua esposa

As tramas da HQ Por Deus ou Pelo Acaso de Becky Cloonan

As três histórias de Becky Cloonan nessa coletânea são completamente independentes. A única similaridade entre elas é o fato de serem histórias de fantasia com uma pegada mais pessimista ou melancólica – como você preferir chamar.

As três histórias são curtas e marcantes e me arrisco a dizer que é o seu final – com um tradicional plot twist ou com uma grande surpresa – que realmente as tira do lugar comum!

A primeira história, Lobos, é – na minha opinião – a mais “fraquinha” da coleção. Digo isso porque ela é bem óbvia – mesmo em seu plot twist final.

Apesar disso, a trama é muito bem executada e narra a jornada de um matador/caçador de monstros que deixa sua amante em casa para buscar uma espécie de lobisomem que está atormentando a vila/reino.

A identidade do monstro e a sensação de tragédia que acompanha o personagem durante a trama dão o tom da coletânea e nos preparam para um desfecho trágico.

Por Deus ou Pelo Acaso de Becky Cloonan (4)

A história de um caçador de monstros é contada na HQ Por Deus ou Pelo Acaso de Becky Cloonan

A segunda trama é bem mais surpreendente! A história narra a jornada de Aiden, um jovem garoto que serve um cavaleiro como escudeiro. Ele recebe a missão de entregar uma carta no castelo de IronWood. Para isso, ele deve atravessar um pântano que é tido como assombrado.

A rota do jovem Aiden é cheia de surpresas e o final da HQ nos pega desprevenidos! Uma história realmente empolgante e envolvente que fica na nossa cabeça durante um bom tempo.

Apesar dos elogios a segunda trama, que merecidamente ganhou um Eisner, devo dizer que a última história (Deméter) é a minha favorita. A HQ narra a história de um casal que vive isolado perto do mar.

Conforme a trama avança descobrimos que Anna esconde um grande segredo que está ligado a um trágico evento que aconteceu com seu marido Colin. Por mais que os leitores atentos possam “prever” o que está vindo, é seguro dizer que essa trama é realmente cativante e nos pegamos torcendo pelo sucesso do jovem casal – mesmo com tudo indicando que essa não é bem uma história de amor com final feliz.

Por Deus ou Pelo Acaso de Becky Cloonan (1)

Ana guarda um terrível segredo na 3ª trama da HQ  Por Deus ou Pelo Acaso de Becky Cloonan

Por Deus ou Pelo Acaso de Becky Cloonan é um tipo de leitura que certamente não agrada a todos os leitores. A obra é bem melancólica e faz questão de não explicar de maneira explícita tudo que está acontecendo – ela desafia o leitor.

Apesar de curtas, as histórias não tem um ritmo particularmente acelerado e tudo é feito para nos colocar no clima desse universo mais sombrio que a autora cria. 

Se você está disposto a embarcar em histórias de fantasia mais reflexivas, tenho certeza que essa obra vai te agradar!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!

Compre Por Deus ou Pelo Acaso de Becky Cloonan clicando na capa abaixo! .

Por Deus ou Pelo Acaso de Becky Cloonan Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Afro Samurai de Takashi Okazaki - O Ultimato (5)

Afro Samurai de Takashi Okazaki – O Ultimato

12 de Ago de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade