Ultimato do Bacon

Conheça Dragonero O Caçador de Dragões de Luca Enoch e Stefano Vietti

Em 15 de Out de 2021 4 minutos de leitura
Dragonero O Caçador de Dragões

Se você é um leitor apaixonado pelo gênero de fantasia e espada/magia, a série da Bonelli Dragonero O Caçador de Dragões de Luca Enoch e Stefano Vietti vai te agradar em cheio! A série acompanha o habilidoso Ian Aranill em um mundo habitado por dragões, orcs, elfos e outras criaturas fantásticas.

Dragonero O Caçador de Dragões foi criado por Luca Enoch e Stefano Vietti e começou sua caminhada na Itália em 2007. A obra chegou ao Brasil em 2019 na “Edição Especial Dragonero o Caçador de Dragões” e a série regular, que se iniciou na Itália em 2013, vem sendo publicada em terras brazucas pela Mythos.

Dica para o leitor:  Ao contrário de outras excelentes séries da Bonelli, Dragonero é uma série com uma continuidade bem estabelecida. Então o ideal é começar sua jornada pela edição especial de 2019 e depois começar a se aventurar na série regular. Os arcos duram, no geral, entre 1 e 3 edições. Vale salientar também que temos outros excelentes artistas e roteiristas participando da série como Giuseppe Matteoni e Andrea Bormida.

Dragonero O Caçador de Dragões

O reino de Erondar é o centro do universo da série italiana Dragonero O Caçador de Dragões de Luca Enoch e Stefano Vietti

As tramas de Dragonero O Caçador de Dragões de Luca Enoch e Stefano Vietti

Prepare-se para adentrar um universo muito bem pensado pelos seus autores. O mundo de Dragonero é complexo e rico e continua crescendo a cada edição que passa. Para entendermos a história, precisamos compreender mais dessa civilização. Erondar é o reino humano que se coloca como centro do mundo civilizado.

Dentro de seu reino os homens se dividem em Guildas ou Ordens. Duas delas aparecem frequentemente nas histórias: os Tecnocratas (que abandonam a magia natural para se dedicar aos avanços mecânicos) e a Ordem dos Luresindos (a única ordem de magos ainda existente no reino).

Em tese as duas guildas trabalham em conjunto mas na prática fica claro, logo na 1ª aventura, que o mundo de Erondar é repleto de preconceito e divisões. No meio de tudo isso está nosso protagonista: Ian Aranill. Ian pertence à estirpe de Matadores de Dragões, os Dragonero.

O personagem é um batedor que serve ao reino e seu trabalho é solicitado para desbravar novos locais, resolver problemas em diversas cidades e atuar em crises de maneira geral. Esse chamado real é, inclusive, o motor de boa parte das tramas.

Dragonero O Caçador de Dragões

Ian normalmente está acompanhado por sua irmã e seu companheiro Orc em  Dragonero O Caçador de Dragões de Luca Enoch e Stefano Vietti

Em suas missões, Ian normalmente tem a companhia de Gmor, um gigantesco Orc que é amigo do protagonista desde criança. O interessante é que a amizade dos dois é mal vista por boa parte das pessoas e gera situações interessantes como brigas de bar e afins – existe um preconceito com Orcs que foi causado por anos e anos de Guerra.

Mirva, a irmã mais nova de Ian, é uma outra companhia frequente de viagem. A personagem é uma tecnocrata e normalmente traz armas e soluções interessantes para a batalha.

Por último temos o poderoso mago Alben. O personagem é frequentemente utilizado nas histórias como uma espécie de mentor e guia de Ian – que após a primeira história sofre com mudanças por conta de seu contato com o raro sangue de dragão (não vou dar spoilers de como tudo acontece, mas esse é basicamente o ponto de partida da série) e isso acaba dando ao personagem habilidades especiais que ele não compreende.

Dragonero O Caçador de Dragões

Dragonero O Caçador de Dragões apresenta ótimos confrontos com Dragões e seres mágicos!

O universo de Dragonero é muito rico e cada aventura adiciona novos elementos e seres a esse cenário e é comum vermos elfos, bruxas, feiticeiros transmorfos e todo tipo de ameaça passando pelas páginas da HQ.

De uma maneira geral as tramas mantém um tom bem aventuresco e existe uma certa apreensão com a evolução de Ian, que passa por mudanças cada vez mais impressionantes. A interação dos personagens que compõem o núcleo principal é sempre muito divertida e bem pensada!

As tramas normalmente apresentam mistério e estão ligadas ao trabalho de batedor de Ian que pode levá-lo a lidar com assassinatos, sequestro, ameaças sobrenaturais, arenas de combate clandestinas e muito mais. O interessante é que os arcos costumam se fechar – existe obviamente a curiosidade para continuar acompanhando esse universo e suas histórias, mas os autores não deixam “grandes pontas soltas” que obrigam os leitores a seguir lendo.

Um baita de um benefício, mesmo sabendo que a maioria que gosta da temática vai continuar acompanhando – o importante é que o leitor tem a opção de parar sempre que um arco é fechado.

Dragonero O Caçador de Dragões

Gmor é o divertido e poderoso Orc que acompanha Ian nas tramas da HQ Dragonero O Caçador de Dragões de Luca Enoch e Stefano Vietti

Dragonero O Caçador de Dragões de Luca Enoch e Stefano Vietti é uma das séries de fantasia mais divertidas que eu já tive o prazer de acompanhar. Os personagens são carismáticos, as tramas bem pensadas e os vilões sempre surpreendem – seja pelo mistério ao redor de sua identidade ou pelos poderes que apresentam.

O protagonista segue o padrão de “homem honrado que faz de tudo pelo que é certo” e é bacana ver esse tipo de herói passando por transformações e tendo que interagir com um mundo onde tecnologia e magia coexistem com Orcs, fadas, elfos, monstros e por aí vai. 

Se o gênero Espada/Magia te agrada, recomendo que você adquira ao menos a edição especial (que dá o “pontapé inicial” na série) e as 5 primeiras edições da série regular que trazem um ótimo arco sobre uma misteriosa nova arma que pode “incendiar” a guerra entre humanos e Orcs e  ainda mostram Ian indo ao encontro anual dos batedores (a história é ótima e mostra muito mais do mundo de Dragonero). Essas edições mostram o poder da série e deixam claro os caminhos narrativos que  Luca Enoch e Stefano Vietti pretendem seguir.

Na minha visão, uma ótima leitura que vai agradar os fãs de séries como Game of Thrones e de HQ´s como Elric, Crônicas de Excalibur e Réquiem de Pat Mills!

Quer conhecer outro grande trabalho de Luca Enoch? Confira nosso review de Lilith!

Compre Dragonero clicando na capa abaixo! 

Dragonero O Caçador de Dragões Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse

Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB! 


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Afro Samurai de Takashi Okazaki - O Ultimato (5)

Afro Samurai de Takashi Okazaki – O Ultimato

12 de Ago de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade