Ultimato do Bacon

Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto – O Ultimato

Em 3 de Ago de 2022 4 minutos de leitura
Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto (1)

Nada chama mais atenção de um fã de ficção científica do que uma boa dose de exploração espacial, certo?

O mangá Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto (nome artístico de Akira Matsumoto) fez um enorme sucesso sucesso por conta de sua icônica versão em anime e por conta dos carismáticos personagens e tramas que foram criados na história que mostra a Terra se defendendo de invasores de outros planetas.

Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto foi originalmente publicado em 1974 mas só chegou ao Brasil em 2021 em uma edição completa da editora New Pop. O mangá conta com mais de 600 páginas e acabamento em capa dura. 

Dica para o leitor:  Se você é fã de mangás clássicos, não deixe de conferir nossas listas de Melhores Mangás de Osamu TezukaMelhores Mangás de Akira Toriyama

Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto (4)

Kodai vê seu irmão mais velho morrer em uma batalha e se torna um dos protagonistas do mangá Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto

Índice

A Trama do Mangá Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto

A história de Leiji Matsumoto começa em 2199 e o que vemos é um planeta Terra devastado pelos ataques do perigoso Império Gamilas. Os constantes bombardeios, que partem de naves muito mais tecnológicas e preparadas do que as terráqueas, fazem com que a raça humana passe a viver escondida no subterrâneo. Os mares secaram e praticamente não resta esperança.

Nesse cenário conhecemos o respeitado Almirante Okita. O veterano militar é respeitado por seus feitos passados e está comandando a última frota de defesa da Terra. Infelizmente, o resultado está sendo muito desfavorável e o Almirante acaba perdendo a maioria das naves de sua frota, inclusive a nave do corajoso Capitão Kodai – que se recusa a recuar mesmo após a batalha estar praticamente perdida.

A história avança e nos mostra um observatório em Marte que está sob tutela de dois jovens estudantes. Um deles é Susumu Kodai, o jovem irmão do Capitão Kodai que pereceu em uma batalha (mas ele ainda não sabe disso).

Os dois precisam investigar um objeto que caiu no planeta e o desenvolvimento da narrativa leva o caminho deles a se cruzar com o do Almirante Okita – que aposta suas últimas fichas no resgate do lendário encouraçado Yamato.

A partir desse ponto podemos dizer que a história tem uma certa previsibilidade e o que vemos é o jovem Kodai ao lado do Almirante e de outros personagens carismáticos e cativantes que desejam ganhar a batalha contra os Gamilas.

Curiosidade para o leitor: O Yamato existiu de verdade! Na realidade ele foi um grande e poderoso navio encouraçado que foi construído e utilizado pelo Japão na 2ª Guerra Mundial. Até hoje a embarcação, que tinha 263 metros de comprimento, consta como um dos maiores e mais poderosos navios de guerra já construídos.

Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto (3)

Muitas naves incríveis aparecem nas belas páginas do mangá Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto

Os Pontos Fortes do mangá Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto

Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto tem muitos pontos que agradam os fãs de uma boa história espacial.

Temos raças alienígenas diferentes, grandes confrontos de naves que “explodem” na página, dramas entre os personagens e muita ação – além de uma boa pitada de comédia com um professor beberrão e um robô que quer ser humano! Vale dizer também que na execução – de maneira geral – o trabalho envelheceu bem e confesso que não vejo tantas passagens “bobas” ou “datadas” que nos tiram da leitura.

O ritmo da obra funciona bem e a sensação – principalmente no primeiro grande arco – é de estarmos lendo um mangá de ritmo alucinante que realmente se preocupa em prender a atenção do leitor de diversas formas diferentes. As grandes sequências de confrontos espaciais são simplesmente imperdíveis.

Mas nem tudo são flores e infelizmente o mangá de Leiji Matsumoto possui problemas graves na execução…

Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto (2)

A nave comandada pelo Almirante Okita é a grande esperança da humanidade no mangá Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto

Os Pontos Fracos do mangá Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto

Apesar de ter muitos acertos, é inegável que o mangá Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto é uma leitura capaz de frustrar muito o leitor. E isso acontece basicamente por dois grandes motivos. O primeiro, caso fosse o único erro, seria perdoável apesar de ser muito irritante.

O autor passa centenas de páginas construindo e escalando confrontos e quando chega o momento de mostrar a “batalha final” ele simplesmente PULA o confronto. Nós, leitores, ficamos sabendo do desfecho através de recordatórios e de conversas entre os personagens. Lamentável.

O segundo erro é, na minha opinião, ainda pior: o mangá não tem final. Isso mesmo que você leu. Após o primeiro grande confronto com o Império Gamilas, o mangaká começa a desenvolver uma segunda narrativa – que parece muito promissora (apesar de ser confusa em alguns momentos). Infelizmente a obra termina de forma abrupta e apenas assistindo o anime é possível acompanhar o desenvolvimento dessa segunda narrativa.

Esses dois erros conseguiram, infelizmente, detonar a minha experiência de leitura. E por mais que eu consiga perceber que o mangá Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto tem muitos méritos, eu só consigo vê-los como ferramentas para me deixar ainda mais frustrado com a experiência que tive.

Infelizmente, essa é uma obra que só indico para os fortes (e para os saudosistas) que conseguem ignorar essas duas péssimas escolhas feitas pelo mangaká. Infelizmente esse não é o meu caso.

Quer ler mangás marcantes? Confira nossa lista de melhores mangás já publicados no Brasil

Avaliação: Regular!

Compre Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto clicando na capa abaixo! .

Patrulha Estelar Yamato de Leiji Matsumoto Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Harleen de Stjepan Sejic (2)

Harleen de Stjepan Sejic – O Ultimato

9 de Dez de 2022

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade