O primeiro jogo da série Tomb Raider começou a ser desenvolvido em 1993, entretanto foi apenas em 1996 que o jogo chegou as prateleiras. O time original da Core Design, responsável pelo game, consistia de seis pessoas. De la pra cá, os games de Tomb Raider evoluiram muito.

Entre as curiosidades do processo criativo, Toby Gard, creditado como criador da personagem, optou por uma personagem feminina durante o desenvolvimento do game, uma vez que a equipe decidiu deixar de lado parte da ação em favor de um jogo que focasse nos desafios e quebra-cabeças. A ideia original não envolvia o que muitos chamam de “uma versão feminina de Indiana Jones”, entretanto segundo os criadores a ideia pareceu natural.

Os Games de Tomb Raider (1996-2018) 1

Existem três diferentes linhas do tempo envolvendo os games da série.

Conheça as diferentes cronologias dos games de Tomb Raider

Os games de Tomb Raider – A cronologia inicial:

Começando com o Tomb Raider original, esta primeira cronologia engloba também os jogos Tomb Raider II (1997) e III (1998), The Last Revelation (1999), Crônicas (2000) e o Anjo das Trevas (2003). Durante seu tempo em atividade, Lara encontrou artefatos como o Scion atlante, a adaga de Xian e a Pedra Filosofal.

Durante o quarto jogo da série, Lara enfrenta o antigo deus egípcio Seth, supostamente morrendo na tentativa de impedir seu despertar completo. O quinto jogo da série mostra seus amigos se reunindo para um memorial enquanto se lembram de diversos momentos de sua carreira, recontando histórias anteriores ao primeiro jogo.

As coisas se tornaram um pouco complicadas com o lançamento do sexto título. Inicialmente planejado como o primeiro de uma trilogia, Angel of Darkness recebeu duras críticas com relação a sua jogabilidade e gráficos, além de claramente divergir do estilo original dos games, adotando um estilo de sobrevivência e ação. A continuação foi cancelada, assim como o reboot que estava sendo planejado para o jogo original. Tempos depois, o desenvolvimento foi entregue para a Crystal Dynamics, levando ao lançamento de Tomb Raider Legend, que serviria como reboot da franquia.

Os Games de Tomb Raider – A cronologia Legend:

Os Games de Tomb Raider (1996-2018) 2

Iniciando com Tomb Raider Legend (2006), a protagonista recebeu um background ligeiramente alterado. Um acidente de avião, antes ocorrido aos 21 anos da moça, agora ocorreu quando ela tinha 9 anos de idade, culminando na morte de sua mãe. Aos 17 anos, seu pai desapareceu em uma expedição. Além da morte de seus pais, os nomes destes também foram alterados, assim como a data de nascimento de Lara, para adequar sua idade ao lançamento do jogo.

O próximo lançamento da franquia foi o reboot do jogo original, intitulado Anniversary (2007) em referência ao 10º aniversário da franquia. Apesar de ser um reboot, alguns pontos chaves da história foram alterados para compor o background de Lara, iniciado com Legend e que culminaria em Tomb Raider Underworld, o final da trilogia Legend.

Tomb Raider Underworld (2008) trouxe de volta elementos de Legend e Anniversary para encerrar a trilogia, amarrando diversos pontos do passado de Lara, além das vilãs Natla e Amanda, encerrando os lançamentos da “franquia principal” até o próximo reboot.

Os Games de Tomb Raider – A cronologia “Survivor”:

a mais recente trilogia Survivor nos games de tomb raider

Uma nova história começou com o lançamento de Tomb Raider (2013), que mais uma vez redefiniu a história de Lara Croft. O primeiro jogo da série também alterou a mecânica do jogo, uma vez que muito mais do que a exploração, o jogo gira em torno da sobrevivência da protagonista, enquanto tenta escapar da ilha em que ela e sua equipe de exploração se perderam.

A continuação, Rise of the Tomb Raider (2015), colocou Lara na trilha da misteriosa morte de seu pai, ao mesmo tempo que mergulhava em sua pesquisa a respeito de imortalidade e encontrava em seu caminho a misteriosa organização Trinity. A história do novo filme que recém chegou aos cinemas adapta livremente elementos destes dois últimos jogos.

O terceiro game, chamado Shadow of the Tomb Raider (2018) colocou novamente Lara contra as maquinações da organização Trinity e um mistério que envolvem reliquias envolvendo um fim do mundo apocalíptico relacionado com a civilização Maia.

Os games de Tomb Raider marcaram época com sua forte protagonista feminina, mesmo não sendo o primeiro a fazer isso. Esse protagonismo e força incentivou milhares de garotas a se interessarem pelos jogos, como por exemplo a Andreia do Squared Potato que conta como a personagem serviu de inspiração para ela aqui nesse post.

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais matérias e notícias sobre Games!

 


Créditos:

Edição e Texto: João Maia
Imagens: Reprodução
Guia publicado originalmente em 23 de março de 2018. Atualizado em 10 de maio de 2020.

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: