Ultimato do Bacon

Olimpo Tropical de André Diniz e Laudo Ferreira – O Ultimato

Em 31 de Ago de 2023 3 minutos de leitura

O conturbado dia a dia das favelas cariocas ganha os holofotes nesta obra que fala sobre ambiente e transformação com uma sensibilidade e verdade que são impressionantes. Olimpo Tropical de André Diniz e Laudo Ferreira acompanha a vida de Biúca, um jovem morador de favela que nasceu com uma má formação na perna que faz com que ele seja, eventualmente, alvo de “brincadeiras desagradáveis”. A jornada de auto afirmação de Biúca é o motor dessa trama que nos mostra uma realidade bem específica do nosso país.

Olimpo Tropical de André Diniz e Laudo Ferreira foi lançado em 2017 pela Marsupial (Jupati Books). A obra conta com 144 páginas em preto e branco e traz uma trama completa.

Dica para o leitor: Laudo Ferreira foi o artista que iniciou a publicação bimestral Escafandro da UB Editora. Você pode conhecer a obra Escafandro: O Vampiro em nosso site.

Conheça outras grandes obras nacionais na matéria As Melhores HQs Brasileiras

Olimpo Tropical de André Diniz e Laudo Ferreira - O Ultimato (4)

Biúca é morador de uma favela fictícia do Rio de Janeiro na HQ Olimpo Tropical de André Diniz e Laudo Ferreira

A trama da HQ Olimpo Tropical de André Diniz e Laudo Ferreira

Biúca é um jovem como qualquer outro, mas as circunstâncias que o cercam fazem com que ele tenha uma vida bem diferente da maioria de nós. O garoto, que possui uma má formação em uma das pernas, parece buscar uma auto afirmação em tudo aquilo que faz e o uso da muleta é constantemente usado para diminuir suas capacidades.

Ficamos sabendo, logo no começo da narrativa, que ele tem um irmão que “era do movimento” e foi morto pela polícia – esse fato é importante na história e muito do que Biúca faz parece ser movido pelo ódio dessa perda.

A conturbada vida do jovem fica ainda mais complexa por conta dos sonhos estranhos que ele está tendo e por conta da chegada de Nádia. A jovem, prima de uma amiga de Biúca, humilha constantemente o rapaz fazendo o seu pior lado aflorar. A intenção da jovem não é clara e as interações entre eles são sempre tensas.

Olimpo Tropical de André Diniz e Laudo Ferreira - O Ultimato (3)

Biúca tem sonhos estranhos que envolvem bolas de futebol que pegam fogo e seres mitológicos na HQ Olimpo Tropical de André Diniz e Laudo Ferreira

A chegada de Nádia e os tais sonhos parecem levar Biúca para um caminho sem volta. O jovem se torna cada vez mais raivoso e disposto a se provar de qualquer forma. Esse desejo pela aceitação o move e faz com que ele aceite uma “vaga de vigia” que acabou de ficar “disponível” no movimento. Com Biúca cada vez mais envolvido com as atividades ilícitas do morro, vemos uma inevitável guerra com a polícia se avizinhar e agora o desastrado protagonista está inegavelmente envolvido no confronto.

A triste história de Biúca é magnética, mas o que torna a HQ Olimpo Tropical de André Diniz e Laudo Ferreira uma obra diferente é a ambientação que passa um ar extremamente realista.

A cultura das favelas exala da obra em todos os detalhes: botecos, vielas, estratégias para despistar inimigos, brincadeiras das crianças, o convívio com a violência extrema e mais.

O desenvolvimento dos personagens, desde o protagonista até os coadjuvantes, também é bem feito. A jornada de Nádia, por exemplo, surpreende – tinha a impressão de que ela seria um personagem “aleatório e mal desenvolvido” que faz da vida de Biúca um inferno, mas Diniz leva a história para caminhos bem mais interessantes do que eu estava supondo.

Laudo Ferreira entrega lindas páginas na HQ Olimpo Tropical 

A HQ Olimpo Tropical de André Diniz e Laudo Ferreira é uma daquelas obras que exala brasilidade e nos mostra uma realidade extremamente identificável em alguns pontos e distantes em outros. Biúca é um personagem fascinante justamente por ser extremamente real: nada de ações vilanescas, bondosas e caricatas demais – o personagem é extremamente contraditório (como a maioria de nós) e isso torna a leitura muito mais rica.

Ele é frágil, perdido e desengonçado e justamente por isso busca acima de tudo aceitação e respeito – negando até sua natureza em alguns momentos. O tal sonho estranho e o desfecho da história são muito bem pensados e essa é uma daquelas obras que dá vontade de reler assim que terminamos a primeira leitura.

Olimpo Tropical de André Diniz e Laudo Ferreira é uma leitura marcante com ritmo ágil que é capaz de cumprir muito bem seus dois papéis: gerar reflexão e entreter. 

Confira um papo exclusivo da UB em Laudo Ferreira – Aymará com spoilers e Mula sem Cabeça – Costelinha 121

Avaliação: Excelente!

Compre Olimpo Tropical de André Diniz e Laudo Ferreira Clicando na Capa Abaixo:

Olimpo Tropical COmprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Ultimato do Bacon Editora

Ultimato do Bacon Editora

18 de Jan de 2021

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade