O Thor de J Michael Straczynski é o tema de nosso guia de hoje!

Comparado ao tempo do autor em Homem-Aranha (leia mais sobre O Homem-Aranha de J Michael Straczynski), o Thor de J Michael Straczynski é bem mais curto, mas nem por isso menos importante. Afinal, o autor assumiu o personagem morto.

Sim, depois que a Marvel decidiu matar o Deus do Trovão no verdadeiro Ragnarok mostrado em Vingadores: A Queda de Brian Michael Bendis, o primeiro passo do Thor de J Michael Straczynski foi lidar com o fato de que os deuses estavam mortos e Asgard destruída.

O retorno do Deus do Trovão acontece logo após a Guerra Civil que dividiu a comunidade super heroica (confira aqui a review do Sobrecapa).

 

Como ler o Thor de J Michael Straczynski

O primeiro arco do autor lida com o Thor renascido e buscando encontrar os demais deuses, além de precisar lidar com o grande dilema: se ele pode escolher quais deuses despertar, será que ele deveria despertar todos?

Esse primeiro arco que vai dos volumes 1 a 6 de Thor vol. 3 da Marvel nos EUA, foi publicado aqui no Brasil em Novos Vingadores nas edições #53, 54, 55, 57, 58 e #59 e também foi encadernado tanto como Marvel Deluxe em 2011 (com reedição em 2015) quanto na coleção de Graphic Novels Salvat #52 em 2013, ambas com o título O Renascer dos Deuses.

 

O Renascer dos Deuses – Mensais

Novos Vingadores 53
Novos Vingadores 54
Novos Vingadores 55
Novos Vingadores 57
Novos Vingadores 58
Novos Vingadores 59
Novos Vingadores 53 Novos Vingadores 54 Novos Vingadores 55 Novos Vingadores 57 Novos Vingadores 58 Novos Vingadores 59

.

O Renascer dos Deuses – Encadernados

O Renascer dos Deuses Salvat
O Renascer dos Deuses Panini
O Renascer dos Deuses Salvat O Renascer dos Deuses Panini

 

Logo após O Renascer dos Deuses, uma vez que eles estão restaurados, isso significa que Loki mais uma vez está pronto para agir nas sombras para derrotar seu irmão. Thor reencontra Odin num tempo fora do tempo e aprende um pouco mais sobre a história de seu pai e seu avô ao mesmo tempo em que Loki usa suas mentiras para manipular Balder e os demais deuses descobrem aos poucos que essa nova vida significa novas normas.

Esse arco vai das edições 7-12 de Thor vol. 3 da Marvel nos EUA e o especial #600 que retoma a numeração original do vol. 1.

No Brasil, esse trecho da run de J Michael Straczynski foi publicado nas edições de Novos Vingadores #61, 62, 66, 70, 71 e 74 das edições mensais em 2009. Já o encadernado Marvel Deluxe, Em Nome do Pai, saiu originalmente em 2012, com reedição em 2015. A Salvat não publicou essa fase.

 

Em Nome do Pai – Mensais

Novos Vingadores 61
Novos Vingadores 62
Novos Vingadores 66
Novos Vingadores 70
Novos Vingadores 71
Novos Vingadores 74
Novos Vingadores 61 Novos Vingadores 62 Novos Vingadores 66 Novos Vingadores 70 Novos Vingadores 71 Novos Vingadores 74

.

Em Nome do Pai – Encadernados

Em Nome do Pai
Em Nome do Pai

 

Com a saga já avançada, o arco final de J Michael Straczynski à frente do Deus do Trovão transcorreu nas edições #601-603 do vol 1 de Thor na Marvel nos EUA e se encerrou em Giant Size Finale.

Trapaceado por Loki, Thor se encontra sem um reino, vagando pela terra enquanto os asgardianos liderados por Balder estão a caminho da Latveria em busca de um novo lar.

Aqui no Brasil essas edições foram publicadas em Novos Vingadores #76, 79, 80 e 81 em 2010, além de terem sido colocadas no encadernado Marvel Deluxe O Cerco em 2016, junto com arcos de Kieron Gillen e as edições do Cerco por Brian Michael Bendis (leia mais sobre essa saga de Brian Michael Bendis e que envolveu também os Vingadores aqui).

O Cerco – Mensais
Novos Vingadores 76
Novos Vingadores 79
Novos Vingadores 80
Novos Vingadores 81
Novos Vingadores 76 Novos Vingadores 79 Novos Vingadores 80 Novos Vingadores 81
.
O Cerco – Encadernados
O Cerco
O Cerco

E com isso completamos a fase de J Michael Straczynski à frente de Thor. A intenção desse guia é facilitar a leitura dessa fase do herói. Se você procura mais materiais do Thor, confira também outras matérias e reviews sobre HQs do personagem, incluindo a fase de Jason Aaron e Garth Ennis.

Fique ligado no Ultimato do Bacon para mais matérias, reviews, notícias e a coluna especial Baú de HQs!


Créditos:
Texto: João Maia
Edição: Alexandre Baptista
Imagens: Reprodução

Matéria originalmente publicada em 20 de julho de 2020.
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Notícias Relacionadas: