Ultimato do Bacon

O Sonhador de Will Eisner – O Ultimato

Em 21 de Fev de 2022 3 minutos de leitura
O Sonhador de Will Eisner - O Ultimato (3)

O sonho dos artistas que viveram a Era de Ouro dos quadrinhos ganha os holofotes na HQ O Sonhador de Will Eisner. O lendário autor nos mostra as dificuldades e um pouco das mudanças que estavam acontecendo nesse mercado editorial que estava em franca evolução! Os leitores mais atentos vão reconhecer diversos pseudônimos de artistas que Eisner retrata na obra.

O Sonhador de Will Eisner, The Dreamer no original, é quase uma HQ biográfica e foca na jornada do próprio Eisner (aqui chamado de Billy) no seu começo de jornada nas HQ´s (década de 30). A obra, lançada em 1985, possui pouco mais de 50 páginas. No Brasil ela foi lançada pela Devir em 2007.

Dica para o leitor: Se você gosta de ler obras que narrem o começo da indústria das HQ´s nos EUA, vale ler também A História de Joe Shuster de Julian Voloj e Thomas Campi e Jack Kirby – A Épica Biografia do Rei dos Quadrinhos de Tom Scioli.

Se você quer conhecer outros grandes trabalhos de Will Eisner, confira nossos reviews sobre as obras Um Contrato com Deus, A Força da Vida, Assunto de Família e O Último dia no Vietnã.

O Sonhador de Will Eisner - O Ultimato (4)

A vida do sonhador Billy, que quer viver desenhando quadrinhos, é o foco na HQ O Sonhador de Will Eisner

A trama da HQ O Sonhador de Will Eisner

Will Eisner nos mostra o começo da indústria de quadrinhos do jeito que conhecemos hoje nessa obra que mistura elementos de ficção com histórias reais e elementos biográficos.

A trama acompanha a jornada de Billy, um jovem sonhador que deseja viver desenhando quadrinhos. A trama estabelece, desde o começo, que o protagonista possui convicções fortes e que não está disposto a abrir mão delas em troca de dinheiro – o sonho é o que realmente o move.

Logo no começo da HQ vemos Billy, ainda um limpador de prensas na gráfica, recusando fazer trabalhos eróticos de personagens conhecidos – o que custa o emprego do jovem.

Essa rápida passagem é ótima para estabelecer a personalidade do protagonista que – sistematicamente – perde boas oportunidades de negócios por não estar alinhado com os valores éticos propostos.

O Sonhador de Will Eisner - O Ultimato (1)

Billy decide não escrever HQ´s eróticas e ilegais no começo de sua carreira na Graphic Novel O Sonhador de Will Eisner

A história avança e vemos Billy buscando seu lugar ao sol em contato com editoras, sindicatos e outras oportunidades que começam a se apresentar. O mercado se mostra muito instável e muitas vezes vemos nosso jovem sonhador conquistar uma oportunidade apenas para ver ela desaparecer em seguida. 

Enquanto vemos Billy buscar espaço para produzir suas HQ´s, o que eventualmente acontece com o estúdio “fornecedor” de quadrinhos que ele monta com um sócio, também vemos os movimentos de mercado e passamos a conhecer (mesmo que por meio de pseudônimos óbvios) diversas lendas do período, como Jack Kirby.

Eisner nos conta diversas histórias reais da época dentro dessa HQ e destacam-se 3 momentos:

 

1-  a passagem na qual Kirby expulsa um mafioso que tentava intimidar o dono do estúdio que ele trabalhava

2- toda a história envolvendo o personagem cópia do Superman (“Wonderman” no original mas chamado de Heroman na HQ) que ele criou para um cliente do estúdio. Na HQ Eisner diz que não mentiu para seu cliente mas documentos da época mostram que ele pode ter mentido sim…

3- O final de sua passagem no estúdio para escrever para um público maior em um jornal. Era o começo da maior criação de Eisner: The Spirit!

Obs. Para ajudar você leitor a perceber alguns dos grandes nomes que aparecem na obra, segue um pequeno “glossário” traduzindo os principais pseudônimos usados por Eisner para seus colegas:

  1. Armond Budd é  Alex Blum e  Andrea Budd, sua filha, é na verdade Toni Blum
  2. Gar Tooh é George Tuska
  3. Lew Sharp é Lou Fine
  4. Jack King é Jack Kirby
  5. Bo Bowers é Bob Powell

O Sonhador de Will Eisner - O Ultimato (2)

Billy é extremamente focado no desenvolvimento do seu estúdio na HQ O Sonhador de Will Eisner

O Sonhador de Will Eisner é uma obra magnífica – seu único defeito é ser muito curta.. A obra cria um personagem cativante (uma representação do próprio Eisner) que faz questão, entre erros e acertos, de seguir seus sonhos. Infelizmente a obra cobre apenas um pequeno período da vida do lendário autor, mas as histórias contidas aqui nos ajudam a entender um pouco mais do surgimento dessa indústria mágica que tanto amamos.

Uma boa HQ que vai cativar os leitores que se interessarem pelos bastidores das criações de histórias em quadrinhos!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!.


Créditos:
Texto: Lucas Souza 
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade