Por Diego Brisse

O hype para Vingadores – Ultimato está altíssimo! Com uma pré venda de ingressos que se esgotou em uma velocidade absurda, com ingressos sendo vendidos a preços absurdos no mercado livre, impossível não afirmar que esse talvez seja o filme mais esperado do ano e possivelmente vai bater muitos recordes. Mas o que será da Marvel após Vingadores – Ultimato? Já temos confirmados (100%) Homem Aranha – Longe de Casa, Guardiões da Galáxia 3, Os Eternos, Dr Estranho 2 e Pantera Negra 2, além de seriados com alguns personagens do cinema. Sim, ainda considero Mestre do Kung Fu e Viúva Negra filmes mais difíceis de acontecer do que o Gambit de Channing Tatum. Como vemos nessa lista alguns dos principais personagens estão sem previsão de novos filmes, o que nos leva a teorias! Refletindo um pouco sobre tudo que vemos do Universo Cinemático Marvel até o momento e considerando tudo visto (sem os spoilers) de Vingadores – Ultimato, fiz algumas reflexões sobre o que eu acho que pode (e deveria!) acontecer na fase 4 com os personagens e equipes. Vamos lá?

 

Homem de Ferro

 

O que será do Universo Cinemático Marvel após Vingadores – Ultimato? 1

 

Tony Stark é o grande favorito, junto com o Capitão América, do povo! Mesmo depois da “Treta” Civil, o público continuou gostando dos dois, diferente da Guerra Civil nas Hqs que até hoje é tema de debate. Robert Downey Jr foi do céu ao inferno em sua carreira e graças a Marvel (e Terrence Howard) voltou ao paraíso. Porém o ator que já tem 54 anos, não deve estar “ativo” como Homem de Ferro na próxima fase. Mas ele vai morrer?

Acredito que não! A Marvel não faz seus filmes para o público adulto e matar o favorito das crianças poderia ser um tanto traumático para a fórmula Marvel/Disney. O que já vem sendo trabalhado de forma sutil é a passagem do manto, então é possível que tenhamos um outro Homem (ou dama) de Ferro na próxima fase. Eu apostaria pesado que a Marvel vai introduzir a personagem Riri Willians, mas também existe uma grande chance de termos Harley Keener (Ty Simpkins), o garotinho de Homem de Ferro 3 (pior filme da Marvel!) como o próximo Homem de Ferro. O ator inclusive foi confirmado como parte do elenco de Vingadores – Ultimato, porém isso pode mudar e o ator ser apenas um easter egg. Temos também uma grande chance de termos ambos, Riri e Harley, assumindo o posto.

Nesse panorama Tony Stark seria um Vingador aposentado com uma família construída e apenas um mentor para seus “filhos”, com chances de fazer participação em algum filme futuro assumindo novamente a armadura e levando os fãs a loucura.

 

Capitão América​

 

O que será do Universo Cinemático Marvel após Vingadores – Ultimato? 2

 

Se Tony Stark é o favorito das crianças, Steve Rogers é o dos adultos, graças ao impecável filme Capitão América – Soldado Invernal. O Capitão vive o drama de ser um homem literalmente fora de seu tempo desde o primeiro filme. O personagem sempre parece um tanto deslocado e meio deprimido, porém consegue manter uma postura muito firme como herói, mantendo forte o conceito apresentado no primeiro filme. Todo mundo sabe que Bucky Barnes (Sebastian Stan), o Soldado Invernal, assumiu o manto de Capitão América durante o run do escritor Ed Brubaker (confira aqui!), porém com o anúncio da série O Falcão e o Soldado Invernal essa chance se tornou muito remota e ficamos com um grande “E se…?” sobre o futuro do Capitão. Mas ele vai morrer?

Apostaria que sim e que seria o ideal. Vingadores – Ultimato deve ser mais trágico que Guerra Infinita, que apesar de impressionar com o estalar de dedos e “deletar” vários heróis, já temos certeza desde antes do filme estrear que eles voltam, graças aos anúncios de filmes e seriados futuros. A morte do Capitão seria um resultado plausível e necessário dessa “batalha final” com Thanos, trazendo um peso, a sensação de sacrifício pelo bem maior que é algo inerente do personagem desde o filme Capitão América – O Primeiro Vingador aonde ele salta sobre uma granada para proteger o pelotão. Seria um momento muito forte do filme, se feito corretamente. Após a morte do Capitão, poderemos ver Tony Stark e outros Vingadores em luto pela perda de seu maior Vingador, podendo ser até mesmo o motivo da aposentadoria de alguns e inspiração para novos heróis, e por respeito tornando o Capitão América um símbolo, um exemplo, mas jamais passando o manto (pelo menos nesse primeiro momento).

Mas a Marvel é meio “covarde” ($$$) para matar seus protagonistas, então pode ser que ele continue vivo, e bem, já que o ator é relativamente jovem (37 anos) para o papel e deu ao longo dos últimos anos diversas respostas contraditórias sobre se fica ou sai do Universo Marvel. Na real, dependendo do valor, ele vira até a Viúva Negra!  Fato é que não estou emocionalmente preparado para ver o Capitão morrer, mas acredito que de fato acontecerá…

 

Thor

 

O que será do Universo Cinemático Marvel após Vingadores – Ultimato? 3

 

O herói mais poderoso que foi nerfado diversas vezes para se enquadrar, não teve um filme relevante e só foi fazer bonito de verdade em Guerra Infinita, graças à competência dos irmãos Russo que sabem como ninguém explorar e entender as habilidades de cada personagem. O que o futuro reserva ao Thor parece promissor. Ele não vai morrer e deve assumir o posto de Odin como pai de todos os sobreviventes de Asgard.

Acredito que após os eventos de Thor – Ragnarok, Guerra Infinita e Ultimato, sem ter Asgard para retornar e sem grande parte de seu povo, a Marvel deve adaptar o arco Renascer dos Deuses de J. Michael Straczynski ao provável quarto filme do herói. Nesse arco, Thor após os Ragnarok “resgata” os deuses e "constrói" uma nova Asgard em Oklahoma. Seria legal ver esse arco adaptado aos cinemas, pois eliminaria uma grande dificuldade dos filmes anteriores do Thor de relacionar a mitologia com o restante do Universo Marvel, aproximando o conceito do personagem para algo mais “terreno”. E por favor, chega de transformar o Thor em comediante!!!

 

Hulk

 

O que será do Universo Cinemático Marvel após Vingadores – Ultimato? 4

 

De fato o personagem mais irregular do Universo Cinemático da Marvel! Com um primeiro filme excelente, com Bruce Banner interpretado impecavelmente por Edward Norton, o personagem só caiu e se transformou em alívio cômico ao longo dos filmes. Mark Ruffalo mesmo sendo um bom ator, não consegue entregar o aspecto trágico e dramático do Hulk. A Marvel tem limitações de uso do personagem, então não seria muito simples ver um novo filme do personagem, e na boa, nem sei se seria bom um filme solo desse Hulk engraçadinho. Provável que a Marvel continue usando o personagem mais como coadjuvante assim como com a…

 

Viúva Negra

 

O que será do Universo Cinemático Marvel após Vingadores – Ultimato? 5

 

Volta e meia surge o assunto de que teremos um filme solo ou um seriado da Viúva Negra, mas parece algo um tanto impossível. A personagem funciona muito bem no cinema como coadjuvante, em Capitão América – Soldado Invernal ela foi muito bem trabalhada e poderia funcionar muito bem caso a Marvel venha a fazer um filme dos Vingadores Secretos, conceito brevemente apresentado em Guerra Infinita.

Seria muito legal ver algum arco mais isolado da personagem adaptado ao cinema, no melhor estilo Soldado Invernal, mas parece improvável no momento. Nesse caso resta apenas torcer para que uma personagem tão interessante seja melhor aproveitada no futuro. Quem sabe num filme Hulk e Viúva Negra – Amor Improvável? Melhor não né…

 

Gavião Arqueiro

 

O que será do Universo Cinemático Marvel após Vingadores – Ultimato? 6

 

Ou Ronin, como visto nos trailers de Vingadores – Ultimato, tem a chance de fazer bonito na próxima fase. Assim como muitos, acredito que o manto de Gavião Arqueiro será passado para Kate Bishop, possivelmente interpretada por Katherine Langford (13 Reasons Why), e teremos uma parte do run de Matt Fraction adaptado para um possível filme ou série dos personagens junto com alguns momentos do arco de Brian Michael Bendis a frente dos Novos Vingadores. Clint Barton segue como Ronin e desiste da aposentadoria ao ver a importância de ser um herói. Sei que parece bem absurdo, mas vai me dizer que não seria maneiro? Acredito e torço!

 

Homem Formiga e Vespa

 

O que será do Universo Cinemático Marvel após Vingadores – Ultimato? 7

 

Ambos os filmes do Homem Formiga são bem isolados e as motivações de Scott Lang e seus amigos são sempre bem restritas. Lang não é um super herói tradicional como os Vingadores e justamente por ter motivações diferenciadas (ou egoístas?), não deve se manter como Homem Formiga. A Vespa segue o mesmo padrão e parece improvável termos um terceiro filme com ambos, porém acho muito provável que Cassie lang, que segundo rumores será interpretada por Emma Fuhrmann confirmada como integrante do elenco de Vingadores – Ultimato, assumirá a identidade de Estatura. Nas Hqs, Estatura tem a habilidade e aumentar e diminuir de tamanho sem precisar do uniforme graças a intensa exposição a partículas Pym em sua juventude. Após a morte de seu pai no arco Vingadores – A queda, Cassie assume a identidade de Estatura e passa a atuar como heroína, se juntando posteriormente aos Jovens Vingadores.

No cinema é muito provável que a personagem seja uma mistura do Homem Formiga e da Vespa e protagonize um filme solo com participação de ambos, mantendo o mesmo padrão dos dois filmes anteriores, porém com um tom mais heroico. Mas seria no mínimo interessante se o Homem Formiga morresse no filme…

 

A Volta dos que Não foram!

 

O que será do Universo Cinemático Marvel após Vingadores – Ultimato? 8

 

É 99% certo que todos que se foram com o estalar de dedos do Thanos irão retornar nesse filme, basta ver o calendário de lançamentos da Marvel. Porém a traumática experiência deve modificar para sempre alguns personagens, em especial o Dr Estranho, tornando-o mais sério e grave do que é. Os irmãos Russo disseram que quem morreu, morreu mesmo, mas conhecendo a Marvel é difícil acreditar. Eu acredito que Gamora talvez seja a única a continuar morta de fato, junto com Heimdall, os Asgardianos e outra vítimas. A Disney já anunciou uma série do Loki então a não ser que a série se passe no passado, igual Agent Carter, Loki não morreu em Guerra Infinita! Visão deve retornar sem a jóia da mente, já que a Marvel também anúnciou a série Visão e Feiticeira Escarlate. Ou seja, ao meu ver quem vai morrer de fato, morre em Vingadores – Ultimato. 

 

Vingadores, Guardiões da Galáxia, Novos Vingadores… Velhos Guardiões…

 

O que será do Universo Cinemático Marvel após Vingadores – Ultimato? 9

 

É natural que as equipes passem por reformulações após Vingadores – Ultimato. A nova equipe dos Vingadores deve contar com Dr Estranho como um dos principais membros e incluir alguns novos, que ainda não foram apresentados. Não seria de se estranhar que o próximo filme seja chamado de Novos Vingadores, fazendo referência ao arco de Brian Michael Bendis. A possibilidade mais plausível é que se tenha no mínimo duas equipes, uma em escala global e outra em menor escala com missões mais semelhantes as dos Vingadores Secretos (algo já estava acontecendo antes de Guerra Infinita), que foi uma equipe criada nas Hqs por Steve Rogers após o arco O Cerco para missões sigilosas. A questão seria, quem iria liderar a equipe com Steve Rogers morto? 

Os Guardiões da Galáxia devem retornar sem a Gamora, continuando o núcleo espacial do universo Marvel e trazendo novos personagens e inclusive uma nova equipe, conforme mostrado em uma das cenas pós créditos de Guardiões da Galáxia Vol. 2, aonde vemos Stakar (Sylvester Stallone) reunindo um grupo chamado saqueadores com persongens que fizeram parte da equipe original dos Guardiões da Galáxia nas Hqs.

A realidade é que temos um infinito de possibilidades, inclusive podem até introduzir os recém adquiridos personagens que estavam com a Fox! Já imaginou vermos uma prévia de Quarteto Fantástico!?!? Já vimos um Vigia em uma das cenas pós créditos de Guardiões da Galáxia Vol. 2, então não custa sonhar! 

E ainda temos a questão mais grave: quem será o próximo grande vilão da Marvel? Eu apostaria nos Skrulls, mas isso fica para uma discussão futura…

 

O que achou das teorias com 1% de chance de se tornarem verdadeiras? Discorda ou concorda? Comente e diga o que acha e vamos fazer juntos esse exercício de imaginação!

 

 

Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame) estreia em 26 de abril. Para conferir os outros 21 filmes do MCU antes disso, basta assistir um por dia! A ordem cronológica, sugerida pelos irmãos Russo (diretores do longa) já está aqui, no nosso GUIA DEFINITIVO MCU – SAGA DO INFINITO!

 


 

Acessem nossas redes sociais e nosso link de compras da amazon

Instagram 

Facebook

Amazon