Por LUIZ GARCIA do grupo GUIAS E ORDENS DE LEITURA do Facebook

 

Este é um guia de todas as histórias escritas pelo roteirista Ed brubaker na sua passagem pelas revistas de linha do Capitão América. Além delas, acrescentei outras edições relacionadas ao personagem que também foram escritas por ele. Também estão citadas as edições relacionadas ao título e escritas por outros roteiristas, as sagas e as dos Novos Vingadores. 

 

PARTE 1 – O SOLDADO INVERNAL

“Abalado pela dissolução dos Vingadores, o Capitão América agora se vê diante de estranhas lembranças de seu próprio passado, da época da 2ª Guerra Mundial. Para piorar, o surpreendente assassinato do Caveira Vermelha traz à tona uma lenda da Guerra Fria. Mas quem é o Soldado Invernal? A resposta a essa pergunta mudará para sempre a vida da Sentinela da Liberdade.”

Essa primeira parte compreende as edições originais Captain America v5 1 a 14. Publicada após Vingadores a queda e junto com os Novos Vingadores V1.

No Brasil primeiramente foi publicada na mensal Poderosos Vingadores (a partir da edição 25 renomeada como Novos Vingadores) 25 a 37. E depois na coleção da SALVAT PRETA 44 (Tempo Esgotado) e 45 (O soldado Invernal) e na MARVEL DELUXE Capitão América: O Soldado Invernal.  A primeira edição com a participação do Soldado Invernal (captain America v5 6) foi publicada na SALVAT VERMELHA 62 – Soldado Invernal.

 

 

– Edições prévias complementares a esse arco: a minissérie Truth: red, white and black 1-7 (publicadas em 2003, inédita no Brasil), Guerra secreta e Vingadores: a queda.

– Outras edições paralelas a esse arco: Dinastia M (publicada entre C.A. V5 8-12, a edição C.A. v5 10 é uma tie-in dessa saga) e New Avengers v1 1-15 (publicadas entre C.A. v5 1-14).

 

PARTE 2 – A AMEAÇA VERMELHA

“Na trilha de seu recém-reencontrado parceiro Bucky, o Capitão América vai à Inglaterra e luta ao lado de dois ex-colegas Invasores — Spitfire e Union Jack — para impedir que o Caveira Vermelha arrase Londres com um pesadelo dos tempos da 2ª Guerra Mundial. Para isso, porém, ele terá de enfrentar inúmeras ameaças, como o novo Grande Mestre, Ossos Cruzados e Pecado, a insana filha do Caveira Vermelha!”

A segunda parte compreende as edições originais Captain America v5 15-16, captain America 65th anniversary special, 17-21. No Brasil primeiramente foi publicada na mensal Novos Vingadores 38 a 45. E depois na MARVEL DELUXE Capitão América – A ameaça Vermelha (captain America v5 15-21) e Universo Marvel Anual 1 (captain America 65th anniversary special).

 

– Outras edições paralelas a esse arco:  New Avengers v1 18-22 (publicadas entre C.A. v5 15-21)

 

PARTE 3 – A MORTE DO SONHO

 “Acerto de contas na cadeia! Ao longo de quase sete décadas, Steve Rogers lutou para defender os mais elevados ideais de seu país, nem que para isso tivesse de ir contra o próprio governo. Imbuído desse sentimento, ele se lançou numa guerra inglória contra outros heróis… e perdeu. Uma derrota que lhe custou a vida, pondo um fim à incessante batalha do homem que era a verdadeira personificação do chamado “sonho americano”.”

 

A terceira parte compreende as edições originais Captain America v5 22-24, “Winter soldier: winter kills”, 25-30. No Brasil primeiramente foi publicada na mensal Novos Vingadores 46 a 49 e 51 a 55 (captain america v5 22-30) e Guerra civil Especial 3 (winter soldier: winter kills). Está parte foi depois publicada na MARVEL DELUXE – A morte do sonho.

 

 

Este arco está diretamente ligado à saga Guerra Civil de Mark Millar, que trouxe diversas consequências para a maior parte das revistas de linha da Marvel.

 

– Edições escritas por Ed Brubaker relacionadas: Civil War: choosing sides “escolhendo um lado” (publicada no Brasil em Guerra Civil especial 2, publicada originalmente no mesmo mês que C.A. V5 23) e Civil War: Fallen son Daily bugle special (inédita no Brasil, deve ser lido após a edição C.A. V5 25).

Edições relacionadas a essa arco: Fallen son: The death of captain america  (publicada após C.A. V5 25, no Brasil publicada recentemente na SALVAT PRETA 51 Capitão América – morre uma lenda), Iron Man/ Captain America casualties of war (publicada entre C.A. V5 24 e 25, no Brasil saiu em Guerra civil especial 3)  e Civil War: Confession (publicada no mesmo mês que C.A. V5 26, no Brasil saiu em Guerra civil especial 4)

Outras edições paralelas a esse arco: Civil War 1-7 (publicadas entre C.A. v5 18-24); New Avengers v1 23-34 (publicadas entre C.A. V5 22-30) e  Iron Man v4 13-14 (publicadas entre C.A. V5 23-24).

 

PARTE 4 – O HOMEM QUE COMPROU A AMÉRICA

“No auge da Guerra Civil dos super-heróis, o Capitão América foi assassinado com um tiro a sangue-frio. Como consequência da morte deste grande símbolo da liberdade, seu parceiro de longa data, o Falcão, tem como prioridade ajudar a Shield a localizar o responsável por tamanha atrocidade. E isso não é tudo – agora, Sharon Carter é prisioneira das forças do Caveira Vermelha, e Bucky Barnes, o Soldado Invernal, precisa se reconciliar com seu próprio passado sórdido para se tornar – o novo Capitão América!”

 

A quarta parte compreende as edições originais Captain America v5 31-42. No Brasil primeiramente foi publicada na mensal Novos Vingadores 57-58 e 60-68. Posteriormente foi publicada na MARVEL DELUXE Capitão América – O homem que comprou a América.

 

– Edições escritas por Ed Brubaker relacionadas: What if? civil war (Inédita no Brasil, publicada originalmente no mesmo mês que C.A. V5 33), Young Avengers Presents 1 (publicada em Marvel especial 11 da panini e SALVAT VERMELHA 79 – Jovens Vingadores, publicada originalmente no mesmo mês que C.A. V5 34) e Civil War: chronicles 12 (Inédita no Brasil, publicada originalmente no mesmo mês de C.A. v5 40).

Outras edições paralelas a esse arco: New Avengers v1 35-45 (publicadas entre C.A. V5 31-42) e Invasão Secreta 1-7 (publicadas entre C.A. V5 37-44).

 

PARTE 5 – A FLECHA DO TEMPO

“Com a morte de steve rogers, bucky tornou-se o novo capitão américa, mas sua missão está apenas começando! James “Bucky” Barnes sobreviveu ao seu primeiro grande desafio como Capitão América, mas agora um vilão de seu passado – tanto como Bucky, na 2ª Guerra Mundial, quanto como o Soldado Invernal durante a Guerra Fria – chega aos Estados Unidos. Agora, a nova Sentinela da Liberdade precisa encarar seu passado enquanto tenta encontrar seu lugar no presente. E, no aniversário da morte de Steve Rogers, nada mais justo do que rememorar alguns dos grandes feitos do herói e os valores que ele defendia. Mas será que Steve está realmente morto? Sharon Carter vem tendo sonhos com a morte de seu grande amor e com o tempo em que ficou sob o controle do Dr. Fausto – sonhos que trazem à tona segredos perturbadores sobre o dia em que o Capitão América morreu!”

 

A quinta parte compreende as edições originais Captain America v5 43-50 e 600-601. No Brasil primeiramente foi publicada na mensal Novos Vingadores 69-77. Posteriormente foi publicada na MARVEL DELUXE Capitão América – A flecha do tempo ( essa edição inclui captain america: red, white & blue com a história “origin”).

 

 

– Edições relacionadas a essa arco: captain america: red, white & blue  (algumas histórias desta publicação saíram no Brasil: “origin” no encadernado Deluxe mencionado acima e “american dream”  na SALVAT ESPECIAL Capitão América 3 – Capitão América – Guardião da Liberdade), What if: Fallen son (publicada paralelamente a C.A. V5 45, no Brasil saiu em Marvel Especial 16 da Panini) e Invaders/Avengers 1-12 (publicadas entre C.A. V5 38-600, no Brasil saiu em Vingadores & Invasores 1-6 da Panini)    

– Outras edições paralelas a esse arco: New Avengers v1 46-55 (publicadas entre C.A. v5 18-24).

 

PARTE 6 – RENASCIMENTO

“Encerrada a Guerra Civil dos super-heróis, Steve Rogers entregou-se às autoridades, mas acabou assassinado nas escadarias do tribunal a caminho de seu julgamento. Porém, Sharon Carter, sua namorada e suposta assassina, supera as manipulações mentais que sofreu nas mãos do Dr. Faustus e descobre que as notícias sobre a morte de Steve podem ter sido exageradas – tudo parte de um plano maligno do Caveira Vermelha para tomar o corpo e a identidade do maior herói da América para si. Com essa chocante descoberta, surge a esperança: Será possível recuperá-lo? Steve Rogers está… vivo? Enquanto os heróis se unem para sair em seu resgate, a Sentinela da Liberdade viaja pelo tempo, revivendo dolorosamente cada grande vitória e derrota de sua história, numa jornada que reitera o valor de seus sacrifícios e a grandiosidade dos seus atos! “

 

A sexta parte compreende as edições originais Captain America reborn: prelude, reborn 1-6, Who will wield the shield, 602-605). No Brasil primeiramente foi publicada na mensal Novos Vingadores 78-89. Posteriormente foi publicada na MARVEL DELUXE Capitão América – Renascimento.

 

– Edições escritas por Ed Brubaker relacionadas: The Marvels Project (publicada no Brasil em Projeto Marvels da Panini, publicada originalmente entre C.A. reborn 2 e C.A. 605).

– Outra edição paralela a esse arco: New Avengers v1 56-64 (publicadas entre C.A. reborn 2-605).

 

PARTE 7 – O JULGAMENTO DO CAPITÃO AMÉRICA

“Bucky Barnes, o Soldado Invernal, assumiu o manto de Capitão América. Mas, ainda que o mundo se lembre dele como o adorável e leal parceiro adolescente de Steve, o passado de Bucky é repleto de aterradores atos perpetrados a serviço de seus antigos mestres soviéticos. E quando os crimes do Soldado Invernal são revelados ao mundo, o Novo Capitão América precisa encarar seu julgamento e um possível futuro na prisão! Rogers, agora diretor da SHIELD, terá de fazer tudo ao seu alcance para impedir que Barnes vá parar em um gulag russo! Mas, com ataques vindos de todo lado, será que o velho soldado terá a força para continuar e conquistar a absolvição de seu antigo parceiro?”

 

A sétima parte compreende as edições originais Captain America 606-619, além da edição 615.1. No Brasil primeiramente foi publicada na mensal Capitão América e os Vingadores Secretos 1-15. Posteriormente foi publicada na MARVEL DELUXE Capitão América – O Julgamento do Capitão América.

 

– Edições escritas por Ed Brubaker relacionadas: Steve Rogers: super soldier 1-4 (publicadas no Brasil em Avante vingadores 49, originalmente foi publicada entre C.A. 608 e 611), Captain America 70th anniversary magazine 20  “red, white and bru” (entrevista com Brubaker feita por Kiel Phegley publicada no mesmo mês de C.A. 612 e inédita no Brasil) e Fear Itself: book of the skull (publicada originalmente no mesmo mês de C.A. 616, no Brasil foi publicada em A essência do medo: Prólogo e SALVAT 70).

Edições relacionadas a essa arco: Secret Avengers v1 1-12 (originalmente publicados entre C.A. 606-617, no Brasil foi publicada em Capitão América e os vingadores secretos 1-5, 7-11 e na SALVAT 62 as edições v1 1 a 5), Invaders Now! 1-5 (publicadas originalmente entre  C.A. 610-615, no Brasil é inédita), Captain America: Man out of time 1-5 (publicadas originalmente entre C.A. 612-616, no Brasil saiu em Avante Vingadores 53) e Fear Itself 1-7 (Saga A essência do medo originalmente publicada entre C.A. 618 e C.A. e Bucky 624/v6  4, no Brasil saiu em A essência do Mundo 1-8, Marvel Deluxe a essência do medo, e SALVAT 70/71).

Outras edições paralelas a esse arco: New Avengers v4 1-12 (publicadas entre C.A. 606-617).

 

PARTE 8 – SONHOS AMERICANOS

Estamos no fim do Run do Brubaker no personagem. Depois de Steve Rogers voltar a ser o Capitão América em A essência do Medo, uma nova revista é lançada, o volume 6, com uma nova numeração para coincidir com o lançamento do primeiro filme nos cinemas. A série anterior, publicada em simultâneo com a nova revista, é renomeada Capitão América e Bucky. As histórias são essencialmente flashbacks de aventuras de Steve e Bucky na Segunda Guerra e podem ser lidas fora da cronologia. As histórias seguem com Gavião Arqueiro, Homem de ferro, Namor e Viúva Negra. Uma série do Soldado Invernal é lançada após a Essência do medo onde Bucky tenta corrigir os erros do passado, também pode ser lida a parte.

 

A oitava parte compreende as edições originais Captain America v6 1-19. No Brasil foi publicada na mensal Capitão América e os Vingadores Secretos 16-27.

 

 

– Edições escritas por Ed Brubaker relacionadas: Captain America and Bucky 620-628 (publicadas entre C.A. V6 1-9, inéditas no Brasil), Winter Soldier 1-7 (publicadas entre C.A. V6 8-13, no Brasil publicadas em Avante Vingadores 58), Winter Soldier 8-14 (publicadas entre C.A. V6 14 e C.A. V7 3, no Brasil publicadas em Avante Vingadores 59) e Fear Itself 7.1 Captain America (publicada paralelamente a C.A. V6 4 e C.A. and Bucky 624, no Brasil publicado em A essência do medo 8 e SALVAT 71).

 

– Edições relacionadas a essa arco: Captain America and Hawkeye 629-632 (publicadas entre C.A. V6 10-13, inéditas no Brasil), Captain America and Iron Man 633-635 (publicadas entre C.A. v6 13-16, Inéditas no Brasil), Captain America and Namor 635.1 (publicada no mesmo mês de C.A. V6 16, no Brasil publicada em Capitão América & Gavião Arqueiro 20), Captain America anda Black Widow 636-640 (publicada entre C.A. V6 17 e C.A. V7 3, inéditas no Brasil), Winter Soldier 15-19 (publicadas entre C.A. V7 4-8, no Brasil foi publicada em Avante Vingadores 59.1), What if 4 (publicada em 1977 nos EUA, no Brasil publicada em Capitão América 77 da Ebal e Marvel Especial 10 da Abril) e Captain America 328 (publicada em Capitão américa 148 da Abril).

 

 

Para esse e outros guias e ordens de leitura Participe do Grupo: GUIA E ORDENS DE LEITURA:

facebook.com/groups/GUIASEORDENS