Ultimato do Bacon

O Outro Cão que Guarda as Estrelas de Takashi Murakami – O Ultimato

Em 23 de Ago de 2023 4 minutos de leitura

Prepare-se para embarcar em uma viagem emocional que mostra o poder do companheirismo dos cães no mangá O Outro Cão que Guarda as Estrelas de Takashi Murakami. A obra lançada originalmente no Japão em 2011 traz duas tramas que se conectam e envolvem o amor de cães e seus donos. A mensagem é espetacular e se você tem um companheirinho de quatro patas em casa, prepare-se para se emocionar muito!

 O Outro Cão que Guarda as Estrelas de Takashi Murakami chegou ao Brasil em 2015 pelas mãos da JBC. Apesar de a obra poder ser lida isoladamente, a experiência de leitura se torna mais intensa e marcante se você tiver mergulhado no primeiro volume – O Cão Que Guarda as Estrelas. Temos personagens da primeira edição que retornam nessa e fazem “pontas” na narrativa. 

Vale dizer que os dois mangás desse universos “canino” de Takashi Murakami  caminham em direções opostas no sentido narrativo. Enquanto o primeiro foca em uma pessoa que está se afundando (no sentido social e financeiro da palavra) e tem no cão seu inseparável amigo de tragédia, a segunda edição foca em donos que se recuperam por causa da amizade de seus cães. Nesse sentido, essa obra é mais otimista e deixa no leitor uma sensação gostosa no final da leitura!

Dica para o leitor: Se você é fã de pets e quer uma outra dica de mangá sobre o tema, vale conferir nosso review de Cães de Keum Suk Gendry-Kim.

O Outro Cão que Guarda as Estrelas de Takashi Murakami - O Ultimato (4)

Uma melancólica senhora tem sua vida mudada por um cãozinho no mangá O Outro Cão que Guarda as Estrelas de Takashi Murakami

A trama do mangá O Outro Cão que Guarda as Estrelas de Takashi Murakami

A relação de amor entre tutores e seus cães ganha o holofote nessas lindas e emocionantes tramas de Takashi Murakami. Como falamos antes, o enfoque aqui é mostrar que a presença e amor incondicional dos pequenos de 4 patas podem mudar nossa vida. A mensagem é mais esperançosa (se comparado com o primeiro volume) e esse é aquele tipo de leitura que aquece o nosso coração.

A primeira trama acompanha uma senhora chamada Nagano. A idosa vive sozinha em um quarto alugado e é considerada muito rabugenta pela vizinhança. É nítido que a personagem está mergulhada em uma depressão complexa e a vida não é mais capaz de lhe dar nenhuma satisfação/prazer. No meio dessa jornada sombria, a senhora Nagano encontra um pequeno cãozinho que está doente e foi abandonado dentro de um a caixa de papelão. Comovida pela doença do cão e tendo se identificado com ele, ela o leva para sua casa.

O interessante é que, nesse ponto da história, vemos que tudo que a protagonista quer é uma companhia para morrer com ela. Ela não pensa em desistir de seus planos de suícidio e foi o fato de o cãozinho estar moribundo que criou a conexão. A bela história evolui e vemos a personagem principal ir se apegando ao cão e a vida com o passar do tempo. Simplesmente espetacular.

O Outro Cão que Guarda as Estrelas de Takashi Murakami - O Ultimato (3)

Um jovem descobre em um pequeno Pug um companheiro para a vida toda no mangá O Outro Cão que Guarda as Estrelas de Takashi Murakami

A segunda história é a que mais está conectada ao primeiro volume (ainda sim ela funciona de forma independente). Conhecemos a jornada de Tetsuo, uma criança que é negligenciada pela mãe e é simplesmente largada em casa. 

O jovem se lembra da época que viveu com seu querido avô e foge para atravessar o Japão e reencontrá-lo. No meio dessa viagem ele é obrigado pelas circunstâncias a cometer pequenos delitos como furtos de alimentos e afins.

Em dado ponto da trama ele cruza com o protagonista do primeiro volume em um encontro que os leitores da edição anterior já tinham visto. Dessa vez seguimos com Tetsuo e vemos ele entrar em uma petshop e roubar um pequeno pug que estava no canto da loja e não havia sido adotado em 2 anos.

O destino trágico do pug (cães que não são adotados em petshops tem um fim triste) parecia selado, mas esse furto, que é ignorado pelos atendentes de maneira proposital, muda tudo. O jovem queria um cão para fingir que estava a passeio com seu pet e enganar a polícia – caso ela estivesse procurando por ele.

Dentro de toda essa jornada triste vemos o pug e Tetsuo criarem uma bela amizade. O final da narrativa é espetacular e fala sobre redenção e correção de erros passados.

O Outro Cão que Guarda as Estrelas de Takashi Murakami - O Ultimato (2)

Tetsuo encontra com o protagonista do primeiro mangá em O Outro Cão que Guarda as Estrelas de Takashi Murakami

O Outro Cão que Guarda as Estrelas de Takashi Murakami é uma obra emocionalmente pesada para pessoas que têm convívio e apego com pets em geral. A mensagem é de esperança mas a trajetória de vida dos protagonistas é densa, triste e emula muitas situações do “mundo real”. A leitura é fluída e tudo acontece em um ritmo ágil nas 176 páginas dessa publicação.

O Outro Cão que Guarda as Estrelas de Takashi Murakami é uma obra marcante que é capaz de nos emocionar e nos fazer refletir sobre as nossas relações com as pessoas e os animais de estimação. Simplesmente impecável.

Avaliação: Excelente!

Compre O Outro Cão que Guarda as Estrelas de Takashi Murakami Clicando na Capa Abaixo:


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!

Ultimato do Bacon YouTube

 


 

Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Novos Mutantes

Novos Mutantes (2020) – O Ultimato

24 de Out de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade