Ultimato do Bacon

Cães de Keum Suk Gendry-Kim – O Ultimato

Em 24 de Mai de 2023 3 minutos de leitura

Os amantes de animais domésticos, em especial os cachorros, não podem deixar de ter contato com esse lindo manhwa sul-coreano. Cães de Keum Suk Gendry-Kim é uma narrativa focada no cotidiano e mostra a autora (são relatos biográficos) se abrindo para os animais de estimação e se apaixonando por eles.

Os tutores de cães vão se identificar demais pois esse retrato do cotidiano mostra a fidelidade e a alegria que esses pequeninos são capazes de dar. Além da evolução da autora e de sua relação com seus cãezinhos, vemos ainda um traço cultural forte da Coréia do Sul: o consumo de carne desses animais. Esse traço cultural acaba aparecendo em diversos momentos da narrativa e é debatido pela autora (inclusive no posfácio).

Cães de Keum Suk Gendry-Kim possui 244 páginas e foi lançado no Brasil em 2023 pela Editora Pipoca e Nanquim, em uma bela edição de capa dura com sobrecapa. Essa é uma daquelas leituras que merecem ser apreciadas com calma e tranquilidade e é capaz de dialogar fundo com o leitor que se identifica com os sentimentos da autora.

Dica para o leitor:  Procurando uma leitura mais “tradicional” e “agitada”? Confira  nossa lista de Mangás Shonen Essenciais para Leitores Brasileiros.

A saga dos cachorrinhos apelidados de pão de forma é uma das passagens mais tristes do manhwa Cães de Keum Suk Gendry-Kim

A Trama do manhwa Cães de Keum Suk Gendry-Kim

A autora, e protagonista da história, nunca havia pensado em ter um animal de estimação. Não via necessidade e não tinha muito apreço pela ideia. Hun, o companheiro da protagonista, traz para casa um pequeno cãozinho chamado Cenourinha.

A autora não se anima muito com a chegada do novo membro da família e parece enxergar o animalzinho de forma bem prática e pouco afetuosa em um primeiro momento. O convívio, intensificado pelo fato da autora trabalhar de casa, vai mudando a sua forma de pensar e em pouco tempo vemos que ela parece tão apegada a ele quanto seu companheiro Hun.

Visando melhorar a qualidade de vida de Cenourinha, que sofria de ansiedade, a família sai de Seul e se muda para uma área rural. O jovem cãozinho não tarda a ganhar irmãos e vemos a chegada de Batata – um pequeno cachorrinho vira-lata que é adotado por não ter ninguém que possa ficar com ele. A história mostra de forma bem detalhada a adaptação dos dois à nova rotina.

Cães de Keum Suk Gendry-Kim (2)

Batata e Cenourinha brincam na obra Cães de Keum Suk Gendry-Kim

Infelizmente, nem tudo são flores na história de Keum Suk Gendry-Kim. A autora vai, pouco a pouco, introduzindo o assunto de consumo de carne de cães (um hábito cultural no país). O assunto começa de forma periférica na passagem que fala sobre os 3 cães apelidados de Pão de Forma 1, 2 e 3.

Os pequeninos viviam trancados em uma espécie de chiqueiro e a autora eventualmente interagia com eles – até que um dia eles simplesmente sumiram.

A prática e o tratamento pouco amoroso com os animais ainda é citado de forma pouco direta nesse começo e em outras passagens até que a autora escancara o assunto e mostra carros que compram cães para fazer sopas e afins, tutores que sacrificam seus cães para consumo e outras práticas pouco comuns aqui no Brasil.

Keum Suk Gendry-Kim mostra toda sua revolta com a situação e como ela acaba afetando seu psicológico – de forma que ela teme constantemente pelos seus cães (principalmente por Batata que é um vira-lata). A autora ainda relata de forma direta os gritos de sofrimento dos animais no momento do abate e mostra outros encontros mais “diretos” com essa prática. De partir o coração de qualquer amante de pets.

Cães de Keum Suk Gendry-Kim (4)

A interação diária entre animais de estimação também é abordada no manhwa Cães de Keum Suk Gendry-Kim

A obra ainda guarda espaço para contar a chegada do último integrante da família da autora. Não darei spoilers mas a narrativa envolve um resgate belíssimo onde a autora é confrontada por seus desejos e pela racionalidade.

Ela mostra que enxerga de maneira muito direta sua função de tutora ao reconhecer o trabalho que os pequenos dão e a responsabilidade que é acolhê-los – isso tudo sem negar a imensa alegria que eles são capazes de fornecer. Essa última passagem é basicamente “razão x coração”.

O manhwa Cães de Keum Suk Gendry-Kim é uma história emocionante que dialoga diretamente com todos aqueles que tem algum pet ou que já tiveram experiências com animais de estimação. A obra é capaz de arrancar muitas lágrimas ao mesmo tempo que fornece um relato sincero e rico sobre a vida da autora e a cultura na qual está inserida.

São as pequenas particularidades do dia a dia dos pets que envolvem e cativam aqueles que conhecem as rotinas, desafios e alegrias de viver com os pequenos. Se você é um amante de pets, certamente vai ser uma leitura muito marcante e emocionante!

Avaliação: Excelente!

Compre Cães de Keum Suk Gendry-Kim clicando na capa abaixo! .

Cães de Keum Suk Gendry-Kim Comprar


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

Imagem de divulga de Eight Billion Souls de Eduardo Lira

Eight Billion Souls de Eduardo Lira – Playlist

27 de Ago de 2020

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade