Ultimato do Bacon

O Olho do Diabo de Mozart Couto – O Ultimato

Em 27 de Dez de 2022 3 minutos de leitura
O Olho do Diabo de Mozart Couto - O Ultimato (3)

Os fãs de uma boa história de faroeste com elementos sobrenaturais precisam conhecer essa HQ que ainda traz uma brasilidade que impressiona! O Olho do Diabo de Mozart Couto é uma incrível coletânea de 3 histórias que são capazes de arrepiar qualquer leitor. O traço do incrível Mozart nos ajuda a entrar ainda mais nas histórias e nas suas poderosas narrativas.

A coletânea O Olho do Diabo de Mozart Couto foi publicada originalmente em 1993 pela editora Sampa na coleção Graphic Gótica #2. Com 68 páginas em preto e branco, a HQ traz os contos: O Olho do Diabo, Shagara e O poder de Satã. Cada um dos contos tem uma narrativa diferente dentro dessa proposta de “faroeste brasileiro maldito” que é abraçada pelo autor.

Dica para o leitor: Quer conhecer mais HQs nacionais? Confira nossa lista de Melhores HQs Brasileiras!

O Olho do Diabo de Mozart Couto - O Ultimato (1)

A primeira história, que dá título à coletânea, traz uma caçada com ares sobrenaturais

As tramas da HQ O Olho do Diabo de Mozart Couto

É preciso começar dizendo que as três histórias propostas por Mozart tem muita qualidade. O autor consegue criar narrativas completamente distintas que vão por caminhos bem peculiares.

Me parece natural que os leitores se conectem mais com uma ou com outra dependendo de sua experiência pessoal e do quanto esses cenários e situações ativam memórias antigas.

No meu caso, o conto que abre a HQ – e que dá nome à coletânea – acabou sendo o meu favorito. Ele tem 37 páginas e é disparado o mais longo e mais bem desenvolvido (em termos de detalhe). A narrativa acompanha Alcindo, o filho mais velho do fazendeiro Ubaldo.

O jovem foi obrigado a assistir os crimes que Antenor Balbino cometeu contra sua família e jurou encontrar e se vingar do malfeitor – que ainda tem a irmã e mãe do jovem como seus reféns.

O Olho do Diabo de Mozart Couto - O Ultimato (5)

Muitas belas cenas de perseguição e de ação esperam o leitor na HQ O Olho do Diabo de Mozart Couto

A trama se desenvolve mostrando o jovem buscando auxílio e juntando o grupo para ir atrás de Antenor Balbino – que dizem ter parte com o diabo.

A leitura traz ótimos plot twists e tem um daqueles finais que nos pegam de surpresa! Um ótimo desenvolvimento que nos ajuda a ver todo o talento do brasileiro Mozart Couto em páginas que são obras de arte!

O segundo conto se chama Shagara e é, possivelmente, o que tem o final mais surpreendente. Acompanhamos a história de um cowboy solitário que vai parar no acampamento de Zó Firmino após um acontecimento bizarro.

No acampamento ele percebe muitas mulheres grávidas mas nenhuma criança.. Quando mais o cowboy investiga mais a situação fica estranha e ele logo descobre que a verdade sobre o local é macabra e estranha ao mesmo tempo.

Esse segundo conto parece previsível e seu desenvolvimento curto – apenas 15 páginas – nos dá a sensação de que sabemos exatamente o que vai acontecer, mas o autor nos mostra que seu entendimento do sobrenatural é bem mais amplo do que nossa cabeça imagina em um primeiro momento! A leitura vale demais pelas últimas 3-4 páginas!

Dica para o leitor: conheça outra obra de Mozart Couto – Zamor, o Selvagem!

O Olho do Diabo de Mozart Couto - O Ultimato (2)

Um rancheiro é atormentado na história O poder de Satã, a última da HQ O Olho do Diabo de Mozart Couto

A história de 12 páginas que fecha a HQ O Olho do Diabo de Mozart Couto é uma das mais tradicionais da edição. Nela vemos o dono de uma fazenda, Seu Antônio, recebendo um viajante que está vendendo estranhos vasos.

O fazendeiro deixa claro ao visitante que não irá comprá-los por reconhecer símbolos satanistas nos objetos e aconselha que o rapaz jogue os tais vasos fora. Mesmo assim, Seu Antônio deixa que o homem passe a noite em sua propriedade. Logo um verdadeiro inferno é deflagrado no local e ninguém está a salvo dos problemas sobrenaturais que aparecem!

Essa última história é muito boa, mas acredito que ela perde um pouco da potência depois da “pancada” que as duas primeiras histórias nos dão. Elas são tão diferentes que essa – que entrega exatamente o que eu esperava ao comprar a HQ – parece “comum”. Uma sensação errada já que ela é tão potente quanto as outras (apesar de mais curta). Pessoalmente, eu teria iniciado a coleção com ela!

No fim das contas, O Olho do Diabo de Mozart Couto é a prova de como as HQs de terror nacional podem ser incríveis e podem envelhecer bem! A arte de Mozart Couto está impressionante e o domínio narrativo que ele apresenta mostra porque ele é considerado um dos grandes mestres nacionais.

Se a temática de terror e de faroeste te agradam, compre sem medo!

Ultimato do Bacon

Avaliação: Ótimo!


Créditos:
Texto: Lucas Souza
Imagens: Reprodução
Edição: Diego Brisse 
Compre pelo nosso link da Amazon e ajude o UB!


Quer debater Quadrinhos, Livros e muito mais?

Conheça nosso grupo no WhatsApp!

Quero participar

Notícias relacionadas

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena (3)

DComposição de Tom Taylor Vale a Pena?

7 de Fev de 2023

Nós usamos cookies para garantir que sua experiência em nosso site seja a melhor possível. Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade.

OKPolítica de privacidade